Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, dezembro 23, 2014

José Casado Mensageiro noturno

o Globo

Justiça federal considerou ameaça a testemunha como um dos motivos para manter encarcerados os dirigentes de empresas envolvidas em corrupção na Petrobras

Era noite quando um advogado de empreiteiras entrou no escritório paulistano da contadora Meire Poza, que trabalhou para Alberto Youssef, personagem central dos casos de corrupção na Petrobras. A conversa, gravada, faz parte do processo público. Alguns trechos:

— Dona Meire, eu quero que a senhora entenda que faz parte de um grupo fechado.

— Imagina... (Risos)

— Faz parte, faz parte, faz, faz, faz, sim.

— Nem do grupo da Igreja eu faço parte.

— Sabe, essas pessoas se ajudam, ? São poucas pessoas, privilegiadas, que se ajudam.

— É, mas eu não  nesse grupo. Eu posso garantir que eu não  nesse grupo.

— E nós nos ocupamos integralmente desse caso. Além do que a senhora faz parte de um dos principais... núcleos. Então, a gente não pode deixar que a senhora não aceite essa ajuda.

— Mas eu não vou aceitar, doutor (...)

— É uma ajuda. Eu quero que a senhora entenda isso. Não tem como ser recusado, sabe.

— Tem, doutor. Eu  recusando. Eu não quero ajuda (...)

— Agora, não dá pra sair assim, sabe? Ninguém quer ser prejudicado.

— Tô começando a não gostar dessa conversa (...)

— Dona Meire, o importante é não falar demais.

— Doutor, eu sou burra. Vocês me acham esperta, mas eu sou burra pra caramba. É a segunda vez que a gente fala, e eu tô com a sensação...  achando que vocês estão me ameaçando.

— A senhora pode, sem querer, ir contra grandes empresas, políticos, construtoras, as maiores do país, a senhora entendeu? (...)

— Doutor, eu entendi. Deixa eu falar uma coisa... Não põe a mão em mim, por favor, porque eu não gosto. Deixa eu falar uma coisa...

— Desculpa.

—  desculpado. Tem três coisas que me irritam profundamente e até agora você fez as três: você falou da minha filha...

— Não, não, você tá nervosa.

— Não, não  nervosa. Você falou da minha filha. Vocês estão me pressionando, ameaçando.

— Não, não existe pressão (...)

— Doutor, deixa eu te falar uma coisa? Nós não vamos conversar mais, eu não quero (...)

— Não, não, calma. Toma mais uma água.

— Não, não quero água. Olha, vamos parar por aqui. Eu não quero a ajuda de vocês. Eu já falei que eu não quero dinheiro, deixei isso claro. A única coisa que eu quero é esquecer tudo isso e tocar a minha vida (...)

— A gente precisa conversar.

— Não. Obrigada por ter vindo, doutor (...)

— Desculpa, não era essa a intenção.

— Não, não era... Antes que eu me esqueça, o senhor vai me fazer uma outra gentileza: o senhor provavelmente vai estar lá com os seus clientes, com a Camargo, com a UTC, Constran, com a OAS...

— Pois não, pois não, ok.

— Manda todo mundo ir tomar ***.

— Não, não faz isso...

Aconteceu há três meses, na quarta-feira 24 de setembro. A Justiça considerou a gravação uma prova de ameaça a testemunha, e um dos motivos para manter presos dirigentes de empreiteiras envolvidas em corrupção. Juízes dizem que o país mudou, mas algumas empresas e seus advogados ainda não perceberam.

José Casado é jornalista

Leia todas as colunas...

Arquivo do blog