Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, abril 16, 2014

A inflação, como é que fica? - CELSO MING - Estadão

A inflação, como é que fica? - economia - versaoimpressa - Estadão

O governo Dilma mostra certa perplexidade diante da escalada dos preços. Já entendeu que é alto o risco de que a inflação anual de 2014 salte para acima do teto da meta, de 6,5%, mas aparentemente não sabe como enfrentá-lo.

A Pesquisa Focus, realizada pelo Banco Central (BC), já aponta projeção de 6,47% no período, número que tende a crescer nas próximas semanas.

Embora o negue, o BC está sendo surpreendido. Em vez de comandar as expectativas, vem sendo rebocado por elas. Como não tem resposta, o governo Dilma prefere o discurso de que a inflação não é tão grave e que a dinâmica da economia corrigirá eventuais desvios produzidos pelos choques de oferta de alimentos. O BC conta com os efeitos positivos da valorização do real (queda do dólar), o que pode ajudar a reduzir os preços, e, ainda, até com o marasmo interno, que pode frear a demanda e os preços.

Após a última reunião do Copom, nos dias 1.º e 2 de abril, o BC vinha dando a entender que pararia de apertar a política monetária. Seu principal argumento é que a carga dos juros ainda não produziu todo o efeito esperado, daí por que seria preciso dar tempo ao tempo.

O problema é que a inflação nos próximos três ou quatro meses deve rodar acima do teto da meta e isso, por si só, tende a acionar os mecanismos de indexação (correções automáticas de preços), especialmente se o governo atender à pressão da indústria de veículos e baixar mais incentivos para destravar o consumo.

Boa parte dessa perplexidade tem origem na postura original do governo, de descrédito da política de metas de inflação, "que só favorece os banqueiros". Em 2011, a decisão da presidente Dilma foi derrubar os juros básicos (Selic) para os dois pontos porcentuais ao ano em termos reais (descontada a inflação), na certeza de que não ocorreria nada, como se o Brasil pudesse repetir os padrões dos países mais avançados, que fixaram os juros perto de zero sem que a inflação ameace avançar para além de 2% ao ano.

A estratégia da derrubada da Selic tinha por objetivo economizar recursos com o pagamento do serviço da dívida para serem direcionados para projetos sociais. Essa postura foi acompanhada da política de rédea mais solta nas despesas públicas e por permitir maior desvalorização do real (alta do dólar). O arranjo, que se denominou de Nova Matriz de Política Macroeconômica, produziu mais frustrações do que resultados.

Nesse ambiente de consumo alto e frouxidão de controles, a inflação disparou. A partir de abril de 2012, o BC retomou o aperto monetário, como único recurso à mão para conter a alta.

O governo sente que o sapato está apertando. De um lado, gostaria que o BC deixasse de puxar pelos juros, porque, além de cara, essa política não está mostrando serviço. De outro, entende que não é bom para a atual estratégia deixar o flanco tão exposto em pleno debate eleitoral, por mais que tente enfatizar outros pontos positivos da política econômica na percepção do eleitor, como o baixo nível do desemprego e a farta transferência de renda para os mais pobres.

Por ora, a atitude do governo é a do goleiro traído pela trajetória da bola, que só pode torcer para que o gol não ocorra.







Enviada do meu iPad

Arquivo do blog