Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, maio 17, 2012

A crise europeia está em plena forma - GILLES LAPOUGE


O Estado de S.Paulo - 17/05


O euro vai mal. Registrou uma queda em relação ao dólar, valendo agora US$ 1,2696. Desde as eleições gregas, no dia 6 de maio, a moeda única europeia perdeu quatro centavos. Não é uma queda catastrófica. Ela agrada os exportadores, prejudicados com o vigor do euro em relação ao dólar ou ao iene. Mas na realidade o recuo da moeda é sinal da péssima saúde da União Europeia e da zona do euro.

Os especialistas, claro, culpam a Grécia por essa debilidade do euro.

Esse país se dirige irremediavelmente para o abismo e atrai todos os seus parceiros europeus para baixo. De fato, é toda a Europa que se afunda no marasmo. Os últimos dados publicados pelo Eurostat são consternadores para a União Europeia e em especial para a zona do euro.

No primeiro trimestre de 2012, os 17 países que adotaram a moeda comum tiveram um crescimento nulo. Zero.

É verdade que o desempenho foi melhor do que no ano passado, quando o recuo foi de 0,3%. Mas todos os presságios eram de que o ano de 2012 seria o da retomada. A crise não seria mais do que uma triste lembrança. Mas não! A crise não é uma lembrança. Está em "plena forma".

E causa estragos.

Examinando mais de perto os dados, descobrimos uma outra razão de inquietação.

A zona do euro, essa entidade cujo objetivo é reunir as economias discrepantes do Velho Continente, está dividida em duas zonas: ao norte, os "virtuosos", com a Alemanha e a Finlândia, que prosseguem sua marcha para a frente. Ao sul, os "estropiados", Grécia, Itália, Portugal, Espanha, todos em recessão.

Entre essas duas zonas, e em igual distância uma da outra, a França, que registrou um crescimento nulo.

Esses resultados são angustiantes. Como relançar a máquina europeia se todos os indicadores estão no vermelho?

Mas há ainda pior: o instrumento que deveria permitir unificar pouco a pouco o nível de vida, as atividades, as trocas comerciais, das duas metades da Europa, a do norte e a do sul, mostrou-se incapaz de cumprir sua missão. Sem a moeda única, os países do sul capotam. E com a moeda única eles capotam da mesma maneira.

Outra constatação: a Grécia, que em parte está na origem do drama da zona do euro, é um país muito pequeno. Sua economia representa somente 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do conjunto da zona do euro.

Ora, os 98% foram incapazes de salvar os 2%. Ou seja, caso a Grécia seja obrigada a sair da zona do euro e retomar sua antiga moeda, o dracma, o resultado do combate que a zona do euro empreende há dois anos seria desastroso não só em termos de economia, mas em termos de imagem.

Se isso se produzir, o grande projeto da zona do euro sofrerá uma derrota psicológica. Que zona do euro é essa, que se apresenta como o futuro, que quer mostrar sua força, que incha o peito, mas se confessa impotente para socorrer um país cujo PIB é cinquenta vezes menor que o da própria zona do euro?

Será a pergunta levantada. É o que leva à reflexão dos especialistas que começam a imaginar a saída da Grécia, entre eles a própria Christine Lagarde, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Em compensação, no contato menos rude do que o previsto, entre a chanceler alemã, Angela Merkel, e o novo presidente da França, François Hollande, em nenhum momento foi considerado que a Grécia pode levantar as amarras e zarpar - ou, mais exatamente, naufragar. / TRADUÇÃO DE TEREZINHA MARTINO

Arquivo do blog