Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, abril 19, 2010

A recuperação da economia americana é real Luiz Carlos Mendonça de Barros

VALOR ECONÔMICO


O " Wall Street Journal " realizou uma pesquisa entre 56 analistas sobre o comportamento da economia americana nos próximos 12 meses. As perguntas cobriram dez dos mais importantes indicadores. O que mais chama a atenção nos resultados obtidos é a diferença de expectativas em relação a várias questões. Por exemplo, 23 dos pesquisados afirmam que a inflação vai aumentar de forma importante, enquanto a outra metade aposta que a inflação vai se reduzir. Para alguns a força mais importante por trás da dinâmica de preços no futuro será o excesso de dinheiro injetado pelo FED na economia durante a crise de 2008. Já outros afirmam que a capacidade ociosa criada pela crise não permitirá a volta da inflação até 2011.


Mas essa divergência de opinião reduz-se radicalmente quando se trata do item crescimento econômico. A média das previsões aponta para um aumento de 3% do PIB em 2010, sendo que 2/3 dos que responderam a essa questão dizem ser possível que esse número seja - no final - superior às suas próprias previsões. São muito poucos os que ainda falam de uma eventual volta a uma situação de recessão, o chamado cenário de double dip.


Esse é um quadro bastante diverso do que prevalecia no final de 2009. Os últimos meses têm mostrado de forma muito clara que o cenário de catástrofe previsto pelos profetas do Apocalipse no auge da crise é coisa do passado. Mas ainda permanecem muitas dúvidas sobre como será a volta do crescimento econômico na maior economia do mundo. Por exemplo, os efeitos futuros do enorme esforço fiscal realizado pelo governo para sustentar a demanda nos momentos de pânico do setor privado não estão ainda claros. Afinal, o peso da dívida pública acumulada nos últimos dois anos não pode ser negligenciado.


Gostaria na coluna de hoje de refletir um pouco sobre como entender o que vem ocorrendo na economia americana, separando os verdadeiros problemas econômicos que ainda existem das simples angústias que uma lenta recuperação vem gerando. Para tanto vou trazer mais uma vez a imagem que sempre uso quando reflito sobre a dinâmica de uma economia de mercado. Para mim existe, em economias como a dos Estados Unidos, um processo metabólico que precisa ser entendido. Existe um ordenamento natural na evolução da conjuntura que precisa ser respeitado. Ao longo do tempo se desenvolve uma relação causal entre as mudanças que se sucedem, umas reforçando a dinâmica das outras.


Dou um exemplo simples que está hoje por trás da recuperação americana. Quando o governo interferiu na formação da demanda, principalmente pela expansão vigorosa dos gastos públicos e pela política de juros próximos de zero, o corte da produção de bens e serviços de um setor privado em pânico ficou maior do que a queda da demanda por seus produtos. Nessa situação tivemos uma queda desproporcional dos estoques das empresas, principalmente no setor industrial. No momento seguinte - e que continua até agora - ocorreu uma retomada voluntária da produção com o objetivo de reequilibrar novamente esses estoques. Nesse processo - ainda de forma frágil e sem muita convicção por parte das empresas - aconteceu um aumento das horas trabalhadas, dos salários pagos aos trabalhadores e, de maneira ainda tímida, do emprego. Esse comportamento fica muito claro quando se olha para a evolução da capacidade ociosa das empresas nos últimos seis meses.


Mas esse movimento ainda é olhado com muito ceticismo por parte da maioria dos analistas pois, dizem eles, uma vez reconstituído um nível adequado de estoques as empresas vão voltar ao ritmo anterior de produção e de emprego. E aqui está talvez o segundo maior erro de análise dos pessimistas e que não acreditam na imagem do metabolismo da economia.


Esse processo de reestocagem acaba criando uma série de outros movimentos de expansão dentro da economia e que podem levar o processo de recuperação adiante, mesmo depois das empresas terem estabilizado os níveis de seus estoques. Durante sua ocorrência mais salários foram pagos, mais fornecedores receberam encomendas, mais impostos foram recolhidos ao governo, e assim por diante. Já é possível notar-se que essa sequência de eventos positivos está chegando a outros setores da economia, inclusive na arrecadação fiscal de estados em profunda crise fiscal como a Califórnia. Esse é o encadeamento - que funciona nos ciclos de expansão e de contração - que chamo de metabolismo das economias de mercado e que forma o pensamento central do grande Keynes. Dada a severidade da contração agora ocorrida esse metabolismo de expansão vai precisar por mais tempo ainda dos estímulos externos providos pelo governo e FED.


Acontece que nas ultimas décadas, com o domínio dos chamados economistas quantitativistas, essa forma de se pensar a economia caiu em desuso e foi jogada na caixa dos pensamentos exóticos. Agora, com seu pouco uso e conhecimento, essa postura analítica faz falta e uma perplexidade mórbida sobre a capacidade de uma economia de mercado como a americana se recuperar parece dominar a todos. Posso dizer ao leitor que me sinto muito confortável ao escrever sobre isso pois nunca deixei de olhar as economias de mercado sob esse prima. O crescimento econômico nos Estados Unidos vai continuar nos próximos meses e em 2011 e o cenário de catástrofe previsto por tantos passará a ser apenas um capítulo menor da história econômica. Teremos então que enfrentar a questão do reequilíbrio das finanças do governo - nos Estados Unidos e em outros países do mundo desenvolvido - mas em uma condição de crescimento estabilizado e de prazo longo. Mas então será bem mais fácil lidar com essas questões.


Quero encerrar este nosso encontro fazendo referência ao que me parece ter sido o maior erro de análise dos pregadores do caos que apareceram na mídia depois da quebra do banco Lehman Brothers. Ele tem duas componentes principais: a primeira foi a eficácia do receituário keynesiano para lidar com depressão econômica; a segunda foi prever que o pânico que tomou conta das empresas se estenderia também ao consumidor americano. Este se mostrou muito mais racional do que os mercados e as direções corporativas americanas.

Arquivo do blog