Entrevista:O Estado inteligente

sábado, março 27, 2010

Serra mostra fôlego Fernando de Barros e Silva

Folha de S. Paulo - 27/03/2010

O resultado da pesquisa Datafolha publicada hoje joga um balde água fria na euforia petista e obriga a um reexame das análises políticas mais recentes a respeito da sucessão presidencial. À luz do que vinham mostrando sondagens anteriores, havia se generalizado a expectativa de que Dilma Rousseff iria ultrapassar José Serra num futuro relativamente próximo -para alguns ainda este mês, ou, no máximo, no decorrer de semanas. Não parece ser mais o caso.
Houve, ao menos em parte, uma interrupção da trajetória que vinha sendo desenhada. A diferença entre Serra e Dilma não é de 14 pontos, como registrou o Datafolha de dezembro (37 a 23); não é mais de apenas 4 pontos, como era há um mês (32 a 28); a diferença agora está em 9 pontos (36 a 27) -exatamente a metade do caminho entre os 14 e os 4 das duas pesquisas anteriores.
Dilma ficou estacionada, mas não perdeu o que havia conquistado no final do mês passado, quando lançou sua candidatura e se beneficiou de um período de hiperexposição na mídia. Foi Serra quem voltou ao patamar de dezembro, acima dos 35%, onde costumava aparecer. O que explica a queda anterior e a recuperação do tucano? Talvez o desgaste provocado pelas chuvas, sobretudo em janeiro; talvez, em menor escala, o impacto inicial da rapinagem do aliado demista no Distrito Federal. São apenas conjecturas.
De certo há o seguinte: o tucano, que vinha sendo muito questionado, dentro e fora do partido, ganha um alento e dá uma demonstração de força política justamente no momento em que se prepara para lançar oficialmente a sua candidatura, no dia 10. Como exercício, basta imaginar qual seria o clima da festa tucana se Dilma estivesse à frente.
Fica, por ora, reforçada a sensação de que Serra, o candidato, é maior do que sua candidatura, acuada pela força do lulismo, pela relativa fragilidade da oposição. E que a candidata Dilma, pelo contrário, embora competitiva, ainda é menor do que a parafernália que até aqui insuflou seu nome.

Arquivo do blog