Entrevista:O Estado inteligente

sábado, dezembro 19, 2009

Radar Lauro Jardim



Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

Eike no reino dos bilhões

Michel Filho/Ag. O Globo

Rico ri à toa
Eike:
o patamar
dele é do bilhão de dólares


Eike Batista prepara para maio a abertura de capital de sua holding, a EBX. Aos investidores tem dito que pretende conseguir 10 bilhões de dólares com o lançamento das ações – o que significa dizer mais do que os 8,1 bilhões de dólares do IPO (oferta inicial de ações) recorde do Brasil, o do Santander, realizado em outubro. Portanto, a fortuna de Eike, hoje na casa dos 20 bilhões de dólares, segundo ele próprio, vai receber um forte empurrão – como se precisasse...

Eleições 2010

De volta?
Há duas semanas, Dilma Rousseff e Duda Mendonça tiveram um encontro reservado na casa da ministra, em Brasília.

Novela tucana
No entorno de José Serra, avalia-se que Aécio Neves não topa ser vice na corrida presidencial porque o mineiro exige algo que o governador paulista não pode dar: a garantia do fim da reeleição, o que possibilitaria a Aécio disputar a Presidência em 2014.

Cesar Greccoi/AE

Parceiro ideal
Marina: em busca de um vice que seja verde
e empresário

Vices verdes
Mais um empresário ligado ao meio ambiente tem conversado com o PV e caminha com chances de virar vice na chapa de Marina Silva: Israel Klabin, ex-prefeito do Rio de Janeiro e integrante do conselho de administração da Klabin Papel e Celulose. Ele e Guilherme Leal, um dos donos da Natura, são hoje os objetos de desejo dos verdes.

Economia

Gigante com madrinha
O anúncio da compra da Quattor pela Braskem (do grupo Odebrecht) pode acontecer a qualquer momento. Juntas, elas formarão a maior petroquímica privada do mundo. A transação tem a bênção do Palácio do Planalto – em especial de Dilma Rousseff, que se esforçou pessoalmente para o negócio sair. Ela teve, inclusive, uma conversa decisiva em seu gabinete com Frank Geyer, presidente do conselho de administração e um dos donos da Unipar, que detém o controle da Quattor.

Stress na lua de mel
Depois da festa e dos sorrisos no dia do anúncio da operação Pão de Açúcar/Casas Bahia, a realidade mudou: a relação entre Abílio Diniz e Michel Klein anda estressada.

Muita espuma 1
A Schincariol definiu seu plano de investimentos em 2010: 1 bilhão de reais, que serão usados na ampliação da capacidade de produção (a AmBev, embora seja quase seis vezes maior em termos de participação de mercado, vai investir 1,5 bilhão de reais). Hoje, as fábricas da Schincariol estão trabalhando sete dias por semana e em três turnos.

Muita espuma 2
O setor de cerveja fechará 2009 crescendo 5% nas vendas em relação a 2008. Um espetáculo num país cujo PIB ficará estagnado.

Esportes

Salto triplo
Marcelo Netto, ex-assessor de Antonio Palocci, será o chefe do escritório que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) abrirá em Brasília.

Uma vez Flamengo...
Patrícia Amorim elegeu-se presidente do Flamengo anunciando que reduzirá a dívida de mais de 300 milhões de reais do clube. Antes mesmo de assumir, terá de refazer as contas. Na terça-feira passada, o Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional manteve uma condenação do Banco Central que obrigará o Flamengo a pagar multa de 23,3 milhões de reais por irregularidades na negociação de passes de jogadores no exterior nos anos 90.

Televisão

Na frente e com folga
Muito barulho foi feito em 2009 na guerra por audiência na televisão brasileira, mas o ano termina como começou. Ou seja, com a Globo obtendo mais telespectadores do que todas as outras redes somadas. Aos números: segundo o Ibope, entre 7 da manhã e meia-noite, de janeiro a 14 de dezembro, a Globo alcançou 19,8 pontos de audiência média
(19,2 pontos em 2008), contra 16,6 pontos de Record, SBT, Band e RedeTV! juntas (em 2008, 17 pontos).

Livros

Andrew Medichini/AP

Amém ao Kindle
Coelho: negociação direta
e faturamento triplicado

100% eletrônico
Paulo Coelho é o primeiro autor brasileiro a ter toda a sua obra disponível em português no Kindle (Machado de Assis, por exemplo, tem apenas Dom Casmurro eMemórias Póstumas de Brás Cubas. São os únicos escritores brasileiros no Kindle). Mais da metade dos seus livros já está no e-reader da Amazon e o resto poderá ser acessado até o início da semana. Péssima notícia para as editoras: Coelho negociou diretamente com a Amazon e receberá 37,5% do preço final de venda, quase quatro vezes mais do que um autor costuma receber quando um livro é vendido numa livraria convencional.

Com Paulo Celso Pereira

Arquivo do blog