Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, dezembro 24, 2009

Boas Festas e um Feliz 2010



Esta edição especial de VEJA se desenvolve em torno de três grandes seções. A primeira parte da revista traz as notícias de última hora da semana, seguidas da grande Retrospectiva dos fatos mais marcantes de 2009. A segunda é uma reflexão sobre o significado da primeira década do século passado – 1900 a 1909 – e da primeira do nosso século – 2000 a 2009. Os eventos, descobertas e personalidades dos dez anos iniciais podem definir o caráter de todo um século? A reportagem de dezoito páginas mostra que a resposta a essa indagação é mais rica e surpreendente do que se imagina.

A terceira parte da revista trata do maior dilema do nosso tempo, que é a capacidade da espécie humana de construir uma civilização suportável pelos recursos finitos do mundo natural. Essa seção tem como título "2010, o ano zero da economia limpa" e lança um olhar otimista sobre o poder do engenho humano para tirar o planeta do encalacramento ecológico em que o metemos.

A Editora Abril, que publica VEJA, fez sua parte e imprime suas revistas em papel certificado – ou seja, a madeira usada na fabricação do papel provém de florestas plantadas apenas para esse fim. Para esta edição especial foram tomados dois cuidados adicionais. Na tinta utilizada na capa, um dos componentes petroquímicos foi substituído por substância vegetal à base de soja. Os exemplares de assinantes serão entregues embalados em sacos de plástico biodegradável cuja matéria-prima é o amido de milho. Um 2010, 2011, 2012... mais limpos para todos!

Arquivo do blog