Entrevista:O Estado inteligente

sábado, novembro 14, 2009

Radar Lauro Jardim

Radar


Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

FHC vai subir o morro

Valéria Gonçalves/AE
THC
Fernando Henrique: nas favelas, com traficantes


FHC está se preparando para subir uma favela carioca para conversar com traficantes, viciados e entrar em bocas de fumo. A cena insólita para um ex-presidente da República constará do documentário Rompendo o Silêncio, no qual FHC exporá sua cruzada pela descriminalização da maconha. A equipe de produção do cineasta Fernando Andrade já está negociando com as autoridades de segurança do Rio de Janeiro para que FHC vá à Rocinha ou ao Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, no dia 24. O documentário só será lançado depois das eleições. De certa forma, a disputa Lula-FHC se dará também nas telas. Lula é a estrela da biografia melodramática dirigida por Fábio Barreto; FHC quer ser uma espécie de Al Gore tropical.

Governo

Efeito Marina
Carlos Minc adora um holofote - e como -, mas terá de rebolar para aparecer como ministro do Meio Ambiente. A decisão de Lula e do comitê informal de campanha de Dilma Rousseff é que ela tome conta do setor, sobretudo diante das câmeras.

Chefe por oito meses
Miriam Belchior, subchefe da Casa Civil e secretária executiva do PAC, é a favorita para suceder Dilma Rousseff na Casa Civil, a partir de abril. Mas tem petista trabalhando por Gilberto Carvalho. Dificilmente, porém, Lula liberará o seu chefe de gabinete.

Copenhague

Serra e Arnold
Em Copenhague, José Serra vai falar das metas de redução de CO2 implantadas em São Paulo e deve participar de um evento promovido por Arnold Schwarzenegger.

Eleições 2010

Cesar Greco /Foto Arena /AE
Estilo
Marina: timidez com os doadores de campanha


Pedras no caminho
Tem gente graúda no PV inquieta com o jeito de Marina Silva levar sua campanha. Eles avaliam que Marina sumiu e que a candidatura não está avançando como deveria. Essa turma reclama também de que ela não dá a atenção devida aos empresários que podem ajudar financeiramente a campanha.

Se precisar, eu chamo
Em princípio, Antonio Palocci não será candidato ao governo de São Paulo. Mas Lula já lhe avisou que o quer como uma espécie de "reserva técnica".

Limpeza de imagem
A propósito, em algumas conversas privadas Antonio Palocci tem dito que sua eventual candidatura ao governo de São Paulo servirá mais para reposicioná-lo e limpar sua imagem depois do escândalo Francenildo. Não teria, portanto, esperanças reais de vitória.

Brasil

A filha do churrasqueiro
Desde o início de outubro, Natália Lorenzetti arrumou uma boquinha na Apex-Brasil, a agência de promoção à exportação ligada ao Ministério do Desenvolvimento. A moça é filha de Jorge Lorenzetti, o "aloprado" articulador de dossiês e churrasqueiro de Lula nas horas vagas. Natália, que já ocupou um cargo no gabinete da líder do governo Ideli Salvatti, assumiu a função de assessora da presidência da agência.

Economia

Fumaça lucrativa
Não é todo o setor de exportação que vai mal em tempos de real valorizado. Os exportadores de tabaco, por exemplo, estão rindo à toa: de janeiro a outubro, as vendas de folhas de fumo produzidas na Região Sul foram de 2,7 bilhões de dólares. É o item que mais cresceu entre todos os produtos básicos exportados pelo Brasil. Uma alta de 15,6% em comparação com o mesmo período de 2008.

Liderança folgada
A exportação de carne bovina também não tem do que reclamar. Em outubro, o Brasil exportou 35% a mais do que a Austrália, com quem disputa cabeça a cabeça a liderança mundial do setor: 107 000 toneladas contra 79 000 toneladas.

Não dá para comemorar
De modo geral, no entanto, a situação é ruim, seja por causa da crise mundial, seja pelo real em alta. A queda das exportações de produtos básicos em 2009 foi até agora de 15% em relação ao ano passado.

Consumo

De bolso cheio
Uma pesquisa recém-concluída pela LatinPanel sobre hábitos de consumo na América Latina dá uma pista sobre o bolso do brasileiro. De acordo com o levantamento, aumentou a fatia de lares que pouparam algum dinheiro neste ano. Cerca de 56% dos entrevistados disseram que guardaram parte de seus ganhos - um índice 27 pontos porcentuais mais alto que o do turbulento ano de 2008. Em resumo, o bolso está mais cheio.

Religião

Claudio Rossi
A jato
Soares: mais um missionário do time dos com-avião


Perto do céu
O pastor R.R. Soares, fundador e chefe da Igreja Internacional da Graça de Deus, além de apresentador do Show da Fé, da Band, pode agora ficar mais tempo perto dos céus. Acaba de comprar um King Air 350, um turboélice com capacidade para transportar oito passageiros e com banheiro a bordo. Pagou 5 milhões de dólares pelo brinquedo.

Cinema

Dê "Lula" de presente de Natal
As grandes empresas brasileiras começaram a receber na semana passada da produtora deLula, o Filho do Brasil uma proposta para "um belo presente de fim de ano" para ser dado aos funcionários e clientes: a compra de "um mínimo de 100 ingressos" para o filme por um "preço promocional de 5 reais". "Não há limite máximo para a aquisição", informa o documento enviado às empresas. Como no consagrado bordão de Lula, nunca antes na história do Brasil se viu uma promoção de filme tão avassaladora...

Arquivo do blog