Entrevista:O Estado inteligente

sábado, outubro 31, 2009

Veja Carta ao leitor


Uma chance para Chávez

Fernando Cavalcanti
A cubanização está destruindo a economia da Venezuela, relata o repórter Duda Teixeira, de VEJA


Por 12 votos a 5, a Comissão de Relações Exteriores do Senado brasileiro aprovou a entrada da Venezuela no Mercosul. A decisão precisa ainda ser ratificada pelo plenário da Casa, mas é quase certo que os senadores vão acompanhar o voto da comissão. Com o apoio da Argentina e do Uruguai assegurado, a Venezuela esperará apenas o sim do Paraguai para obter a unanimidade necessária a seu ingresso no bloco comercial regional. A comissão ignorou o alerta feito pelo relator Tasso Jereissati: "Na Venezuela, jornalistas estão na prisão, os servidores públicos são obrigados a se filiar ao partido oficial, há presos políticos. Estamos abrindo um precedente perigosíssimo. Além disso, em todas as disputas políticas, a Venezuela atuou contra o Brasil". Os colegas de Jereissati preferiram ater-se às vantagens econômicas. O comércio entre os dois países chegou a 5,7 bilhões de dólares no ano passado, com superávit de 4,6 bilhões em favor do Brasil. Pode aumentar ainda mais com a entrada da Venezuela no Mercosul.

O jornalista Duda Teixeira, de VEJA, foi à Venezuela ver de perto como funciona a economia de estado do novo sócio. Seu relato, que começa na página 74, pode ser resumido em um único e estarrecedor conjunto de dados. Desde que, há cinco anos, começou a cubanização da economia, a produção nas empresas venezuelanas estatizadas caiu 40%, enquanto o número de funcionários subiu entre 40% e 150%. Chávez não pode ser acusado de ter enganado o público. Em 2004, ele disse: "Produtividade e rentabilidade são conceitos do malvado capitalismo e do neoliberalismo".

Se forem essas as contribuições práticas e teóricas da Venezuela, o mais acertado mesmo seria dar ao regime de Chávez um sonoro não. Ocorre que Chávez não é a Venezuela. Como não há mal que dure para sempre, um dia o país vizinho vai retomar o caminho do progresso social e material. Desde que não se permita que aconteça o impensável – deixar o ditador venezuelano bolivarizar o Mercosul –, pertencer ao clube pode apressar a chegada desse dia. As regras democráticas do bloco criam um óbvio constrangimento para Chávez. Nesse cenário otimista, o ditador descobrirá que melhor seria nunca ter entrado para um clube que o aceitasse como sócio.

Arquivo do blog