Entrevista:O Estado inteligente

sábado, outubro 31, 2009

Radar Lauro Jardim

Panorama


ljardim@abril.com.br

Sair antes por quê?

Armando Favaro/AE
Na cola de Lula
Viana: campanha estando dentro do governo é melhor

Jorge Viana, ex-governador do Acre, circulou por Brasília na semana passada defendendo em reuniões privadas uma tese oposta à de Ricardo Berzoini, presidente do PT, sobre o momento certo para Dilma Rousseff largar a Casa Civil. Berzoini acha que deve ser em fevereiro. Viana quer que Dilma fique até o último dia para a desincompatibilização, 3 de abril. Assim, ela poderia chegar perto de concluir 50% das obras do PAC (será mesmo?), uma marca importante no discurso de campanha, e continuaria acompanhando Lula país afora, algo que não seria permitido se deixasse a Casa Civil.

André Dusek/AE
Abrindo a mão
Cartaxo: Guido Mantega quis segurar; vazou e Lula mandou soltar


Receita

Alívio de fim de ano
Em 16 de novembro e 15 de dezembro, sairão dois megalotes de restituição do imposto de renda. Cada um em torno de 2 bilhões de reais. Para fazer caixa, o Ministério da Fazenda quis reter as restituições. Só que a (má) intenção vazou e não teve jeito: Lula mandou pagar. Otacílio Cartaxo, chefe da Receita Federal, vai liberar ao contribuinte o que lhe é devido.

Eleições 2010

Apelo rechaçado
Na longa conversa telefônica que tiveram na madrugada de quinta-feira, José Serra e Aécio Neves trataram do embaraçoso tema Vice-Presidência. Serra disse a Aécio que juntos eles eram "imbatíveis" – com Aécio de vice, claro. Ouviu de volta: "Se eu não for candidato a presidente, vou para o Senado. Se o candidato for você, fico em Minas. Lá, ajudo muito mais o PSDB, elegendo o governador e fazendo campanha para você".

Minas cansada da vice
A propósito, Aécio Neves vem subindo o tom quando nega a possibilidade de vir a ser candidato a vice-presidente. Na sexta-feira, ele disse a um interlocutor próximo: "Itamar Franco, José Alencar... Minas está cansada de ser vice".

Evangélicos divididos
As principais denominações evangélicas, que hoje representam 15% da população, já estão discutindo 2010 – .e, como não poderia deixar de acontecer, a divisão já está adiantada. A Renascer em Cristo, aquela cujos chefes Estevam e Sonia Hernandes foram presos nos EUA com dólar escondido até numa Bíblia, está praticamente fechada com José Serra. A Igreja Universal, acusada de remessa ilegal de dinheiro para o exterior, vai de Dilma Rousseff no ano que vem.

Governo

Lina, Dilma e... Pertence
Pode caber ao ex-ministro Sepúlveda Pertence esclarecer a polêmica entre a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira e Dilma Rousseff. Lina decidiu que, se lhe for requisitado, entregará sua agenda, em que consta a anotação do encontro, que segundo ela ocorreu no dia 9 de outubro, à Comissão de Ética Pública, presidida por Pertence.

Na sala do presidente ninguém mexe
Com a exceção de apenas uma sala, será trocado todo o mobiliário do Palácio do Planalto, que está fechado desde março para as obras de restauração orçadas em 103 milhões de reais. Tudo novo em folha, exceto o gabinete presidencial. Lá nada será mexido. Os móveis históricos ficam onde estão.

Brasil

Vai decolar
Mulher de José Dirceu, Evanise Santos, que largou a Casa Civil em março para embrenhar-se na vida privada como cerimonialista, fez semanas atrás o seu primeiro grande evento. Foi a responsável pela festa de lançamento do jornal Brasil Econômico, orçada em 400 000 reais. "Foi o meu primeiro cliente de peso", diz Evanise.

Os fujões do mensalão
A juíza Pollyanna Alves, da 12ª Vara Federal de Brasília, só vai aguardar até quarta-feira o contato das autoridades citadas como testemunhas pelos réus do mensalão. Até quinta-feira passada, dez dos 65 arrolados não haviam dado nenhum sinal de vida – ou seja, não ligaram para marcar dia nem hora de seu depoimento, o que é um direito de todas as autoridades. Como, no entanto, todos já foram oficiados três vezes, Pollyanna Alves decidiu não mais esperar. As testemunhas que não marcarem o depoimento até quarta-feira terão de comparecer em juízo no dia e hora determinados por ela. Pollyanna está fazendo uso de uma novidade: há duas semanas, o STF determinou que a prerrogativa de a autoridade marcar dia e hora para depor perde a validade se a testemunha demorar mais de um mês. Autoridades ou não, terão de falar. Melhor assim.

Economia

Os chineses estão chegando
Passada uma primeira fase de conversas, sobraram três estados candidatos a receber a primeira fábrica da montadora chinesa Chery no Brasil: Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. Em novembro, a turma da Chery desembarca no Brasil para mais uma rodada de negociações.

1 620 candidatos por vaga
É dura a vida do jovem que quer entrar no mercado de trabalho. A Unilever abriu seu programa anual de trainees e viu que 48 600 candidatos haviam se inscrito – recorde absoluto em 45 anos. Vão disputar trinta vagas.

Internacional

O visitante problema
A visita ao Brasil do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, no fim de novembro, está fervilhando nos bastidores. O governo teme que uma articulação de ONGs de mulheres e gays resulte em manifestações que tumultuem a viagem daquele que acha que o Holocausto não existiu.

Televisão

TV traço
Em dezembro, faz dois anos que estreou a televisão pública de Lula, a TV Brasil. É um bom momento para falar de números. Em setembro, no Rio de Janeiro, segundo o Ibope, a média de audiência da TV Brasil foi de 0,4 ponto porcentual entre 7 da manhã e meia-noite. Achou pouco? Em Brasília, foi de 0,3 ponto porcentual.

Carol Carquejeiro
Regresso
Daniel Filho, 72 anos: da tela grande para a pequena

Daniel de volta à Globo
Depois de anos dedicando-se exclusivamente e com sucesso ao cinema, Daniel Filho prepara-se para voltar à televisão – mais especificamente à Globo, de onde saiu meio brigado no início da década, depois de 35 anos atuando como diretor artístico, de novelas e de programas. Daniel está desenvolvendo para a emissora vários projetos de dramaturgia, séries e shows que irão ao ar em 2010.

Colaborou Alexandre Oltramari

Arquivo do blog