Entrevista:O Estado inteligente

sábado, julho 25, 2009

Radar

da veja



Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

Inquérito e jatinho novos

Flavia Vitoria/AE
Nuvens no céu Grendene e Tania: volta ao Brasil, no novo jato da família

Três semanas antes de a loja de sua mulher, Tania Bulhões, virar alvo de uma operação da Polícia Federal e da Receita, sob a acusação de sonegação, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, o empresário Pedro Grendene só tinha motivos para sorrir. Chegara a São Paulo o seu novo jatinho, um Citation Sovereign de 17 milhões de dólares, estalando de novo. Com capacidade para doze passageiros e 5,6 toneladas de carga, foi com ele que Grendene e Tania viajaram para a França, de onde retornaram na quinta-feira passada.


 Senado

Sarney na prancha
Na sexta-feira, Lula admitiu que está na hora de iniciar o desembarque da crise chamada José Sarney. O presidente acha que já deu corda até onde foi possível. Agora, vai soltar.

Tempo de resistência
Desde a primeira denúncia até ser obrigado a renunciar, em outubro de 2001, Jader Barbalho aguentou-se por seis meses na presidência do Senado. Renan Calheiros suportou os mesmos seis meses até cair fora, em dezembro de 2007. José Sarney está desde fevereiro na berlinda. Cinco meses. Falta pouco, então?

 

 Governo

Na reta final
Sem alarde, uma missão de quinze brasileiros está desde a semana passada em Paris cuidando de compras bilionárias do governo - ou, mais especificamente, do Ministério da Defesa, comandado por Nelson Jobim. Eles negociam com a França as bases financeiras dos contratos de compra de quatro submarinos (e mais um casco), no valor de 6,7 bilhões de euros (18 bilhões de reais), e de 51 helicópteros, no valor de 1,4 bilhão de euros (3,7 bilhões de reais).

Marcos d´Paula/AE
Sob as águas Jobim: compra polêmica de submarinos


Negócios submarinos

A transação dos submarinos é uma daquelas destinadas a causar muita polêmica: uma empresa alemã ofereceu um negócio semelhante por 670 milhões de euros (1,8 bilhão de reais), 10% do preço dos franceses.

Lula quer
Lula está empenhado em que os dois negócios sejam fechados o mais rápido possível. Tem dito aos mais próximos que modernizar as Forças Armadas é fundamental para que o Brasil consiga um assento no Conselho de Segurança da ONU.

 

 Eleições 2010

Ciro Gomes está excitado
De um petista graúdo, impressionado com a excitação de Ciro Gomes pela possibilidade de candidatar-se ao governo de São Paulo: "A disputa pela Presidência não lhe dava mais adrenalina; a de São Paulo, sim. A hipótese de concorrer no estado que é centro do coração tucano, batendo neles a valer, o excita".

Caindo na rede 1
Se a lei eleitoral deixar, a campanha do ano que vem terá a internet como um dos campos de batalha favoritos dos candidatos - o equivalente às praças públicas do passado. Mas, pelo menos entre os deputados federais, a presença na rede ainda é menor do que se poderia supor. Dos 513 deputados, apenas 319 (62%) possuem sites ou blogs oficiais. Eles, aliás, dão mais atenção ao Orkut: o número de deputados com comunidades virtuais no Orkut chega a 369 (72%). A febre do momento, o Twitter, por enquanto seduziu apenas 47 deputados (9% do total).

Caindo na rede 2
Entre os grandes partidos, o PT e o PSDB são os mais plugados: 83% da bancada petista tem site ou blog e 95% dos deputados tucanos estão no Orkut.

 

 Brasil

Cadê ele?
Não que esteja fazendo falta. Mas a verdade é que João Pedro Stedile sumiu de cena há meses.

 

 Economia

Te cuida, Abilio Diniz
Sabe qual é a maior operadora de supermercados de Angola? A Odebrecht. A história é curiosa. A empreiteira venceu uma concorrência para construir uma rede estatal de supermercados - a Nosso Super - com 32 lojas. Só que o governo angolano não tinha gente para colocá-la em funcionamento. Resultado: caiu no colo da Odebrecht gerir a rede. Angola promete privatizar a Nosso Super no fim do ano que vem. Mas vai que a empreiteira brasileira se anima com o novo negócio...

 

 Petróleo

Cabral reclama
Sérgio Cabral marcou uma conversa com Lula para tratar do assunto que mais o inquieta no momento: a possibilidade de o Rio de Janeiro perder receitas com a nova lei do pré-sal.

"Ele não entendeu nada"
A propósito, Edison Lobão acha que Sérgio Cabral não entendeu a nova lei do pré-sal, que o governo está propondo: "O Rio não perderá nada do que já tem. As mudanças na legislação valem para o que for descoberto no pré-sal".

 

 Televisão

"Quem quer dinheiro?"
A expressão acima pode ser motivo de uma nova disputa entre o SBT e a Record, que nas últimas semanas brigam feito cão e gato para contratar astros um do outro. "Quem quer dinheiro?" é uma marca registrada de Silvio Santos no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e sempre foi usada por ele no quadro Topa Tudo por Dinheiro. Pois bem, a Record Internacional lançou há pouco um programa diário (que vai ao ar na Espanha, em Portugal e no Reino Unido) tendo como título justamente o bordão de SS.

 

 Livros

Fotos Michael Benabib e divulgação
Inusuais Dubner e Levitt: abordagens originais da economia em livro que sai no fim do ano


Economia, prostituição e terrorismo

O martelo acaba de ser batido num dos leilões mais disputados dos últimos tempos do mercado editorial. A Campus-Elsevier botou na mesa 200 000 dólares para publicar no fim do ano o novo livro de Steven Levitt e Stephen Dubner, SuperFreakonomics, que terá lançamento simultâneo no Brasil e nos EUA. Na linha do livro que lança ram em 2005, que vendeu quase 200 000 exemplares no Brasil, os autores vão explicar desde a variação do preço cobrado por prostitutas até as razões econômicas do terrorismo.

Arquivo do blog