Entrevista:O Estado inteligente

sábado, junho 27, 2009

VEJA Recomenda



TELEVISÃO

Divulgação
Expedição África: um reality show que combina história e aventura

EXPEDIÇÃO ÁFRICA (Estreia nesta quinta-feira, às 22h, no The History Channel)

• Em 1871, o repórter britânico Henry M. Stanley pôs fim a um mistério que intrigava o mundo: o paradeiro do explorador e missionário escocês David Livingstone. Espécie de Indiana Jones de seu tempo, Livingstone havia desaparecido numa expedição à África. Stanley foi incumbido por um jornal de encontrá-lo. A frase que disse ao topar com ele, no coração do continente, é clássica: "Doutor Livingstone, eu presumo". Produzido por Mark Burnett, o homem por trás de reality shows como SurvivorExpedição África oferece uma curiosa combinação de história e aventura. Quatro exploradores têm como desafio refazer a trilha de Stanley dispondo de recursos parcos: uma bússola e mapas básicos. Ao cruzarem savanas, pântanos e desertos, eles enfrentam perigos como cobras e doenças.

 

LIVROS

DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA(Objetiva/Instituto Antônio Houaiss; 2 048 páginas; 250 reais)

• Idealizado pelo filólogo Antônio Houaiss (1915-1999) e publicado em 2001, o Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa estabeleceu um novo padrão para a lexicografia. Traz mais de 3.000 páginas e 228.500 verbetes. Mas é um livro caro – chega a 500 reais em algumas livrarias. Este novoHouaiss representa uma alternativa econômica. Tem menos verbetes – 146.000 – e não é tão detalhista nas informações etimológicas. Mesmo assim, é o primeiro dicionário de grande porte a incorporar as modificações do acordo ortográfico – o trabalho de adaptação às novas regras, aliás, custou mais de um ano de trabalho à equipe do Instituto Houaiss, capitaneada pelo lexicógrafo Mauro Villar. O livro vem acompanhado de um CD-ROM, que, além do dicionário completo, traz conjugações de verbos.


DELACROIX ESCAPA DAS CHAMAS,
 de Edson Aran (Record; 176 páginas; 29 reais)

• Na São Paulo de 2068, é impossível andar nas ruas, tomadas de traficantes e fanáticos do "marxismo teocrático". A classe média e os ricos moram em shopping centers conhecidos como "cidades-cubo". Numa dessas ilhas, atua o crítico de arte Wagner Krupa, que terá a sorte de achar um original de Eugène Delacroix – o quadro parece ter sobrevivido à queima do acervo do Museu do Louvre promovida pelos fundamentalistas islâmicos que governam a França. Conduzida em capítulos curtos, com frases ágeis, essa distopia futurista é fruto da imaginação do escritor e jornalista Edson Aran, diretor de redação de Playboy (da Editora Abril, que também publica VEJA). Iconoclasta, o romance investe contra as instituições artísticas, políticas, religiosas. E faz o leitor rir. Leia trecho.

 

CINEMA

Divulgação
Inimigo Público Nº 1: a biografia explosiva
de um criminoso francês

INIMIGO PÚBLICO Nº 1 – INSTINTO DE MORTE (L'Instinct de Mort,França, 2008. Estreia nesta sexta-feira no país)

• Nos anos 60 e 70, Jacques Mesrine cometeu alguns dos mais bombásticos atos criminosos da história da França, o que lhe rendeu a alcunha de "inimigo público nº 1". Este filme é uma biografia e uma metáfora: Mesrine fora soldado na Argélia no fim dos anos 50, quando os franceses já estavam perdendo o controle sobre sua então colônia, e lá aprendeu que nenhum abuso de poder ou de violência é demais quando se quer atingir um fim. De volta ao seu país natal, já então ele próprio em convulsão, deu as costas à sua família respeitável e foi pôr em prática a lição. Dirigido com energia explosiva por Jean-François Richet, o filme tem o intérprete ideal no sempre intenso Vincent Cassel. Uma segunda parte da história deve ser lançada até o fim do ano.

 

Divulgação
A Era do Gelo 3: ação e muito humor

A ERA DO GELO 3 (Ice Age: Dawn of the Dinosaurs, Estados Unidos, 2009. Desde sexta-feira em cartaz no país)

• Os mamutes Manny e Ellie esperam seu primeiro bebê, o tigre Diego anda de novo meio deprimido e a preguiça Sid continua a criar confusão – agora, recolhendo três ovos que encontrou em uma cratera. Três dinossaurinhos (bem, nem tão "inhos" assim) saem da casca e acham que Sid é sua mãe – e a genitora verdadeira, de dentes enormes e afiados, vai querer tirar essa história a limpo. O terceiro episódio da série animada traz a marca de seu diretor, o brasileiro Carlos Saldanha: ação virtuosística casada a muito humor. O roteiro é menos envolvente do que se gostaria, mas, sempre que ele fraqueja, entra em cena aquele seu reforço infalível: o neurótico esquilo pré-histórico Scrat, agora às voltas com uma esquila ardilosa.

 

 

Cinemateca VEJA

Diz o senso comum (o dos produtores de cinema, ao menos) que filmes de ação não precisam ser inteligentes. Mas O Fugitivo, que a Cinemateca VEJA lança neste sábado em São Paulo e no Rio de Janeiro, mostra que a inteligência só faz bem a eles. Esta aventura contrapõe um médico falsamente acusado de assassinar sua mulher e um policial obstinado. O médico (Harrison Ford) pretende fugir até provar sua inocência e encontrar os verdadeiros culpados; e o policial (uma atuação brilhante de Tommy Lee Jones) pretende persegui-lo sem trégua, apesar de suspeitar de sua inocência: a lei é a lei, pensa ele, disparando assim, apenas com sua convicção, uma das mais prolongadas e emocionantes caçadas do cinema.

Nos demais estados, nesta semana: o humor escrachado, mas romântico, de Quem Vai Ficar com Mary?.

 

Como comprar a Cinemateca VEJA

Em bancas, livrarias e redes de supermercados, a 13,90 reais o 
exemplar avulso. Para assinar, ligue 3347-2180 (Grande São Paulo)
ou 0800-775-3180 (outras localidades), de segunda a sexta-feira, 
das 8 às 22 horas. Pela internet, acesse www.assineabril.com

 

 

 

Arquivo do blog