Entrevista:O Estado inteligente

sábado, junho 27, 2009

O governo não sabe... (Giulio Sanmartini)

BLOG PROSA & POLITICA

"A economia brasileira poderia estar melhor se não fosse pela crise mundial, mas acho que o Brasil vai dar lições a muitas pessoas de como se enfrentar uma crise econômica", disse Lula em seu programa semanal de rádio.

Mas não previu ou não quis dizer, que a queda na arrecadação e o aumento das despesas provocaram uma piora nas contas do governo federal em maio. As despesas da União superaram as suas receitas no mês passado, o que causou um déficit primário de R$ 120,2 milhões.

Trata-se do quarto resultado negativo registrado desde o início da crise. É também o primeiro déficit para meses de maio desde 1999.

O resultado primário é a economia que o governo faz para pagar os juros da dívida pública. No mês passado, não houve economia, pelo contrário.

Como escreveu Miriam Leitão: "O governo Lula não sabe enfrentar crise. Duvida, hesita, toma a trilha errada e só após as reações da opinião pública é que vai, em doses homeopáticas, tomando o remédio certo. Isso amplifica a crise. Nos últimos dias, o governo e o PT cometeram uma sucessão de erros. O governo que agora diz que vai apurar tudo é o mesmo que tentou abafar a CPI. O presidente que ameaça cortar na própria carne é o mesmo que defendeu a esdrúxula tese de que "parceiro é solidário com parceiro".

Arquivo do blog