Entrevista:O Estado inteligente

sábado, abril 25, 2009

VEJA Recomenda



DVD

Divulgação
Choke – No Sufoco: o retrato tragicômico de um homem incompleto

CHOKE – NO SUFOCO (Choke, Estados Unidos, 2008. Fox)

• Victor Mancini (o talentoso Sam Rock-well) trabalha fantasiado na réplica de um vilarejo americano do século XVII, sofre de grave vício em sexo, ao qual se dedica até mesmo durante as reuniões de seu grupo de ajuda, e – eis a provável razão de seu distúrbio – tem uma mãe (Anjelica Huston) inconstante e de personalidade esmagadora, de cuja sombra é impossível sair. Victor a visita todos os dias no asilo em que ela está internada por causa da doença de Alzheimer, e ela nunca o reconhece. Sem saber se prefere que ela melhore ou que se vá de vez, Victor sucumbe às estranhas atenções de uma médica (a também ótima Kelly Macdonald). Adaptado do romance homônimo do escritor Chuck Palahniuk, de Clube da Luta, o filme é um retrato tragicômico de um homem desesperadamente incompleto e aturdido com os mistérios de sua vida.

LIVROS


Terapia, Cachorros e Gatos:
o melhor dos cartuns da New Yorker

TERAPIA, CACHORROS E GATOS, organização e tradução de Sérgio Augusto (Desiderata; 96 páginas; 49,90 reais)

• Um dos pontos altos de cada edição da New Yorker, revista fundada em 1925 e conhecida por reunir a elite do pensamento americano, são seus sensacionais cartuns. Nesta série de três volumes organizada pelo colunista de O Estado de S. Paulo Sérgio Augusto, os principais trabalhos dos maiores cartunistas que já passaram pela revista, de Saul Steinberg a Peter Arno, vêm divididos por temas – cachorros, gatos e terapia. Neste último, é abordado o consultório típico em que o analista, de barbicha e óculos, ouve a infinidade de tipos humanos que passam por seu divã. Em julho, outros três volumes serão lançados, enfocando médicos, advogados e dinheiro.


O OUTRO,
de Bernhard Schlink (tradução de Kristina Michahelles; Record; 95 páginas; 19 reais)

• O alemão Bernhard Schlink, autor do bem-sucedido O Leitor, conta em seu novo romance a história do funcionário público Bengt, que, após a morte da mulher, recebe uma carta endereçada a ela, em que um sujeito chamado Rolf se declara e relembra os momentos íntimos que teve com a falecida. O marido, então, prossegue a correspondência, usando o nome da mulher – até tomar a decisão de ir ao encontro do desconhecido Rolf. A exemplo de O Leitor, que no ano passado ganhou uma versão cinematográfica estrelada por Ralph Fiennes e Kate Winslet, premiada com o Oscar de melhor atriz, O Outro também rendeu um filme – O Amante, com Antonio Banderas, Liam Neeson e Laura Linney, que em breve sairá em DVD no país. Leia trecho.

DISCOS

Divulgação


O violinista Znaider:
sonatas de Brahms
são um desafio

BRAHMS: COMPLETE WORKS FOR VIOLIN AND PIANO, Nikolaj Znaider e Yefim Bronfman (Sony)

• Compostas por Brahms entre 1878 e 1886, as três Sonatas para Violino e Piano são um desafio na carreira de todo violinista. Primeiro, porque sua execução não apenas exige disciplina (a primeira sonata é construída em cima de uma única ideia musical, três notas ouvidas no início da obra) como requer sensibilidade – em especial na última, de tons melancólicos, dedicada ao maestro Hans von Bülow, primeiro diretor artístico da Filarmônica de Berlim. Segundo, porque toda gravação acaba sendo comparada àquela, suprema, realizada pelo violinista Ithzak Perlman e pelo pianista Vladimir Ashkenazy. Mas Znaider e Bronfman resistem à comparação. O violinista Znaider responde pelos melhores momentos do CD, como o adágio da Terceira Sonata, e chega a um perfeito entrosamento com Bronfman no terceiro movimento da mesma obra.


NO CHÃO SEM O CHÃO,
Romulo Fróes (YB)

• O compositor e cantor Romulo Fróes faz sambas, mas suas criações passam longe do ranço tradicionalista da Lapa, no Rio de Janeiro, ou da Vila Madalena, em São Paulo: quase sempre, ganham elementos de rock, como uma bateria forte e guitarras distorcidas. No Chão sem o Chão é um disco duplo, vendido a preço de álbum simples. Isso porque Fróes interrompeu as gravações do que seria seu terceiro CD. Quando voltou ao estúdio, reaproveitou aquela sessão (que, afinal, havia sido muito boa) e a completou com dezessete novas canções. Fróes é um artista inteligente, de sonoridade particular, que nem mesmo seus poucos recursos vocais prejudicam. As faixas variam entre marchinhas (O que Todo Mundo Quer/Ninguém Liga), baladas (Fui Eu), rocks (Destroços) e faixas experimentais (Sei Lá).

Cinemateca VEJA

• Em São Paulo e no Rio de Janeiro, nesta semana: Sharon Stone mostra seu poder de seduzir – e, talvez, também de matar – em Instinto Selvagem (leia a crítica).
• Nos demais estados, nesta semana: o humor que desconhece tabus do grupo inglês Monty Python em O Sentido da Vida (leia a crítica).

Como comprar a Cinemateca VEJA

Em bancas, livrarias e redes de supermercados, a 13,90 reais o exemplar avulso. Para assinar, ligue 3347-2180 (Grande São Paulo) ou 0800-775-3180 (outras localidades), de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas. Pela internet, acesse www.assineabril.com

Arquivo do blog