Entrevista:O Estado inteligente

domingo, abril 26, 2009

O Copom afia a tesoura Celso Ming

O ESTADO DE S. PAULO

Se na sua reunião de quarta-feira o Copom confirmar novo corte de 1 ponto porcentual ao ano, como aparentemente espera a maioria dos analistas, os juros básicos (Selic) cairão a 10,25% ao ano, nível mais baixo desde a instituição do regime de metas de inflação, em 1999.

Terá sido um corte total de 2,5 pontos porcentuais desde janeiro deste ano, quando se iniciou o atual ciclo de afrouxamento monetário. Como a inflação deste ano aponta para alguma coisa entre 4,0% e 4,5%, conclui-se que os juros reais vão agora para a casa dos 6% ao ano.

O Brasil continua entre os países que praticam os juros mais altos do mundo. Mas, apesar das renitentes reclamações de excesso de conservadorismo do Banco Central (BC), não dá para dizer que os cortes foram irrelevantes. Juros altos não impediram o forte crescimento da atividade econômica em 2008 e não são a causa da desaceleração deste ano.

Anteontem, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, reconhecia que o Copom vai praticando uma política monetária anticíclica. Essa não deixa de ser uma afirmação que tem seu lado surpreendente, uma vez que o entendimento normal dessa expressão é de que se trata de usar instrumentos de política econômica para compensar um desequilíbrio na atividade produtiva, e não propriamente para compensar desequilíbrios no comportamento dos preços. Assim, se o momento tende à retração da atividade econômica, acionam-se políticas destinadas a reativá-la. Também é política anticíclica frear a produção quando ela está forte demais.

É uma afirmação surpreendente na medida em que o mandato do Banco Central se limita a usar a política monetária (política de juros) para empurrar a inflação para dentro da meta: aumentar os juros quando a inflação tende a subir; e reduzir os juros quando tende a resvalar para um ponto muito abaixo do centro da meta que, neste ano, é de 4,5%.

Boa pergunta consiste em saber por que o Copom não repetirá quarta-feira a dose mais acentuada de corte dos juros, de 1,5 ponto porcentual, decidida no dia 11 de março. Razões para isso parecem fortes: a inflação anual está mais fraca e a queda das exportações e o crescimento moderado do consumo contribuem para isso; a indústria opera com crescente capacidade ociosa e o desemprego, como mostrou o IBGE, está aumentando. Enfim, se não se nota nenhuma pressão inflacionária significativa, por que não baixar ainda mais os juros?

O Banco Central vai defender a posição de cortes mais moderados com o argumento já conhecido: o de que o afrouxamento providenciado até aqui ainda não produziu seus efeitos, na medida em que levam em torno de seis meses para aparecer.

Certamente omitirá a motivação principal, a de que executa uma estratégia que procura garantir uma inflação declinante às vésperas das eleições presidenciais de 2010. Seria eleitoralmente prejudicial ao governo se lá por agosto ou setembro (ou mesmo antes) o BC tiver de voltar a puxar pelos juros para combater uma estocada da inflação. Daí o cuidado de adotar uma dosagem dos juros mais atenuada agora e, principalmente, nos próximos meses. Se nada de surpreendente acontecer, provavelmente já em sua reunião de junho o Banco Central preferirá guardar a tesoura e esperar para ver.

Confira

Resolvido - O presidente da GM do Brasil, Jaime Ardila, informou que a GM americana resolveu problemas tecnológicos e econômicos para a produção de etanol de celulose e de lixo.

Assim, a produção de etanol de milho ganha concorrência e desaparecerá a principal razão (custos altos de produção) para que os Estados Unidos continuem protegendo seu mercado interno do etanol importado.

Até agora, experiências brasileiras não foram conclusivas. Quando a nova tecnologia estiver disponível, usinas brasileiras usarão o bagaço da cana para produzir etanol, o que aumentará ganhos de escala.

Arquivo do blog