Entrevista:O Estado inteligente

sábado, fevereiro 28, 2009

Radar

Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

Um piso respeitável

Dida Sampaio/AE

A candidata
Dilma: ainda cresce muito, segundo pesquisa do Vox Populi

Uma pesquisa recém-concluída e inédita do Vox Populi cravou o piso da candidatura Dilma Rousseff em torno dos 30%. Esse total é a soma dos eleitores que votam no PT mais os que votam sem restrições em quem Lula indicar. Para crescer acima desses 30%, aí, sim, vão pesar a qualidade da campanha e a empatia da candidata, hoje com cerca de 14% das preferências. João Santana, marqueteiro de Lula e uma das cabeças por trás da modelagem da Dilma-candidata, tem dito no Planalto que o ideal é que sua subida nas pesquisas ocorra lentamente até o início do ano que vem. Se ela terminar o ano com uns 20%, estará de bom tamanho, segundo avalia.

Juros

Nem parece, mas é
Em meio à crise econômica, talvez ninguém tenha se dado conta. Mas a taxa de juros real da economia foi de 6% em fevereiro. É alta se comparada à de vários países, mas é a mais baixa não só do governo Lula como de toda a série histórica do Banco Central.

História

Sergio Dutti/AE
Arquivo morto
Lula: os documentos da ditadura militar estão pulverizados

Não existem?
FHC e Lula, com a autoridade de quem esteve e de quem está no centro do poder, chegaram à mesma conclusão em relação aos documentos secretos da ditadura, que tanto se busca revelar: não há um arquivo central das Forças Armadas com papéis do período. Os dois disseram isso em entrevista para o documentário Perdão Mr. Fiel, de Jorge Oliveira, que usa como gancho a morte do operário Manoel Fiel Filho, em 1976, para abordar a influência americana nas ditaduras do Cone Sul nas décadas 60 e 70. Lula e FHC acreditam que a papelada remanescente dos anos de chumbo acabou pulverizada nas mãos de famílias de militares. Lula, que deu sua entrevista na quinta-feira passada, levantou inclusive a hipótese de essa distribuição ter sido feita a partir de um acordo entre Tancredo Neves e os militares, durante a transição para a democracia.

Senado

A caixa-preta
Só saiu depois de muita pressão, anos de críticas e algumas denúncias, mas o fato é que a partir de abril a Câmara passará a divulgar os gastos dos deputados com os 15 000 reais a que têm direito por mês com a verba indenizatória – aquele dinheiro a mais que os parlamentares recebem para pagar despesas variadas. As notas antigas continuarão na sombra, protegendo os delitos passados, mas as próximas virão às claras. A grande caixa-preta do Legislativo hoje é o Senado. Até o momento, a página na internet não divulga sequer as ausências dos senadores, que dirá o nome das empresas que recebem verba indenizatória.

Economia

Liquidação total
Até setembro, havia fila para a compra de equipamentos para usinas de álcool. As filas não só sumiram como o preço dos equipamentos caiu 10% em relação ao terceiro trimestre de 2008.

Livro

Parceria inédita
Acabou na semana passada o leilão para a publicação no Brasil do sexto volume da série O Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams, que será lançado no ano que vem. Pela publicação, seus agentes vão receber
25 000 dólares. Até aí, beleza. A novidade é que, pela primeira vez, duas grandes editoras – Record e Sextante – formaram uma parceria para arrematar um livro. Em vez de disputarem o leilão entre si, lance a lance, fizeram uma proposta conjunta. Vão dividir todos os custos – e os lucros.

Comportamento

Turbinado e... empinado
A tradicional prótese de silicone ainda reina entre as mulheres que aderem às cirurgias estéticas de mama. Mas em janeiro cresceram cerca de 200%, em comparação com o mesmo período do ano passado, as vendas da chamada "prótese cônica", cujo formato promete às mulheres seios empinados.

Luxo

Divulgação

Mar de dinheiro
O novo iate de Eike: 100 quilômetros por hora

Para quem pode
Acaba de chegar ao Rio de Janeiro o novo brinquedinho de Eike Batista. Um superiate italiano Pershing de 115 pés, que pode atingir a velocidade de 100 quilômetros por hora. Custou 20 milhões de dólares.

Com Paulo Celso Pereira

Arquivo do blog