Entrevista:O Estado inteligente

sábado, janeiro 31, 2009

RADAR Lauro Jardim


ljardim@abril.com.br

Lailson Santos
Digital Klein: tentando recuperar
o tempo perdido


Economia

Enfim, na internet
Atenção, a partir de segunda-feira um gigante desembarca na internet: as Casas Bahia, enfim, vão entrar no mundo do comércio eletrônico. Michael Klein, dono da empresa, acha que, apesar de estar chegando ao universo digital depois de todos os seus concorrentes, o site trará inovações que farão as Casas Bahia virar o jogo.

Só para profissionais
O.k., é para quem tem nervos de aço, mas a Bovespa subiu 35% desde o seu pior momento, em 27 de outubro, quando atingiu 29.435 pontos, até sexta-feira, dia em que fechou no patamar dos 40.000 pontos. Uma
senhora valorização.

 

Lula pede por Belém

Andre Dusek/AE
Sugestão presidencial
Teixeira, Blatter e Lula: uma forcinha para a capital do Pará

No meio do encontro entre Lula, Ricardo Teixeira e Joseph Blatter, na quinta-feira passada, o presidente da Fifa pediu ao presidente da República sugestões para as cidades-sede da Copa de 2014. Inicialmente, Lula enumerou as óbvias: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte. Em seguida, a surpresa: Lula incluiu Belém e, mais do que isso, deu ênfase à capital paraense. Qual é o problema? Bem, das dezessete candidatas, doze serão escolhidas. E, embora não se diga com todas as letras, apenas uma cidade representaria a região amazônica – e a favorita sempre foi Manaus. Agora, a Fifa tem algumas saídas. A primeira é fazer a vontade de Lula. A segunda é mudar os planos e incluir duas cidades amazônicas na Copa. E a terceira é fingir que não ouviu o que foi dito.

 

Eleições 2010

Ainda não é a hora
Não que precise explicitar, mas de qualquer modo José Serra está decidido a não se declarar candidato à Presidência até o fim do ano. Acha que assumir a candidatura atrapalharia o dia-a-dia no governo de São Paulo. Da boca dele, ninguém ouvirá nenhuma declaração nesse sentido. Já da boca dos aliados...

 

Brasil

A intocável Hebara
A Hebara é uma sobrevivente. A empresa saiu ilesa do escândalo Waldomiro Diniz, em 2004, apesar de ter sido citada na conversa entre o então subchefe da Casa Civil nos tempos de José Dirceu e o bicheiro Carlinhos Cachoeira como a beneficiária de uma licitação de cartas marcadas para distribuição de material lotérico no Rio. Conseguiu, mesmo depois do escândalo, manter contratos com o governo de Rosinha Garotinho. Neste mês arrematou também um quinhão (e que quinhão) no governo Sérgio Cabral. No dia 22, garantiu um contrato de 74 milhões de reais com a estatal de loterias do Rio para continuar cuidando dos jogos lotéricos no estado.

 

Defesa do Consumidor

Aqui é diferente
O decreto que impôs rigor no atendimento ao consumidor via call centers (funcionamento 24 horas, sete dias por semana e em sessenta segundos) completa dois meses nesta semana. Beleza. Mas há uma empresa que não o cumpre e, até segunda ordem, está se lixando para ele: a American Airlines, que entrou com uma ação para não cumprir o decreto e conseguiu uma decisão liminar favorável. Outra empresa de aviação americana, a Continental, também foi à Justiça, mas perdeu.

 

Divulgação

Sem surpresas
Roberto Carlos: há 35 anos exclusivo da mesma emissora

Televisão

O Rei e a Globo
Roberto Carlos acaba de renovar seu contrato com a Globo, onde está desde 1974. Desta vez, por três anos – os últimos contratos eram todos anuais.

 

Cidades

Eike quer o porto do Rio
Eike Batista ambiciona tocar sozinho o principal projeto de renovação urbanística do Rio de Janeiro para os próximos anos: a revitalização da área portuária, a exemplo do que já foi feito em Buenos Aires, Lisboa e várias outras cidades. Eike já mostrou seu bilionário projeto, que mistura área de entretenimento, edifícios comerciais e residenciais, ao prefeito Eduardo Paes.

Blogged with the Flock Browser

Nenhum comentário:

Arquivo do blog