Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, janeiro 30, 2009

Deve ser por isso... Maria Helena Rubinato

BLOG NOBLAT.

Perguntei ao meu amigo, o Visconde de Sabugosa, por que o chefe do Governo Brasileiro agora deu para dizer, muito irritado, que o Brasil é um país Soberano.

- Porque é, ora, pipocas. Você não sabia? O Brasil é Soberano desde 1822!

- Soberano, como, insisti.

- Ora, Soberano como! Você pergunta cada coisa, MH. Cada coisa... Soberano, aquele que detém poder ou autoridade suprema, sem restrição nem neutralização; dominador, poderoso; supremo, absoluto; excelente, magnífico; altivo, arrogante; eficiente, eficaz.

- Você está parecendo um dicionário.

- É que estou justamente repetindo o que diz o Aurélio. Sabe como é, debaixo desta cartola tem uma cabeça que quer aprender e, para tal, nada como um dicionário, o Pai dos Burros. E sabe o que mais? Segundo o Aurélio, Soberano vem da palavra “suverano”, do Latim Vulgar.

- Vulgar !?!?!?

- Ô Minha Nossa Senhora da Achiropita, vulgar de vulgo, povo. Vem do latim falado pelo povo Romano. É italianíssima de origem essa bela e poderosa palavrinha, como é, aliás, a imensa maioria das palavras portuguesas...

- Também gosto muito do Pai dos Burros. Mas o que eu não sabia era que, por ser Soberano, o Brasil podia errar à vontade! Deve ser por isso. É Soberano para errar em progressão geométrica. Errar sem licença de Deus.

- Não é tanto assim...

- Não é tanto assim? Vem cá, Visconde, estão perdendo um tempo enorme com um tal de Battisti, um italiano que matou lá na Itália. Um mequetrefe que queria, na década de 70 do século passado, transformar a Itália numa ditadura, assaltou para encher os cofres de seu grupelho, matou e depois fugiu. Vem fugindo há quase 30 anos. Entrou aqui com passaporte falso, com carimbos da Polícia Federal forjados e recebeu status de refugiado político do Governo Brasileiro! Mentem por ele, envolvem o nome da senhora do presidente francês, dão ouvidos a uma escritora francesa que não está nem aí para a Soberania da Itália, ou do Brasil, isso lá é papel de país Soberano? A mim me parece mais papel de país Vassalo. Vassalo do erro!

- Você ficou zangada, hein? Tudo isso é o sangue “da noi”?

- Não tem nada a ver com sangue, mas tem a ver com respeito por um país que ao fim da II Guerra Mundial, arrasado por uma guerra terrível, destroçado por um governo fascista e miserando, reergueu-se e nunca mais abandonou a via democrática. Um país onde a Imprensa é livre, onde a Justiça funciona perfeitamente, onde o povo tem voz e usa sua voz. A Itália merece nosso respeito e eu me orgulho de minha ascendência, muito mesmo. Gostaria de, um dia, voltar a me orgulhar de meu país, que por enquanto, só amo. O que é muito diferente.

- Diferente?

- Muito. Você sabe que é. Amar, a gente até pode amar incondicionalmente. Sentir orgulho de... é muito diferente. Não é só a novela feia desse italiano, não. Tem muito mais. Você ficou sabendo que neste país de saúde pública perfeita morrem 600 pessoas por dia com sepse? É, sepse, nome novo para doença antiqüíssima, controlada em quase todos os países do mundo, a velha septicemia. Sabia? E sabe por quê? Porque a grande maioria dos médicos não sabe diagnosticar a sepse. Atacada de imediato, não mata. Mas nós estamos perdendo 600 brasileiros por dia com essa doença tenebrosa, que além de matar, faz o doente sofrer muito até seu final.

- Essa é forte.

- Não é? E não vai melhorar. São poucas as cidades onde há hospitais públicos já não digo de qualidade, mas com médicos! Temos uma quantidade imensa de Faculdades de Medicina, mas não temos médicos. Temos uma quantidade inacreditável de farmácias, mas não temos farmacêuticos. Temos cursos de tudo, de Gastronomia à Mecânica Quântica, mas a maioria das crianças sai da escola como entrou, analfabeta. Sabe ler o nome, pichar paredes, somar o ganho do dia, mas não sabe e não quer ler. Têm chances de melhorar?

- Não. Não têm.

-As prisões estão cheias. Li que 49% dos detidos nem foram julgados! É outra coisa que não temos: Defensores Públicos. O salário parece que é aviltante. Outro fenômeno muito brasileiro: bacharéis em Direito tem de sobra. Mas Justiça? Bem, aí já é querer muito... Porém os homens lá em cima estão preocupados é com o italiano: não querem que ele sofra nem uma injustiça. Acham que se ele for devolvido para a Itália, vai ser morto, torturado, sei lá. Ele vai é levar um susto. Não vai nem acreditar. Sair da Papuda para uma prisão como uma que vi perto de San Gimignano, é mesmo para o sujeito ficar extasiado. Ele é capaz de nunca mais querer sair de lá...

- É pena, MH, mas acho que você vai se decepcionar. O Governo Brasileiro não vai voltar atrás.

- Não sei. Segundo você, Soberano tem muitos significados. Por exemplo, tanto pode o Governo Brasileiro escolher ser dominador, poderoso, absoluto, arrogante, como pode escolher ser excelente, magnífico, altivo, eficiente, eficaz. É ou não é?

Ele pode declarar que o Brasil não é Soberano para se meter na Soberania de outros países. Pode se lembrar, inclusive, que a senhora do Presidente Lula, e seus filhos, admiram tanto a Itália que pediram, e obtiveram, a dupla cidadania. Olha, com certeza até mais do que eu, que tenho tanto direito quanto eles e não solicitei o mesmo privilégio. Como disse um jornal de Vicenza: “Si scrive Barbosa, ma si legge Rubinato”.

- É...

Blogged with the Flock Browser

Nenhum comentário:

Arquivo do blog