Entrevista:O Estado inteligente

sábado, novembro 15, 2008

Três cenários para o Brasil em 2009

Um saco de surpresas

Na atual crise, a falta de previsões confiáveis é quase tão nociva para empresas e consumidores quanto a ausência de crédito


Benedito Sverberi

VEJA TAMBÉM
Nesta reportagem

Quadro: Três cenários para economia

Dois conjuntos de estatísticas medem o impacto das crises sobre a vida das pessoas e empresas. O primeiro, panorâmico, diz respeito à economia como um todo. Mostra o desempenho da inflação, do desemprego, do consumo e do PIB. Na última quinta-feira, por exemplo, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reconheceu que seus trinta países-membros – os mais ricos do mundo – entraram em recessão. Já as vendas no varejo americano caíram 2,8% em outubro, a maior queda mensal desde que os números começaram a ser recolhidos, em 1992. A outra classe de dados expõe mais diretamente o comportamento dos consumidores e dos negócios. E é justamente dela que saem indicadores tão assustadores quanto os três que seguem: a montadora sueca Volvo recebeu pedidos de apenas 115 caminhões pesados em toda a Europa entre julho e setembro, 99,7% abaixo dos 41 970 do mesmo período do ano passado; a multinacional de entregas DHL prevê que o volume diário de encomendas movimentadas nos Estados Unidos cairá de 1,5 milhão para 100 000; a Starbucks viu seu lucro evaporar-se de 158,5 milhões de dólares para ínfimos 5,4 milhões no quarto trimestre em relação ao mesmo período do ano passado.

Em meio a esse festival de horror financeiro, os consumidores e as empresas brasileiras tentam enxergar um horizonte. E não está fácil. Até setembro, o emprego e a renda dos brasileiros continuavam crescendo, em um indício de que o país, ainda que viesse a sofrer os efeitos da crise, resistiria a ela. Essa sensação chegou a ser reforçada por empresas como a Fiat, a Unilever e a Nestlé, que, a despeito do agravamento da crise, mantiveram seus ambiciosos planos de investimento no país. O vice-presidente de assuntos corporativos da Unilever, Luiz Carlos Dutra, disse que a turbulência não é linear e afeta cada setor de forma diferente: "Temos dados que comprovam que as companhias que continuam investindo em tempos de crise saem mais fortalecidas quando a situação melhora". Declarações no mesmo sentido vieram da Nestlé e da Fiat. O presidente da Nestlé, Ivan Zurita, anunciou que a empresa realizará duas aquisições até o fim do ano e que todos os investimentos serão mantidos no Brasil, o segundo maior mercado em volume da companhia depois dos Estados Unidos. "Claro que precisamos assumir uma nova realidade. Mas não podemos ‘curtir’ a crise. Somos competitivos e precisamos continuar assim."

Bobby Yip/Reuters
FILAS EMERGENTES
Candidatos buscam emprego em
Hong Kong: desemprego mundial
em alta


Mas ainda não se pode dizer que o Brasil escapou dos piores efeitos da crise. Projeção da Itaú Corretora mostra uma redução acentuada do crescimento econômico do país. O PIB brasileiro ficará praticamente estagnado no quarto trimestre deste ano com relação ao trimestre anterior. Esse é um sinal claro de que o aperto do crédito, a menor demanda mundial por matérias-primas e a desvalorização do real ante o dólar produziram sua dose de estrago na economia brasileira. "Os setores mais dependentes de crédito foram os primeiros a ser impactados, como eletrodomésticos e automóveis, além da construção civil", declarou Marcela Prada, da Tendências. Na última sexta-feira, a construtora Cyrella anunciou que realizará demissões no quarto trimestre. A empresa rebaixou o valor destinado ao lançamento de imóveis, neste ano, de 7 bilhões de reais para pouco mais de 5 bilhões de reais. Entre as empresas imobiliárias que anunciaram balanços financeiros, a previsão de lançamentos para o próximo ano caiu de 53,6 bilhões de reais para 36,8 bilhões, uma redução de 31%. A crise também suspendeu as negociações que resultariam na fusão da VCP com a Aracruz, que criaria a maior empresa de celulose do planeta. A Holcim, o quarto maior fabricante de cimento do país, adiou a implantação de duas novas unidades.

O governo reagiu a esses acontecimentos com medidas ousadas para estimular o crédito. Na quarta-feira da semana passada, a Caixa Econômica Federal ofereceu um crédito de 2 bilhões de reais a varejistas dos setores de eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e materiais de construção. Antes da Caixa, no começo deste mês, o Banco do Brasil e a Nossa Caixa (do governo de São Paulo) já haviam anunciado 4 bilhões de reais, cada um, para fortalecer as financeiras e os bancos de montadoras. O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, espera que a intervenção dos bancos públicos permita uma recuperação do setor. As vendas de carros no país caíram em outubro. É a primeira vez que isso ocorre desde 2006. "Essas medidas trazem uma expectativa positiva. Espero que o ritmo de vendas volte aos patamares de setembro e agosto", disse ele.

Andreu Dalmau
O MOTOR DA CRISE
Protesto contra demissões da Nissan na Espanha: setor movido a crédito

Devido à sua dependência do crédito, a indústria automobilística é uma das que mais sofrem, no mundo, os efeitos da crise financeira. No caso mais grave, a General Motors americana anunciou não ter dinheiro necessário para continuar suas operações no primeiro semestre de 2009. "Já fizemos os cortes possíveis. Cortamos até o osso. Sem ajuda do governo não vamos conseguir operar nos primeiros seis meses de 2009", disse o presidente da companhia, Frederick Henderson, ao informar os resultados do terceiro trimestre. As ações da GM estão no menor patamar em 65 anos. A japonesa Nissan planeja demitir 40% dos trabalhadores de sua fábrica em Barcelona, eliminando um total de 1 680 empregos. "A crise teve um profundo impacto sobre o conjunto de nossa indústria", justificou em comunicado o presidente da Nissan e da Renault, o brasileiro Carlos Ghosn.

Desde a quebra do banco de investimentos americano Lehman Brothers, em setembro passado, convencionou-se eleger a falta de crédito como a maior ameaça à economia brasileira e à dos demais países emergentes. É possivelmente verdade. Mas está cada vez mais difícil prever o que vai acontecer nos negócios e no consumo, em horizontes cada vez mais curtos. E esse fator é igualmente grave. Ao menos para os investimentos, a imprevisibilidade causa tantas seqüelas quanto a falta de crédito. Nunca foi tão difícil vislumbrar um próspero ano novo.

com a colaboração de Cíntia Borsato

A dona-de-casa e o Nobel

Renata Moraes

Fred Prouser/Reuters
DUPLO FRACASSO O Nobel Myron Scholes, que tropeçou duas vezes, e a charge
em que a "senhora Jones" foi premiada: dinheiro debaixo do colchão

A charge abaixo, publicada originalmente na Suíça em outubro, mostra uma "senhora Jones" recebendo o Nobel de Economia da Real Academia Sueca de Ciências. O feito genial da dona-de-casa? Ter colocado seu dinheiro debaixo do colchão – no caso, o cofre de porquinho, um investimento que se revelou adequadamente seguro em tempos de crise. Na semana passada, o congelamento do fundo de investimento Platinum Grove Asset Management, administrado por Myron Scholes, prêmio Nobel de Economia de 1997, deu à charge um sinistro toque de humor negro. O último fundo de investimentos administrado por Scholes, o Platinum, suspendeu os saques de clientes após acumular perdas de 38% em suas complexas operações de derivativos – apostas simultâneas em vários índices, como os das bolsas de valores, dos juros ou das taxas de câmbio. O congelamento, uma medida extrema, é apenas temporário, até os mercados se recuperarem. Scholes não é estranho ao mundo dos complexos investimentos financeiros. Ele recebeu o Nobel por desenvolver um modelo que, ao incorporar volatilidade constante dos mercados, prometia reduzir o perigo das operações com derivativos. É o segundo tropeço de Scholes. Ele e Robert Merton, também ganhador do Prêmio Nobel, eram as mentes por trás do Long Term Capital Management (LTCM), o fundo de derivativos que derreteu depois da crise da Rússia e só não quebrou porque o Federal Reserve, com receio de uma crise sistêmica, passou o pires no mercado e recolheu 3,5 bilhões de dólares para salvá-lo. Scholes confiava cegamente em seus modelos estatísticos e, certa vez, disse ter chegado a um derivativo "à prova de bomba nuclear". Melhor dar o prêmio para a senhora Jones.

Arquivo do blog