Entrevista:O Estado inteligente

sábado, novembro 22, 2008

MILLÔR


10 TÓPICOS DE
REFLEXÃO TARDIA

I Nove anos de idade. Pois é. Já estão exportando nossos garotos de 9 anos de idade pra jogar futebol na Itália. Daqui a pouco estarão exportando fetos. Mas, olha aqui, pensando bem, ômeus!, vocês não querem importar também um pouquinho de sêmen?

II Pensando, na falta do Tic-Tac da Pós-Tecnologia.
Olho meu relógio, última palavra da tequinologia. Mas é feito de quartzo – cristal triâmico, com 60 milhões de anos.
P.S.: o quartzo fica entre o terzo e o quintzo.

III Reflexão à sombra da Crise: já vi, negociando na Bolsa, padres, professores, médicos, juízes, comunistas. Mas nunca vi, na Bolsa, uma operação com fins humanísticos.

IV Pois é: de repente fico abestalhado por um inesperado pensamento inteligente.

V Baía dos porcos. Não. Não é em Cuba. É no Rio. Em nenhum lugar do mundo equilíbrio tão perfeito entre beleza e nojo, esplendor natural e ratos podres (no Poder).

VI O Paraíso, ninguém discorda, é a maravilha maior de toda a criação divina. Mas por que Deus povoou aquilo com seres humanos, e não botou lá, como querem os Verdes, apenas o mico-leão-dourado?

VII Pra sua proteção contra tsunami, incêndio californiano e vazamento nuclear. Não entre em pânico. Corra velozmente pro primeiro banco que encontrar – pode ser o banco que está ao seu lado ou o banco que nem parece banco – e consiga, com qualquer juro, em qualquer condição, um empréstimo qualquer, digamos, 1 milhão. Depois disso os banqueiros protegerão você de toda radiação. E, claro, a radiação sobre os bancos já foi protegida das roubalheiras lá deles pelo governo lá deles.

VIII Vejo, como sempre fascinado, o JORNAL NACIONAL: "Ônibus mata dezoito em cima da calçada, crianças da creche assassinam sete enfermeiras assistentes, banqueiro de banco é sócio de banqueiro de bicho, chefe do tráfego tem ligação com o chefe do tráfico, coca vendida na sacristia, sacerdote justifica pedofilia, militares homossexuais promovem suruba no quartel, curso de inglês ensina policiais a roubar turistas, grupos de extermínio vendem órgãos de criancinhas, FIQUE COM A GENTE!"

IX Última MP do governo, enviada ao Congresso para aprovação urgente-urgentíssima: "Fica proibido qualquer escândalo no que resta de 2008. A agenda do ano já está completa".

X Memória. Saudosismo. Ecmnésia.

Ouço, pela milentésima vez, Lili Marlene. Na voz da Dietrich.


Arquivo do blog