Entrevista:O Estado inteligente

sábado, setembro 27, 2008

A vida festeira da família Dellal

Festeira da nova geração

As aventuras de Alice, a filha transgressora da carioca
Andrea Dellal, no país das maravilhas dos jovens herdeiros
que moram em Londres e são donos do mundo


Silvia Rogar

Na vida de festas, viagens, festas, desfiles de moda e mais festas ainda dos jovens e belos herdeiros das famílias muito ricas da Europa, Londres é o centro do mundo. E no centro do centro do mundo vivem os Dellal, um clã de fortuna incomensurável e comportamento incontrolável, cuja matriarca – embora seja estranho aplicar essa palavra a uma mulher de aparência tão jovem – é a carioca Andrea, 53, nascida Magalhães Viera e enquadrada na categoria geral de "ex-modelo". De seus quatro filhos com Guy Dellal, 50, herdeiro e administrador da fortuna da família, Alice, 21, é a mais falada, no bom e no mau sentido. Do lado mau, ela apareceu no começo do mês no pior lugar em que alguém enrolado com a lei ou com os costumes pode estar – nas páginas dos tablóides ingleses, em foto tirada por algum inimigo íntimo, com olhar esgazeado, ao lado de um pó branco. Não foi o primeiro flagrante comprometedor: já foi fotografada com um copo de bebida em cada mão, levando um tombo ao sair, trôpega, de uma festa, e com outras substâncias suspeitas na mão. Alice faz o tipo transgressora. Usa o cabelo raspado por baixo e comprido por cima, e praticamente adotou o short como roupa oficial, mesmo nas gélidas temperaturas inglesas, complementando o figurino com meia arrastão furada e sempre o mesmo casaco de couro surrado. Esse é o lado bom, pois promotores de eventos, gente do mundo da moda e modernos em geral acham o estilo dela simplesmente o máximo. Tanto que, mesmo sem ter o biótipo de modelo, foi contratada para o lugar da legendária Kate Moss na grife de lingerie Agent Provocateur. Em junho, ela foi a um casamento com James Jagger, filho de Mick, na base da amizade. Também já andou ficando com Pierre, o caçula do trio Casiraghi, como são chamados os três filhos mais velhos da princesa Caroline de Mônaco. O imbricamento entre os irmãos Dellal e a família coroada de Mônaco é complexo. Alex, o mais velho dos meninos Dellal, mora com Charlotte, herdeira do status e da beleza da mãe, Caroline, e da avó Grace Kelly.

Antonio Guerreiro
Mamãe modelo
Andrea: festas em Londres, no Rio e na mansão onde Luciana conheceu Mick


Andrea mudou-se para Londres nos anos 70 e desfilou para grandes nomes da época, como Valentino e Thierry Mugler. Lá conheceu Guy, filho de Jack Dellal, empresário do ramo imobiliário, chegado a um carteado – seu apelido até hoje é Black Jack, em referência ao jogo conhecido no Brasil como vinte-e-um. A fortuna criada por Black Jack, descendente de uma família de judeus iranianos, é calculada hoje em 580 milhões de libras, quase 2 bilhões de reais – isso porque, coitadinhos, andaram perdendo dinheiro com a crise. Na juventude, Guy também se complicou com drogas. Uma irmã dele morreu de overdose de heroína. A loucura dos anos 70 aparentemente foi controlada depois do casamento com Andrea. Charlotte, 27, a mais velha, também já teve sua fase de badalação nas altas esferas. Atualmente tem uma grife de sapatos, mora com um executivo da área financeira e está prestes a dar à luz. Alex, 25, é dono de uma galeria de arte em Hoxton, a meca dos jovens alternativos de Londres, onde lança artistas novos em exposições de curta duração programadas com pouquíssima antecedência. Max, 18, ainda aparece pouco. Os jovens Dellal convivem com a tribo globalizada dos sobrenomes famosos e cifrões estratosféricos – a italiana Francesca Versace, a colombiana Tatiana Santo Domingo (que também é meio brasileira, e namora Andrea, o filho mais velho de Caroline de Mônaco), a francesa Alexia Niedzielski, neta do ex-embaixador brasileiro Hugo Gouthier. Esse grupo estelar, que mistura inglês e francês com algum português, pula de festa em festa e, no verão, de praia em praia. Em agosto passado, parte da turma estreou o novo iate da família Dellal em Ibiza, Espanha.

Quando a temperatura baixa na Europa, os Dellal e seus amigos transportam-se para uns dias no Rio de Janeiro, onde só andam de short, Havaianas e camiseta surrada. "Essa geração não consegue ficar muito tempo no mesmo lugar. No Rio, vestem roupas furadas, jeans, relaxam mesmo", atesta, com a elegância de quem já viu tudo no mundo, Laís Gouthier, avó de Alexia. A turma costuma ir de helicóptero fretado para as praias de Angra dos Reis, onde passeia de barco e tosta de cara para o sol, à moda antiga. No fim do ano e no Carnaval, os Dellal dão festas no apartamento de 500 metros quadrados que mantêm em Ipanema, muito simplesinho e clean, com projeto do arquiteto Thiago Bernardes e obras de artistas contemporâneos como Daniel Senise e Tunga. São reuniões pequenas, mas decididamente animadas. Numa dessas noites, Valentino terminou suado de tanto sambar ao lado de Naomi Campbell. Para manter o corpinho de adolescente, Andrea passa boa parte do tempo em spas. Quando está no Rio, uma nutricionista faz suas compras de supermercado e, neste ano, passou pelo programa chamado de "superdetox" do Maria Bonita, spa em estilo rústico em Friburgo, na serra fluminense.

Alan Davidson/Wireimage/Getty Images
O marido de Andrea, Guy, é um dos homens mais ricos da Inglaterra


Andrea gosta de reunir amigos no casarão de Holland Park – recanto exclusivíssimo de Londres, onde moram também o fotógrafo Mario Testino, padrinho de Alice, e o cantor Elton John – e, principalmente, no recanto de campo em West Sussex, onde no almoço tem arroz, feijão, picadinho e mate gelado. Além da fortuna, os jovens Dellal herdaram as relações que seus pais estabeleceram no passado. Há trinta anos, a turma de Andrea e Guy incluía Mick Jagger, Andy Warhol, os Niarchos. "Era um grupo eclético, tinha gente da moda, da música. No verão europeu, era uma festa", lembra Angela Carvalho, amiga de Andrea desde a adolescência. Filha de um funcionário público e de uma das pioneiras da ioga no Rio, Andrea cresceu na Zona Sul carioca. Na adolescência, chegou a trabalhar como vendedora de butique. Em 1973, foi para Londres passar férias com a irmã mais velha, que dava os primeiros passos como modelo no exterior. Com pele morena, corpo esguio, cabeleira encaracolada e sorriso de engolir o mundo, Andrea fazia um tipo exótico. "Ela tinha uma postura que as outras modelos queriam imitar, inventava uns cortes de cabelo diferentes. Sempre foi uma pessoa de vanguarda", lembra Betty Lago, sua contemporânea nas passarelas. O casamento teve seus percalços. Em meados dos anos 90, Andrea e Guy chegaram a se divorciar e ela retornou para o Rio com os filhos, que foram estudar na Escola Americana. Quatro anos depois, reconciliaram-se, ela voltou para Londres e eles se casaram de novo. É justamente do período da separação um dos capítulos mais lembrados da biografia de Andrea: a festa que ela organizou na mansão do então namorado Olavo Monteiro de Carvalho para homenagear a passagem dos amigos Rolling Stones pelo Rio, em 1998. Foi lá que Luciana Gimenez conheceu Mick Jagger, e o resto é história. Até para Jerry Hall foi demais. Inconformada, brigou com Mick e foi chorar as mágoas no ombro de quem? De Guy Dellal. Em sociedade, tudo se recicla.

Arquivo do blog