Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, setembro 29, 2008

A popularidade é um engodo (Giulio Sanmartini)


Os petistas estão exultantes. Pesquisa mais recente mostrou que 64% da população brasileira considera o governo Lula da Silva "ótimo" ou "bom". É o maior índice de popularidade de um presidente da República nos últimos vinte anos. Os petistas e seus cupinchas acham que a popularidade de um mandatário é a prova da excelência de seu governo.

O ex-presidente Garrastazu Médici era bastante popular. Salvo engano, até mais do que Lula. Hitler e Mussolini também. Stálin e Mao Tsé-tung eram idolatrados como deuses. E nem por isso se vê alguém usando a popularidade deles para inocentá-los ou justificá-los. Seus crimes não se tornaram menos crimes por causa disso.

A popularidade de Lula tem uma causa principal: a economia. Aqui a farsa lulista se revela em toda sua desfaçatez. O governo Lula é uma farsa total, ética, política - e também econômica. Para os economistas, Lula é um bom presidente, apesar de ignorante e corrupto, pois tem mantido a política econômica "neoliberal" de FHC. É mais um engodo.

A notoriedade de Lula diz mais sobre os que o aprovam do que sobre ele em si. Um povo que contesta a mentira e a safadeza não pode exigir coisa melhor. O corriqueiro de Lula não surpreende. O inverso é que seria estranho. Afinal, ser impopular, como sabemos, é para quem fala a verdade, não para políticos.

Um antigo lema udenista dizia que somos um país honrado governado por ladrões.

(*) Foto: Quando os petistas gostavam de CPIs.

(*) Texto de apoio: Gustavo

Arquivo do blog