Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, setembro 29, 2008

Alex, Fátima e a crise americana


Por Laurence Bittencourt Leite (*)

Em um comentadíssimo artigo que o jornalista aqui de Natal, Alex Medeiros escreveu quinta feira passada na sua coluna no Jornal de Hoje, o que mais chamou minha atenção foi ele ter possibilitado a comparação do PT a um partido de direita, sem precisar dizer isso com todas as letras, o que é absolutamente correto, porque o PT é de fato um partido de mentalidade de direita, do tipo nazista. A sacada de Alex foi a de um atirador de elite, como sempre. E as relações de semelhança são muitas. Não para o fanático, obviamente. E é bom lembrar que os nazistas eram todos fanáticos. Basta lembrar de que forma teve inicio o domínio do povo pelos nazistas: com uma forte propaganda. Aqui no Brasil o contribuinte e estatais como Banco do Brasil e Petrobrás (as pérolas da coroa) pagam milhões para mostrar o que o governo “ainda vai fazer”. Lula tem mídia 24 horas. Tudo pago pelo contribuinte.

Outro dia estava vendo a propaganda da ANA – Agencia Nacional de Água, mostrando uma queda dágua com a intenção clara de levar o povo a achar que foi o PT que fez aquela “beleza”. E ao fim da propaganda ainda coloca-se estampado “governo de todos”. Isso é massificação. Hoje Lula atingiu o máximo de popularidade. Vamos esperar que o povo brasileiro não fique hipnotizado como os alemães ficaram com Hitler. Ainda que se dependesse de Lula – o que ficou claro pelo que ele falou no comício para levar Fátima Bezerra ao segundo turno – que oposição no Brasil não deveria existir. Isso é nazismo. Inclusive na propaganda de Fátima ela diz “eles que estão contra Lula”. Ué, e não se pode ficar contra Lula? Só se pode ficar a favor? Que mentalidade é essa, a não ser desejo totalitário? Para o fanático, obviamente que não é. Ele vê nos achincalhes de Lula, algo democrático.

Estou torcendo muito para que não haja segundo turno na disputa pela prefeitura de Natal. Se Micarla, candidata de oposição ao PT vencer já no primeiro turno, seria na verdade a vitória do individuo contra o poder do Estado. A vitória de Micarla de Souza seria a vitória da independência do eleitor natalense contra um acordo de cima para baixo, imposto. Na verdade, são três Estados, o federal, o estadual e o municipal, e ainda o presidente do senado, tendo Lula, Wilma e Carlos Eduardo jorrando recursos com a máquina estatal sendo usada discaradamente, criminosamente (cadê a justiça eleitoral e o ministério público?) para levar Fátima ao segundo turno. Micarla tem resistido bravamente. Fátima na verdade é a candidata dos três poderes.

E muito se fala do Bolsa família como sendo o Bolsa voto. Depois que o sujeito nasce até para mamar ele tem que fazer esforço. No Brasil o que vemos é o contrário. É a dependência ao Estado. Mas a compreensão para o entendimento do Bolsa família, cujo único beneficiário é o governo é a seguinte: o setor privado que trabalha, destina recursos através dos impostos ao governo, que faz repasse desses recursos, sem cobrar nada em troca (brasileiro adora não ser cobrado), aos miseráveis. Mas reparem: não é o governo que está mantendo o Bolsa família, e sim o setor privado. Solamente. Ainda que eu ache barato essa dependência e derrame diante da farra da corrupção e do desperdício de dinheiro público nesse país. Corrupção praticada pelo PT, como nunca se viu na nossa história. E tome propaganda. Mas o fanático não vê isso, claro. Imagine o que diriam eles, que acham (ingenuidade ou esperteza?) que o partido democrata nos EUA é uma espécie de esquerda, se soubessem que a frase “não pergunte o que o país pode fazer por você, e sim, o que você pode fazer pelo país”, foi dita por um democrata de lá, John Kennedy. Aqui no Brasil a frase seria apontada como reacionária, claro. Leiam direitinho a frase e pensem no Bolsa família.

Mas a ingenuidade é tanta, que agora mesmo diante da crise imobiliária nos Estados Unidos vemos “intelectuais”, petistas, incluindo Lula pedindo a intervenção do Estado. Eles não sabem rigorosamente o que dizem. Ainda que só no capitalismo eles possam dizer. Os 700 bilhões que o governo americano está querendo aplicar para contornar a crise, não representa um naco dos impostos que esse mesmo governo recebeu do setor imobiliário e dos bancos. Na verdade, o Estado está apenas devolvendo ao setor produtivo aquilo que o setor produtivo não pára de dar para manter o Estado. Percebem? Basta um exemplo: na ex-União Soviética como não tinha setor produtivo, o capitalista, o Estado faliu, ou seja, não teve como “ajudar” a acabar a miséria e ajudar os capitalistas. Percebem? A lógica é fácil. Não é o Estado que está salvando o capitalismo e sim o contrário, o capitalismo é que vem mantendo e salvando o Estado ad infinitum. Outro exemplo? Quando o nosso Banco do Brasil esteve a pique de falir (alguém se lembra?), e FHC injetou 40 bilhões de reais através do PROER, os petistas e os intelectuais na época foram contra, incluindo o sábio Lula. Bom, Lula depois que virou neoliberal parece ter crescido e mudou de opinião. Já é um bom caminho.

(*) Laurence Bittencourt Leite é jornalista

Arquivo do blog