Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, agosto 28, 2008

Valdo Cruz - Tentações




Folha de S. Paulo
28/8/2008

A oposição tem acusado o presidente Lula de usar o debate do pré-sal com fins eleitoreiros, para turbinar a campanha de 2010 e garantir a eleição de seu sucessor. Mais precisamente, a ministra Dilma Rousseff.
Tudo bem. Esse realmente será um tema da eleição, e Lula vai, sim, tentar tirar proveito dele na campanha. Sua equipe, contudo, diz que o discurso da oposição está totalmente desfocado.
Paulo Bernardo, por exemplo, afirma que, se o chefe realmente tivesse a intenção de faturar alto com o pré-sal, o melhor caminho seria o oposto do adotado. Seria manter tudo como é hoje.
Daí, bastaria mandar leiloar as áreas do pré-sal imediatamente, dentro das regras atuais. Diante do potencial dessas reservas e da qualidade do óleo, choveriam propostas de compra, a excelentes preços.
Resultado: muito dinheiro -muito mesmo- começaria a entrar nos cofres do Tesouro agora, e o presidente teria muita grana em caixa para investir e, aí sim, ninguém iria segurar o seu candidato.
Esse, na opinião do ministro do Planejamento, seria o caminho fácil, mas descompromissado com o futuro do país. Não por outro motivo é o modelo norueguês aquele que mais atrai o governo brasileiro, baseado na criação de um fundo com a riqueza do petróleo para as futuras gerações.
Se realmente for esse o roteiro a ser seguido, não há como não concordar com os argumentos do ministro. A dúvida é se ele realmente será cumprido, já que, até aqui, o governo gerou mais confusão do que clareza sobre o futuro da exploração do pré-sal brasileiro.
Afinal, tentações não faltam. Não é que recentemente circulou dentro do governo a idéia de antecipar uma parte da receita dessas reservas com o lançamento de títulos no exterior. Dizem, ainda bem, que a idéia não prosperou.
Se vingasse -vai que volta, nunca se sabe-, seria gastar hoje a grana do amanhã. Brincadeira.

Arquivo do blog