Entrevista:O Estado inteligente

sábado, agosto 30, 2008

Radar


Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br


• 
Brasil

O sonho brasileiro
O brasileiro está esperançoso em relação ao futuro próximo – mais do que qualquer outro povo do mundo. É o que se conclui de uma pesquisa mundial coordenada pelo economista Marcelo Neri, da FGV, que será lançada na terça-feira. Nela, o Instituto Gallup foi a 132 países e descobriu que o brasileiro é aquele que apresenta a maior expectativa de felicidade para os próximos cinco anos. Numa escala de 0 a 10, a nota média para a satisfação com a vida em 2012 no Brasil (a pesquisa foi feita em 2007) é de 8,4. Superou, assim, a Dinamarca, líder mundial de felicidade presente, mas terceira colocada no índice de "felicidade futura".

Dinheiro traz felicidade
A nova pesquisa também faz uma relação entre dinheiro no bolso e felicidade hoje. A cada vez que a renda das pessoas dobra, a satisfação com a própria vida sobe 15%.

 

A revolta de Lula

Fotos Lula Marques/Folha Imagem e Fabio Rodrigues Pozzebom/ABR
Cenas horrorosas Malta diz que Lula esmurrou 
a parede ao ver as fotos

O senador Magno Malta, que preside a CPI da Pedofilia, carrega de um lado para o outro o seu notebook com fotos de pedófilos abusando de crianças. O objetivo é chocar os interlocutores e provocá-los para a necessidade de uma legislação severa contra os criminosos. Um desses interlocutores foi justamente Lula. O senador contou na semana passada no Senado que o presidente se revoltou ao ver as imagens. Segundo Malta, Lula levantou-se da cadeira onde estava, esmurrou a parede e deu um aviso: "Se essas fotos forem mostradas, o povo pedirá a pena de morte".

 

• Eleições 2008

Campanha antecipada
Dilma Rousseff desembarca na segunda-feira em Vitória para um evento de campanha do prefeito João Coser à reeleição – e, naturalmente, fazer um pré-aquecimento de sua campanha à Presidência. O pretexto para a viagem é o início da extração de petróleo da camada do pré-sal, marcado para o dia seguinte.

A onda da reeleição
A propósito de Coser, dos 21 prefeitos de capitais que tentam a reeleição, dezesseis estão liderando as pesquisas – e o estudo da FGV revelado ao lado está intrinsecamente ligado a esse resultado.

Na pindaíba
Está faltando dinheiro nas campanhas para prefeito. Candidatos importantes estão pendurando as contas com seus marqueteiros. Quem olha a prestação oficial de contas nem nota. O problema é o buraco no caixa dois.

 

Beto Barata/AE

Ministro polivalente O habilidoso Múcio virou opção para a Câmara

• Câmara

O plano B
Se a candidatura de Michel Temer à presidência da Câmara não decolar, o Planalto pensa num plano B: José Múcio pode ser a solução para conter o crescimento de Ciro Nogueira. Nada será feito agora, porque a ordem é não atropelar Temer.

 

• Economia

Leite derramado
Empurrada pelos resultados ruins da empresa e do setor, a Parmalat vai vender algumas de suas marcas. Desde que foram lançadas na Bovespa, as ações da Laep (controladora da Parmalat) caíram 80%. Estrearam valendo 7,50 reais em outubro. Na sexta-feira, fecharam o pregão a 1 real por ação.

Empurrão imobiliário
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, está dando forma a uma proposta destinada a balançar as estruturas do crédito imobiliário. Do estudo, constam a criação de uma linha de crédito consignado exclusivo para a compra de imóveis e o lançamento do leasing de imóveis, nos moldes americanos. A proposta será levada a Lula em breve.

Na Bolsa de Nova York
A Eletrobrás está prestes a lançar suas ações na Bolsa de Nova York.

Sucesso no Chile
Sabe qual é a empresa número 1 do setor de margarinas no Chile desde o mês passado? A brasileira Sadia, que desbancou uma histórica liderança da Unilever. As três marcas de margarina que a Sadia vende por lá detêm 35,5% das vendas totais do setor. Esse desempenho é ancorado pela Qualy, que é dona de 23,6% do mercado chileno e também é líder no Brasil.

O Itaú avança
O Itaú está concluindo a compra do banco mineiro Bonsucesso, um dos líderes do mercado de crédito consignado. É negócio na casa do 1 bilhão de reais.

 

• Luxo

Mais um com-jatinho
O discreto João Alves de Queiroz Filho, o Júnior, acaba de encomendar um Falcon 2000. Um jatinho desses zero-quilômetro, como é o caso, custa 33 milhões de dólares. Júnior é dono da Hypermarcas, holding que detém 135 marcas de alto consumo, entre elas Assolan, Etti, Zero Cal, Engov, Doril, Melhoral e Gelol.

 

 São Paulo

A convite de José Serra
Depois de seis anos, Júnia Nogueira de Sá deixa a diretoria de Assuntos Corporativos e Imprensa da Volkswagen para assumir a coordenação de toda a comunicação do governo de São Paulo.

 

 Tecnologia

Recall de notebook
A Sony está se preparando para anunciar em setembro um recall mundial – o que, portanto, incluirá o Brasil – de um dos modelos de sua linha de notebooks Vaio.

 

 Futebol

Linha desocupada
A Vivo e a CBF chegaram a um acordo, depois de um longo litígio. O patrocínio da operadora à seleção passa de 4 milhões de dólares para 15 milhões de dólares por ano. O novo contrato será assinado em setembro.

Andre Dusek/AE
Falta pouco Lobão tem duas semanas 
para botar o texto nas mãos de Lula

 Petróleo

Suspense do pré-sal no fim
Desde sexta-feira está no gabinete de Edison Lobão todo o material debatido nas reuniões da comissão interministerial que discutiu como explorar as áreas do pré-sal. Caberá ao Ministério de Minas e Energia dar a redação final das alternativas, que serão levadas em duas semanas para Lula bater o martelo.

 

Jerome Mervelet/Airliners.net
Opção mais cara Cinqüenta helicópteros 
para o transporte de tropas

 Defesa

Nas asas do 725
Sem alarde, a Aeronáutica mudou de idéia em relação ao modelo dos helicópteros que vai encomendar à Helibras, controlada pela francesa Eurocopter. Saem de cena os Super Cougar e entram os 725, de maior porte, mais modernos e uns 30% mais caros. Está se falando de cerca de 4 bilhões de reais por cinqüenta helicópteros que podem transportar quase trinta soldados cada um.

 

 Leilão

Vende-se um fardão
Serão leiloados nos próximos dias no Rio de Janeiro o fardão e o espadim da Academia Brasileira de Letras usados pelo escritor maranhense Humberto de Campos. O lance mínimo é de 30 000 reais – aliás, o mesmo preço de um fardão novinho em folha. A vestimenta tem quase noventa anos e estava guardada desde 1934, quando Campos morreu. Quem tiver a intenção de desfilar por aí fantasiado de imortal não deve perder a oportunidade. Não é todo dia que se consegue um fardão original, até porque a maioria dos acadêmicos é enterrada com seus trajes de gala.

 

 Televisão

Alcance global
A Globo co-produzirá programas de televisão no exterior para vender ao mercado externo. Em outubro, começa a gravar na Colômbia uma nova versão de O Clone, numa parceria com a Telemundo, dona da segunda maior rede de TV de língua espanhola dos EUA. Até o fim do ano, com outro parceiro, produzirá programas em Portugal.

 

Com Paulo Celso Pereira

Arquivo do blog