Entrevista:O Estado inteligente

sábado, agosto 30, 2008

VEJA Recomenda


LIVROS

MENINO DE LUGAR NENHUM, de David Mitchell (tradução de Daniel Pellizzari; Companhia das Letras; 470 páginas; 58 reais)

A única ressalva que se pode fazer a Menino de Lugar Nenhum é que se trata do mais convencional entre os romances de David Mitchell. Enquanto seus livros anteriores (Ghostwritten, Number9Dream e Cloud Atlas)eram ambientados no Japão ou nos Mares do Sul, e tinham fantasmas, habitantes do futuro e aventureiros do século XIX como narradores, esta é apenas uma história sobre as agruras da infância num vilarejo inglês. Mas que importa a ressalva, diante de um romance tão cheio de graça e tão perfeito em capturar a experiência de um menino de 13 anos, no ano de 1982? Primeiro livro de Mitchell a sair no Brasil, Menino de Lugar Nenhum é um luminoso cartão de visita para esse que vai se firmando como o mais talentoso entre os jovens escritores britânicos. Leia trecho.


E NÓS CHEGAMOS AO FIM,
 de Joshua Ferris (tradução de Myriam Campello; Nova Fronteira; 352 páginas; 39,90 reais)

Receber o bilhete azul, ser chutado, ser mandado para o olho da rua, andar na prancha: os funcionários da agência de publicidade na qual se passa a ação de E Nós Chegamos ao Fim, elogiado romance de estréia do americano Joshua Ferris, têm um vasto repertório de expressões para definir a ameaça que paira sobre eles: a demissão. Duramente atingida pelo estouro da bolha da internet, na virada do século, a agência vai descartando os seus funcionários – e aqueles que ficam não entendem a natureza do trabalho que lhes restou, uma campanha de combate ao câncer de mama. A insegurança desse instável ambiente de trabalho é tratada por Ferris com impiedosa verve satírica. Leia trecho.

 

DISCO

Divulgação


Camille: experimentalismo e uma impagável paródia de Mariah Carey

MUSIC HOLE, Camille (EMI)

A francesa Camille Dalmais, 30 anos, tem uma extensão vocal privilegiada, que lhe permite trafegar entre o rock, a world music e a música erudita. Colaborou com a banda Nouvelle Vague, que vertia sucessos do punk e da new wave para a batida da bossa nova, e o grupo brasileiro Barbatuques, que mistura canto e efeitos percussivos. Seu terceiro disco de estúdio, Music Hole, é quase todo em inglês. Em certos momentos, como Cats and Dogs, o experimentalismo predomina. Mas não há como resistir à sua imitação de Mariah Carey – com os trinadinhos irritantes da cantora americana – em Money Note.

 

DVDs

STOP-LOSS (Estados Unidos, 2008. Paramount)

Depois de mais de uma centena de missões cumpridas no Iraque, o sargento Brandon (Ryan Phillippe) e vários de seus companheiros voltam para sua cidadezinha no Texas. Todos enfrentarão terríveis dificuldades em se ajustar, protagonizando episódios de violência, embriagando-se ou caindo na apatia. Esse quadro se agrava quando os que deveriam permanecer em licença recebem a notícia de que serão de novo despachados para o deserto – stop-lossé como se chama a reconvocação compulsória de soldados voluntários. A diretora Kimberly Peirce mostra aqui a sensibilidade que já destacara seu trabalho anterior, Meninos Não Choram: um olhar apurado para o interior proletário americano.


Divulgação


O tropicalista Tom Zé: carraspana no técnico de som suíço

FABRICANDO TOM ZÉ (Brasil, 2006. Spectra Nova)

Anos atrás, o cineasta Décio Matos Jr. filmava um documentário sobre artistas brasileiros que faziam mais sucesso no exterior do que em seu próprio país. O tropicalista Tom Zé era um dos entrevistados. A trajetória do compositor baiano impressionou tanto Matos que seu projeto seguinte foi só sobre ele. Fabricando Tom Zé acompanha uma turnê européia do cantor em 2005 e traz depoimentos de Gilberto Gil e Caetano Veloso, além do cantor escocês David Byrne. Porém, nenhum deles ofusca o próprio Tom Zé, que num dos melhores momentos do documentário passa uma carraspana no técnico de som suíço que ousou desrespeitá-lo.

 

Cinemateca VEJA

Ninguém sonharia acusar o diretor James Cameron de humildade, mas o fato é que ele estava coberto de razão quando anunciou, no Oscar de 1998, que era "o rei do mundo": seu Titanic, que neste sábado, 30, inaugura a coleção Cinemateca VEJA, continua mais de 700 milhões de dólares à frente de O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei, o segundo colocado no ranking das maiores bilheterias do mundo; seu faro para escolher atores é reconfirmado, ano após ano, na cada vez mais sólida carreira de Leonardo DiCaprio e Kate Winslet; e a trágica história de amor que se desenrola no transatlântico condenado ao naufrágio encabeça quase todas as listas dos romances mais queridos da platéia. Até a pesquisa submarina a grandes profundidades Cameron ajudou a avançar com seu filme. Não são feitos para qualquer um – só para quem é rei, com uma década de reinado. E contando.

 

Como comprar a Cinemateca VEJA

Em bancas, livrarias e algumas redes de supermercado, a 13,90 reais o exemplar avulso. Para assinar, ligue 3347-2180 (Grande São Paulo) ou 0800-775-3180 (outras localidades), de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas. Pela internet, acesse www.assineabril.com

 

 
Publicidade

 



 

Fontes: Balneário Camboriú: Livrarias Curitiba; Belém: Laselva; Belo Horizonte: Laselva, Leitura; Brasília: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Saraiva, Siciliano; Campinas: Laselva, Fnac, Siciliano; Campo Grande: Leitura; Caxias do Sul: Siciliano; Curitiba: Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Saraiva, Siciliano; Florianópolis: Laselva, Livrarias Catarinense, Siciliano; Fortaleza: Laselva, Siciliano; Foz do Iguaçu: Laselva; Goiânia: Leitura, Saraiva, Siciliano; João Pessoa: Siciliano; Jundiaí: Siciliano; Londrina: Livrarias Porto; Maceió: Laselva; Manaus: Laselva; Mogi das Cruzes: Siciliano; Mossoró: Siciliano; Natal: Laselva, Siciliano; Navegantes: Laselva; Niterói: Siciliano; Porto Alegre: Cultura, Livrarias Porto, Saraiva, Siciliano; Porto Seguro: Laselva; Recife: Cultura, Laselva, Saraiva; Ribeirão Preto: Paraler, Siciliano; Rio Claro: Siciliano; Rio de Janeiro: Argumento, Fnac, Laselva, Saraiva, Siciliano, Travessa; Salvador: Saraiva, Siciliano; Santo André: Siciliano; Santos: Siciliano; São José dos Campos: Siciliano; São Paulo: Cultura, Fnac, Laselva, Livraria da Vila, Livrarias Curitiba, Nobel, Saraiva, Martins Fontes, Siciliano; São Vicente: Siciliano; Sorocaba: Siciliano; Teresina: Laselva; Uberlândia: Siciliano; Vila Velha: Siciliano; Vitória: Laselva, Leitura, Siciliano; internet: Cultura, Fnac, Laselva, Nobel, Leitura, Saraiva, Submarino, Siciliano.

Arquivo do blog