Entrevista:O Estado inteligente

sábado, maio 24, 2008

RADAR

Lauro Jardim
e-mail: ljardim@abril.com.br

 

A próxima fronteira

Marcelo Sayão/BR
Plataforma em alto-mar: Iara após Bem-Te-Vi

A sonda que comprovou a existência de petróleo na área do pré-sal conhecida como Bem-Te-Vi, na Bacia de Santos, prepara-se para se deslocar. Segue em direção a uma região apelidada de Iara, na mesma bacia. Ali, segundo a cúpula da Petrobras já fez chegar ao governo, se encontra mais uma promissora área de exploração de petróleo em águas profundas. Se a previsão se confirmar, aí mesmo é que ninguém segura a idéia de que na bacia de Santos há um megadepósito de petróleo.


 Câmara

O desafinado coral do novo imposto
Sabe o que os nobres parlamentares (ou pelo menos os líderes dos partidos) estão combinando para fazer no plenário da Câmara assim que acabar a votação em que pretendem recriar o imposto do cheque, na quarta-feira? Se o novo imposto vingar, eles vão cantar, em uníssono, o Hino Nacional e sair dizendo que salvaram a Saúde no Brasil.

Aliança PT/PP
Está prestes a ficar vago o cargo de líder do PP na Câmara. O deputado Mário Negromonte foi convidado por Jaques Wagner para ocupar uma secretaria no governo baiano. Dará a resposta ao convite na segunda-feira.

 

 Eleições 2008

Crivella vai de Duda
Na noite de segunda-feira passada, Marcelo Crivella ligou para Duda Mendonça e bateu o martelo: Duda será o marqueteiro da campanha do bispo-senador à prefeitura do Rio de Janeiro.

Aécio e Alckmin
Também via telefone, Geraldo Alckmin recebeu os parabéns de Aécio Neves na manhã de domingo passado, quando foi divulgada a pesquisa do Datafolha em que o ex-governador liderava (ao lado de Marta Suplicy) a corrida para a prefeitura.

 

 Governo

Garoto-propaganda do etanol
Lula agora despacha com um kit pró-biocombustível (que inclui um pote de vidro com biodiesel) ao lado de sua cadeira, em sua sala no Palácio do Planalto.

 

 PAC

Não é bem assim
A máquina de propaganda do PAC é voraz. Bota na sua conta tudo o que vê pela frente. Na semana passada, o governo anunciou investimentos do PAC de 868 milhões de reais em obras de duas represas em São Paulo. Quase 1 bilhão... Só que essa é a soma dos investimentos de município, estado e União – e neste total a União entrou com cerca de 30%.

 

 São Paulo

À mesa, com José Serra
José Serra anda de dieta. Já perdeu 2 quilos. Cortou os doces e (os muitos) chocolates que costumava comer. E, na contramão do que se vê por aí, trocou o vinho pelo uísque.

 

 Economia

Fios egípcios
O projeto de instalar uma fábrica na Ásia continua na cabeça de Josué Gomes da Silva. Mas a internacionalização da Coteminas o levará antes ao Oriente Médio – mais especificamente ao Egito, onde (está quase tudo certo) a empresa abrirá uma fábrica.

Compram-se bancos
Não foi só para comandar uma conferência anual do Itaú que Roberto Setúbal esteve em Nova York na semana passada. Setúbal aproveitou para visitar vários presidentes de bancos americanos. O objetivo das conversas era sempre o mesmo: comprar operações desses bancos no Brasil.

Ombro a ombro
O valor de mercado do Itaú e do Bradesco encostou no valor da Goldman Sachs, um dos maiores bancos de investimento do mundo e um dos ícones do mercado financeiro global. Algo em torno de 70 bilhões de dólares. A expectativa é que deixem a Goldman para trás nas próximas semanas.

 

Agora a venda é para valer

Lailson Santos
Herchcovitch: nova parceria


Está sacramentada (embora ainda não assinada) a nova tentativa de Alexandre Herchcovitch de vender suas marcas. A transação será anunciada durante a Fashion Week, daqui a três semanas: o estilista está vendendo o seu negócio e passa a integrar o quadro de criadores da InBrands, holding de moda criada há um ano que é dona da Ellus e da grife Isabela Capeto. Em janeiro, Herchcovitch anunciou com estardalhaço uma transação semelhante com o grupo I’M. Acabou micando quando o I’M enfrentou dificuldades. O negócio foi desfeito no início de abril. Nesse momento entrou na passarela a InBrands (uma parceria entre ex-sócios do banco Pactual e Nelson Alvarenga, da Ellus). Procurou Herchcovitch e rapidamente costurou uma proposta.

 

 Brasil

Muita ONG para pouco índio
Nada menos que 57 ONGs constam na relação de "apoiadores e organizadores" do encontro no Pará em que o engenheiro da Eletrobrás Paulo Rezende foi atacado por índios e levou um golpe de facão no braço. As estimativas sobre o número de índios que participaram do evento vão de 200 a 1 000 silvícolas. Dá, portanto, uma média de uma ONG para cada três índios, no primeiro caso, ou de uma para cada dezessete índios, no segundo. É muito cacique para pouco índio.

 

 Consumo

Onde o brasileiro compra
Uma pesquisa inédita sobre hábitos de consumo realizada pela LatinPanel para a Associação Paulista de Supermercados revela que o pequeno varejo (padarias, bares e mercearias) ainda é um poderoso ponto-de-venda de diversos itens. Produtos como requeijão, inseticida, polpa de tomate, café solúvel e adoçante, entre dezenas de outros, têm mais de 60% do total das vendas no país feitas nesses locais. Na outra ponta estão biscoitos, sabonete, açúcar, óleos, creme dental, iogurte e maionese, que têm mais de 70% de suas vendas concentradas nos supermercados. O objetivo da pesquisa para os supermercados é evidente: saber onde podem apontar suas baterias para crescer.


Colaboraram Felipe Patury e Ronaldo Soares

 



 
Foto Roslan Rahman/AFP

 

Arquivo do blog