Entrevista:O Estado inteligente

sábado, abril 26, 2008

RADAR

Lauro Jardim (ljardim@abril.com.br)

STF

Toffoli na cabeça
Se Ellen Gracie for mesmo representar o Brasil na Corte de Haia, o advogado-geral da União, José Antonio Toffoli, entrará em sua vaga no Supremo – pelo menos é o que o próprio Lula tem dito reservadamente. Aos 40 anos, o advogado eleitoral do PT nas últimas eleições será o mais jovem ministro do STF.

Eleições 2010

Que Dilma que nada
Aos tucanos mais próximos, FHC tem dito não acreditar que a candidatura Dilma Rousseff decole. Para ele, o candidato que Lula sacará mais à frente da manga do paletó será Fernando Haddad.

Eleições 2008

Da boca para fora
Lula conversou com Aécio Neves pelo telefone na quinta-feira à noite, logo após a executiva nacional do PT ter vetado a aliança do partido com o PSDB para a eleição de Belo Horizonte. Disse que "foi burrice" o que o PT fez. Mas será que o PT é tão independente assim de Lula?

Serra trabalha em silêncio
José Serra articula também o apoio do PP a Gilberto Kassab. Mas como fica Paulo Maluf, que se declarou candidato do PP à prefeitura de São Paulo? Sim, ele é candidato, e nada indica que deixará de sê-lo. Serra, que tem trabalhado em silêncio, já se reuniu com o deputado Vadão Gomes (PP-SP) para tentar atrapalhar os planos de Maluf.

Lula segura o preço da gasolina

Ricardo Stuckert/PR
Lula: a Petrobras quer o reajuste, mas ele não


O barril de petróleo bateu 120 dólares. Isso significa que o preço dos combustíveis aumentará? A Petrobras quer. O Banco Central fala dessa possibilidade. O mercado financeiro especula. Mas Lula é contra. No governo, a grande resistência ao reajuste é dele, tendo Guido Mantega como coadjuvante. O presidente teme que um aumento agora seja o combustível que faltava para pressionar ainda mais a inflação. Desde setembro de 2005 não há reajuste de combustível no país.

CPI dos Cartões

Nove ônibus
Entre os gastos secretos da Presidência a que a CPI teve acesso, consta um aluguel de carros e nove ônibus para um evento com Lula. Nove ônibus? Deve ter sido uma festa dos diabos. O.k., são gastos secretos, mas alguém aí poderia dar uma boa explicação para o aluguel dessa frota?

Brasil

Um país generoso
A Argentina acaba de oficializar a suspensão nas exportações de trigo para o Brasil. Em reação a essa medida, o governo brasileiro vai anunciar nos próximos dias o envio de quase 1 000 megawatts de energia por dia para que os argentinos não sofram com o inverno. Pelo acordo, o Brasil "emprestará" energia entre maio e agosto. E a Argentina a devolverá entre setembro e novembro. Para que o leitor tenha uma idéia do que representa 1 000 megawatts por dia: é o suficiente para abastecer duas cidades como Brasília.

Vende-se
Zuleido Veras – lembra-se do pivô da Operação Navalha? – está tentando vender a Ecosama, sua empresa de saneamento, à Odebrecht.

Itamaraty

Troca-troca em Assunção
Governo novo, embaixador novo: o Brasil vai trocar o titular de sua embaixada no Paraguai. Eduardo dos Santos está deixando Berna em direção a Assunção. E Valter Pecly sai do país de Fernando Lugo para assumir o consulado em Londres.

Economia

Mexida no mercado
Entre os altos executivos financeiros, o assunto era um só na sexta-feira passada: estariam para ser anunciadas, nas próximas semanas, mudanças na cúpula do UBS Pactual. Sócios graúdos estão em intensas negociações para deixar o banco.

Bode compra gráfica da Globo
Sem alarde, a Globo acaba de vender a Globo Cochrane, a gráfica onde imprime suas revistas. Quem comprou foi o investidor e ex-banqueiro Antonio José Carneiro, o Bode. Pagou 130 milhões de reais. A idéia de Bode é adquirir outras gráficas de médio porte Brasil afora.

Aviação

Pelos ares
A economia segue aquecida: no dia 18, véspera do último feriadão, a Gol (somada à Varig) bateu o recorde brasileiro de transporte de passageiros num só dia: 103 060.

Os aviões da Bahia
Michael Klein, o número 1 das Casas Bahia, recebeu há pouco mais de um mês seu novo brinquedinho de 30 milhões de dólares – um jato executivo Challenger 605. Com ele, dá para levar cinco passageiros de São Paulo a Miami sem escalas. É suficiente? Não. Os dois hangares das Casas Bahia no Campo de Marte, em São Paulo, guardam também um turboélice King Air 350 e um Citation Sovereign, de 20 milhões de dólares, que lá chegou há quatro meses. É suficiente? Não. Os hangares estão recebendo um novo super-helicóptero Agusta AW-139 para se juntar aos dois outros que servem à empresa.

Ele está montado nos bilhões,
mas não compra nada

Marisa Cauduro/Valor/Folha Imagem
Benjamin Steinbruch: multiplicação de fortuna em menos de três anos


Benjamim Steinbruch tem bons motivos para rir – e todos eles podem ser resumidos em três letras maiúsculas, CSN, e no excelente negócio que fez três anos atrás. Em junho de 2005, ele comprou 25% da empresa do velho sócio de sua família, Jacks Rabinovich, por cerca de 1 bilhão de dólares. Juntou com a parte que detinha e passou a controlar a siderúrgica sozinho. Hoje, o valor de mercado da CSN é de 36 bilhões de dólares. O que intriga, no entanto, é que Steinbruch, montado nesses bilhões e com o real valorizado, não tenha feito até agora nenhuma aquisição no exterior.

Publicidade

Foto Fábio Motta/AE


Arquivo do blog