Entrevista:O Estado inteligente

sábado, janeiro 26, 2008

Radar

Lauro Jardim
e-mail: ljardim@abril.com.br


Eleições 2008

Para Lula está o.k.
A inusitada coligação entre PT e PSDB numa grande capital pode, sim, tornar-se realidade. Numa conversa com Lula, na quarta-feira passada, o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, recebeu o sinal verde para fazer andar a união de opostos. O nome que vai juntar os dois lados é mesmo o de Márcio Lacerda, secretário de Desenvolvimento Econômico do governo Aécio Neves e ex-secretário executivo de Ciro Gomes no Ministério da Integração Nacional.

Serra e a turma da boquinha
De José Serra, sobre as reclamações da turma de Geraldo Alckmin de que teria demitido o grupo do ex-governador quando assumiu o governo de São Paulo: "Quem presta do PSDB está no meu governo. Os que não estão são a turma da boquinha".

Salada paulistana
Só faltava essa: Paulo Maluf está ameaçando se apresentar em breve como candidato a prefeito de São Paulo.

Ela ainda não se deu por vencida

Celso Junior/AE
Dilma: nome alternativo para a Eletrobrás

De público nenhuma manifestação, é óbvio, mas Dilma Rousseff continua trabalhando como pode para barrar algumas indicações do PMDB para o setor elétrico. A começar pelo nome de Evandro Coura, indicado de José Sarney para comandar a Eletrobrás. Dilma chegou até a conversar com o próprio Sarney sobre o assunto. Também tem contatado outros políticos – como Sérgio Cabral e Delcídio Amaral – para articular uma alternativa a Coura. Ela aposta suas fichas, com poucas chances, em Flávio Decat, hoje diretor da Cemig e também ligado ao PMDB.

Carnaval

Presidente no Sambódromo
A possibilidade de Lula ir ao Sambódromo neste Carnaval existe, de fato. Se for mesmo, ficará no camarote de Sérgio Cabral, na noite de domingo. Contra a idéia estão alguns assessores: escaldados com a vaia no Maracanã, na abertura do Pan, temem que a carinhosa manifestação da platéia carioca se repita em ritmo de samba-enredo.

Aviação

O atraso da Anac
A Anac estuda rever a definição de "vôo atrasado". Hoje, como sabe todo passageiro que já ficou mofando nos aeroportos brasileiros, se o avião decolar até sessenta minutos depois da hora marcada no bilhete, constará que ele saiu "na hora". A idéia da Anac é diminuir esse tempo para trinta minutos no segundo semestre.

Quer comprar?
A VarigLog – ex-subsidiária da Varig que atua no transporte de cargas – está se oferecendo ao mercado. Já houve conversas com as grandes do setor.

Segurança

A passos lentos
Finalmente, depois de muitos meses, uma parte do legado do Pan começou a ser distribuída. Dos 152 equipamentos de raio X encaixotados num depósito do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, vinte foram enviados há duas semanas para atender a Infraero em vários estados. Mas parou por aí.

Brasil

Rombos de 4,6 bilhões de reais
A Polícia Federal realizou 188 operações em 2007. Em somente cinco delas, evitou rombos aos cofres públicos no valor de 4,6 bilhões de reais – uma quantia superior ao orçamento anual da própria PF, que é de 3,4 bilhões de reais. Para este ano, estão previstas 250 operações.

O rosto da Timemania

Rodrigo Paiva/Folha Imagem
Pelé: processo rendeu um contrato


Pelé será o novo garoto-propaganda das loterias da Caixa Econômica Federal – incluindo a Timemania, a loteria que será lançada em breve para ajudar as finanças dos times de futebol. A escolha tem lógica perfeita. Mas a opção por Pelé remonta, na verdade, a um processo movido anos atrás pelo rei do futebol contra a Caixa por uso indevido de imagem. Pelé ganhou em todas as instâncias judiciais, mas, antes do julgamento final, a Caixa propôs um acordo, que envolvia justamente sua participação em campanhas de publicidade. Pelé topou.

Medicamentos

Sexo e dinheiro
Um dado para quem costuma relacionar felicidade financeira com satisfação sexual: em 2007, um ano em que o Brasil cresceu quase 5%, caiu o mercado de medicamentos para impotência – ou disfunção erétil, na linguagem politicamente correta. Ou seja, com mais dinheiro no bolso, o brasileiro recorreu menos aos Viagras da vida.

Economia

Em paralelo
Há duas operações em curso relacionadas entre si e que estão caminhando para um desfecho. São elas: o anúncio da compra da Brasil Telecom pela Oi e a conclusão das investigações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre quem teria se privilegiado com a valorização das ações das duas teles, por ocasião do vazamento da informação da transação.

BRMalls avança
Mudou o foco da BRMalls, a líder no setor de shopping centers do país. Desde que foi criada, a empresa da GP Investimentos trabalhou em cima de aquisições de shoppings prontos. E adquiriu trinta em pouco mais de um ano. Agora, avalia que as boas oportunidades acabaram e vai comprar os terrenos e construir os shoppings.

O rei do fitness
O empresário Alexandre Accioly virou o número 1 das academias de ginástica do Brasil. No Rio de Janeiro e em Brasília, ele é dono da A!BodyTech e agora, sem alarde, Accioly acaba de comprar por 75 milhões de reais a Fórmula, a maior academia de São Paulo. Somado, isso significa um faturamento anual de 130 milhões de reais.


Colaborou Ronaldo Soares






Arquivo do blog