Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, outubro 24, 2007

ISRAEL DIVIDIDA Nahum Sirotsky -

Israel

Pressupostamente em novembro deve se realizar a Conferencia da Paz visando o fim do conflito israelense-palestino que já dura 60 anos e proposta pelo presidente Bush.Ainda não se tem uma data certa nem a lista dos que serão convidados.Não se chegou a um acordo sobre o documento que deve servir de base ´a reunião.

.Na segunda-feira, divulgou-se que a caravana do primeiro ministro de Israel,Ehud Omert, que deveria viajar a Jericó, cidade palestina a meia hora de Jerusalém,para mais uma reunião com o presidente da Autoridade Palestina, foi adiada. Motivos políticos, foram as explicações oficiais, razões de segurança, foram outras .Souberam os serviços de segurança interna de Israel que estava em preparo um ataque de tocaia por elementos do El Fatah, partido do líder palestino, ao veiculo que transportaria o chefe do estado judeu que a esta num encontro com o presidente da França em Paris.

Na\ quarta-feira deverão ocorrer varias cerimônias em memória de Itzhak Rabin, chefe de governo e herói de guerra que foi assassinado há doze anos por um jovem estudante judeu, um fanático determinado a impedir o processo de paz com os palestinos que ele havia iniciado.. O assassino foi preso em flagrante e condenado a prisão perpetua mas o processo foi interrompido, Em ambos os lados, o palestino e o árabe, existem forças decididas a impedirem o entendimento.

O Fatah que apoia Abu Mazen, foi expulso de Gaza pelo partido palestino fundamentalista, Hamas, tem alas que como os islamitas, se opõem a um acordo de paz e nunca chegou a declarar que desistia do uso da força e táticas terroristas contra os judeus. O Hamas tem o argumento que onde Maomé pisou é sagrado para os muçulmanos. Pela tradição, o Profeta esteve na colina onde Salomão construiu o Templo para preservar as Rochas dos Mandamentos. A esplanada á frente é chamada de Magnífica Esplanada pelos muçulmanos..E ela se vinculam todos os territórios nos quais se implantou o estado de Israel de existência inaceitável pois sagrados por extensão.

Ehud Olmert e Abu Mazen manifestam confiança em que chegarão a um documento

aceitável como ponto de partida para a Conferencia.Na versão palestina corrente a declaração fala de todas as questões que os lados se comprometeriam a resolver depois de aprovado na Conferencia . Os paises-membros seriam os garantes. Mas Olmert insiste que não há acordo algum até agora. Ele foi a Paris como irá a Londres para

trocar informações sobre o Irã que estaria se aproximando de ter a sua Bomba, o que alegam americanos, franceses e ingleses , passará a dominar de fato paises que controlam 55 por cento do petróleo e gás do quais depende a economia internacional. E não esquecem de lembrar que a Rússia de Putin se infiltra no Oriente Médio e é a principal fornecedora de equipamentos necessários ao desenvolvimento de armas atômicas. A Rússia nacionalista que procura se reafirmar como grande potencia e responde por cerca de 15% do petróleo essencial a Europa ..E que poderá firmar alianças com o Irã.>Então terão o mundo pelo gogô.

Em Israel agremiações das direita repelem as hipóteses de concessões que Olmert

se disporia a realizar em troca de um acordo de paz com os palestinos..São contra dividir Jerusalém em duas municipalidades e soberanias diversas, a israelense e a palestina.Seria o mesmo que ter o Hamas em cada esquina da cidade, argumentam.Abu Mazen, enfatizam, so se sustenta porque a cidade onde vive e tem seu governo,Ramala, é protegida pelas forças armadas de Israel.Não concordam em retiradas de milímetro algum dos chamados territórios ocupados ou disputados.Nada de concordar com o direito de retorno dos palestinos exilados pois seria o mesmo que um suicídio do estado judeu. Ameaçam deixar a coligação de governo que,se o fizerem , perderá a maioria e será derrubada.

O grupamento da Direita inclui partidos nacionalistas e os partidos religiosos.,O líder do Partido Trabalhista, Ehud Barak, atual ministro da Defesa, rejeita a hipótese das divisão de Jerusalém o que declara abaixo-assinado contendo as assinaturas de 61 membros do |Parlamento, metade mais um. maioria absoluta. O atual Primeiro Ministro,portanto, não teria condições de chegar á Conferencia com um documento aprovado pelo seu Parlamento e aceitável aos palestinos. E sem um tal documento cairia o governo de Abu Mazen.E o Hamas ascenderia ao Poder. .Ou

Haverá imediato e violento levante palestino que poderá\ atrair reforços do mundo muçulmano como aconteceu no Iraque e Afeganistão..E até mais do que isto..

Estão vindo de Washington o principal assessor de segurança nacional de Bush

.Logo depois voltara Condoleeza Rice, a secretaria de Estado´para Relaçoes Exteriores. O governo Bush não desiste do objetivo de uma conferencia que possa ser qualificada de bem sucedida. Mas no Oriente Médio ninguém é eotimista.

Arquivo do blog