Entrevista:O Estado inteligente

sábado, julho 28, 2007

Radar

Felipe Patury

POLÍTICA

Vai pegar?
O Conselho de Ética do governo aprovou uma resolução que considera as funções de funcionários públicos incompatíveis com as de dirigentes partidários. Por essa decisão, deveriam deixar a Esplanada Tarso Genro, Luiz Dulci e Marco Aurélio "Top, Top, Top" Garcia, entre outros.

Charme só na oposição
Aécio Neves pediu ao Ibope que avaliasse sua eventual transferência para um partido da base do governo, como o PMDB. O resultado é desestimulante. A pesquisa mostra que a força de Aécio está em fazer uma oposição light a Lula. Ao lado do governo, ele perde substância.

Guerra no PP
Acabou a paz no PP. A bancada do partido na Câmara pretende romper o acordo feito com o senador Francisco Dornelles, que deveria se tornar o novo presidente da agremiação. O grupo lançará o deputado alagoano Benedito de Lira para concorrer ao cargo.

De cara nova na TV
A cúpula dos Democratas, ex-PFL, quer adotar uma resolução obrigando seus diretórios a lançar candidatos a prefeito em todas as cidades onde houver emissoras de TV. Com a medida, pretende aumentar a exposição do partido e tentar consolidar sua nova imagem.

Alckmin lidera em São Paulo

Lailson Santos
Alckmin: à frente nas pesquisas


O Vox Populi concluiu uma pesquisa sobre a corrida municipal em São Paulo. Por encomenda de Paulinho da Força, do PDT, foram analisados dez cenários. O tucano Geraldo Alckmin lidera em todos nos quais aparece. Confrontado com a petista Marta Suplicy, ganharia por 31% a 28%. Sem ele, quem leva é Marta, que chega até 33%. O prefeito Gilberto Kassab, do DEM, varia entre 7% e 18%, de acordo com os oponentes, índices semelhantes aos de Paulinho. Arlindo Chinaglia, regra-três do PT para o caso de Marta não se candidatar, varia entre zero e 1%. Paulo Maluf está no topo do ranking da rejeição, com 39%. Marta tem 18%; Kassab, 15%; Luiza Erundina, 8%; Alckmin, 4% e Paulinho, 1%.

AVIAÇÃO

Já para o hangar
A família de Antonio Carlos Magalhães devolverá à Abaeté Táxi Aéreo o avião Citation II que era usado pelo senador. A decisão alivia as contas do empresário Carlos Laranjeira, que passou a pagar o aluguel do jato à companhia depois que o grupo de ACM deixou o governo estadual.

Aeroporto no ABC
Em 2001, à frente da prefeitura de São Paulo, a ministra do Turismo, Marta "Relaxa e Goza" Suplicy, encomendou um estudo sobre a situação dos aeroportos da capital. O trabalho sugere a distribuição dos vôos de Congonhas para o Campo de Marte e Guarulhos, além da construção de um novo terminal no ABC paulista. É muito parecido com o que Lula anunciou há dez dias.

NEGÓCIOS

Fora da cadeia
Amigo de Mario Covas e Geraldo Alckmin, o empresário Sérgio De Nadai já dominou o fornecimento de refeições para os presídios paulistas. Nos últimos tempos, vem perdendo concorrências nesse setor. Na gestão de José Serra, passou a tentar diversificar sua clientela na iniciativa privada.

Vai dar Bode
A oferta hostil do empresário Antonio José Carneiro para a compra da construtora carioca João Fortes se encerra nesta terça-feira. Bode, como ele é conhecido, passará a comandar a empreiteira. A participação da família Fortes, atual controladora, cairá de 40% para 10%. A família será representada no negócio pelo ex-deputado Márcio Fortes.

SEGURANÇA

Alô, aqui é o PCC
O Ministério Público paulista descobriu que o PCC surrupiou 330 linhas de celular da Vivo. O bando aliciou uma funcionária da telefônica para identificar e roubar linhas de clientes corporativos que não estavam em uso. Depois que a funcionária repassava os números, um hacker entrava nos computadores da Vivo para habilitá-los. O promotor José Reinaldo Carneiro, que investigou o crime, afirma que o PCC montou esquemas idênticos em outras telefônicas.

SAÚDE

Só falta fazer
Uma pesquisa do Ministério da Saúde indica que 82% da população sabe o que fazer para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Em Campo Grande, onde foi registrado o maior surto da epidemia no último verão, a taxa de conhecimento chega a 92%.

Mal do peito
Outra doença cujo combate se tornará prioritário para o governo é a tuberculose. A cada ano, surgem mais 85.000 casos no país. Na semana passada, José Gomes Temporão decidiu transferir a gestão do Centro Hélio Fraga, no Rio de Janeiro, dedicado ao tratamento do bacilo de Koch, para a Fiocruz, o centro de excelência do Ministério da Saúde.

PORTOS

Três contra um
Três associações empresariais da área portuária – a de terminais de contêineres, a de terminais portuários e a de recintos alfandegados – se uniram contra a Milan, única fabricante de empilhadeiras utilizadas em portos. Como estrangeiros não podem participar desse mercado, a Milan tem, na prática, o monopólio do setor. As associações dizem que ela está quebrada, faz produtos de má qualidade e não garante as entregas. O caso está sob análise do Ministério do Desenvolvimento.

CINEMA

Vargas no cinema
O autor de novelas Lauro César Muniz negocia com produtores de cinema a realização de um filme sobre os episódios que levaram o presidente Getúlio Vargas ao suicídio. A produção, cujo título provisório é Os Últimos Dias de Getúlio, deve ser dirigida por Daniel Filho.

A fruta podre do aloprado

Dida Sampaio/AE
Lorezetti: ele fez churrasquinho da Amafrutas

Em 2003, Lula inaugurou no Pará a fábrica de sucos Nova Amafrutas. Na oportunidade, elogiou o seu idealizador, Jorge Lorenzetti, o chefe do bando dos aloprados. Um ano depois, Lorenzetti abandonou a Amafrutas. Sem suas conexões com Brasília, a fábrica fechou no ano passado e deixou um papagaio de 30 milhões de reais para o Banco da Amazônia. Alguns empresários quiseram assumir o débito e o projeto. Como o banco recusou, a Amafrutas permaneceu fechada. Há dez dias, a indústria foi invadida por sem-terra, que roubaram o que puderam e depredaram o resto. Agora, o patrimônio não cobre mais as dívidas.

Colaboraram Juliana Linhares e Leonardo Coutinho
e-mail: fpatury@abril.com.br


Arquivo do blog