Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, julho 27, 2007

Painel - Tabelado

Painel - Tabelado


Folha de S. Paulo
27/7/2007

Diante da grande variação de valores encontrada no exame das obras realizadas pela Infraero nos aeroportos do país, o TCU resolveu elaborar uma lista de preços com pisos e tetos, cobrindo itens como metro quadrado de concreto e quilômetro de asfalto. O objetivo é levar a estatal a seguir esses parâmetros daqui por diante e até a renegociar contratos anteriores. "Muitas obras estão paradas por ordem do TCU porque a Infraero não oferece parâmetros de preço", diz o procurador-geral do órgão, Lucas Furtado.
Ele aponta como exemplos as reformas feitas em Vitória (ES), Macapá (AP), Goiânia (GO) e Guarulhos (SP). Neste último, o tribunal reduziu em 10% a previsão da Infraero de gastos de R$ 1 bilhão para a construção do novo terminal e da terceira pista.

Limpa
Nelson Jobim tem pressa. Menos de 24 horas depois de sua posse no Ministério da Defesa, o "Diário Oficial" registrou ontem a exoneração de três funcionários da era Waldir Pires: além do chefe-de-gabinete, Ricardo Silva, dois responsáveis pela política de aviação civil, Raimundo Souza e Rigobert Lucht.

Atrito
Quem conhece Jobim de longa data e assistiu ao nascimento do Ministério da Defesa está curioso para ver como os militares reagirão, passadas as boas vindas de praxe, ao mais mandão dos titulares que a pasta já teve.

Suplente
O brigadeiro José Carlos Pereira vai cair sem ter assumido oficialmente a Infraero. Nomeado na condição de interino em março do ano passado, jamais foi efetivado na função por Lula.

A conferir
Na reunião a que compareceram anteontem no Palácio do Planalto, representantes da TAM e da Gol disseram que não têm planos de aumentar os preços de suas passagens tão cedo. Avaliam que o filme das empresas aéreas está queimado demais para tanto.

Cortesia 1
A convite da TAM e com todas as despesas pagas, o diretor da Anac Josef Barat foi a Nova York, em dezembro de 2006, para ser palestrante de um evento da empresa na Bolsa de Valores. O tema era "desenvolvimento do setor aéreo". No passado, a TAM foi cliente da empresa de consultoria de Barat.

Cortesia 2
A justificativa para a viagem paga de Barat, aceita pela corregedoria da agência reguladora, foi que o evento em Nova York resultaria em "maior ingresso de recursos no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento e a geração de empregos".

Voto contra
Chamada por Lula a entrar nas investigações em Congonhas, a PF deve concluir, em seu inquérito, que a pista principal não tem condições de receber aeronaves com peso igual ou superior ao do Airbus-A320 da TAM acidentado no dia 17.

Marcha lenta
Passados os primeiros dias de comoção diante da tragédia em Congonhas, a CPI do Apagão Aéreo da Câmara voltou ao ritmo anterior. Ontem, apenas 8 dos 48 membros compareceram ao depoimento do brigadeiro Jorge Kersul. O presidente, Marcelo Castro (PMDB-PI), curte férias na Rússia.

Ah, bom!
Resposta de deputados petistas a quem aponta contradição entre o discurso de Lula na campanha de 2006 e a proposta de vender 49% das ações da Infraero: "Não é privatização. O governo manterá o controle".

Mix
O PPS prepara seu programa de TV, em setembro. Vai misturar as vaias a Lula no Maracanã com o "top, top, top" de Marco Aurélio Garcia.

Obra aberta
Três semanas após as votações nos municípios, o PT paulista ainda não concluiu a lista de delegados para a etapa estadual do congresso do partido. Controlada pelo ex-Campo Majoritário, a direção regional já virou alvo das outras correntes internas, que dizem temer manipulações no resultado.

Tiroteio

"Parece que, enquanto o brigadeiro J. Carlos cozinhava o pepino, a batata dele assou."
Do deputado JOSÉ CARLOS ALELUIA (DEM-BA) sobre o presidente da Infraero, José Carlos Pereira, que, às vésperas de ser demitido, comparou a administração da crise aérea à necessidade de "cozinhar o pepino".

Contraponto

Relaxa e interroga
O depoimento do brigadeiro Kersul Filho, chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), à CPI do Apagão Aéreo da Câmara já rumava para sua segunda hora, ontem, quando o relator Marco Maia (PT-RS) fez um alerta:
-Aos deputados que têm embarque programado para as próximas horas, recomendo que desmarquem seus vôos, pois este é um depoimento muito importante!
O vice-presidente da comissão, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), interveio para tranqüilizar os colegas:
-Bom, do jeito que está a situação nos aeroportos, ninguém precisa se preocupar. O vôo vai atrasar mesmo...

Arquivo do blog