Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, julho 27, 2007

Mónica Bérgamo - Indiferente e grosseiro




Folha de S. Paulo
27/7/2007

As críticas à Anac, a agência do setor aéreo, vão além da suposta subordinação às companhias aéreas. De acordo com documento da ouvidoria do órgão, o usuário que tentar registrar reclamação vai encontrar salas "mal localizadas e mal equipadas", com servidores "totalmente despreparados" para o atendimento. Terá tratamento "indiferente ou grosseiro" e "nenhuma orientação ou esclarecimento sobre o problema apresentado".

URGENTE
O documento, encaminhado à direção da Anac, diz que a "ouvidoria considera urgente que sejam tomadas decisões para agilidade, presteza e qualidade no atendimento". Foi elaborado em abril.

RECORDAR É VIVER
No auge da crise do mensalão, quando ainda era ministro do Supremo Tribunal Federal, o novo ministro da Defesa, Nelson Jobim, teve em mãos processo explosivo: o da quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de Paulo Okamoto, o amigão de Lula que pagou dívidas do presidente com dinheiro vivo. A CPI dos Bingos já havia obtido os dados de Okamoto. Por meio de liminar, Jobim determinou que os documentos fossem lacrados. A decisão foi mantida pelo Supremo.

ARTICULADOR POLÍTICO
Jobim tem trânsito não apenas no PT e no PSDB: ele não perde a tradicional festa caipira promovida pelo DEM em Brasília no mês de junho, onde brilha como convidado especial.

ELO PERDIDO
Jobim é também mais do que íntimo de José Serra: os dois dividiram apartamento em Brasília. Serra é padrinho do casamento de Jobim e Adrienne.

NO CÉU E NA TERRA
Frase do prefeito Cesar Maia, do Rio, ontem, perdida em meio a enorme comentário na internet: "Ministro Nelson Jobim: o aeroporto Santos Dumont continua sem certificado do Corpo de Bombeiros. Voltou a ser notificado ontem por isso. Se ocorrer algo, será mais uma equação de terceiro grau para explicar".

FILA
A greve dos fiscais federais agropecuários, responsáveis pela inspeção de cargas agrícolas que transitam pelos portos do país, leva o caos até o mar: 46 navios aguardavam ontem na baía de Santos para atracar no porto.

CÉU DE BRIGADEIRO
A TAM lucrou com o caos também no serviço de táxi aéreo. O fretamento de aviões executivos na empresa aumentou cerca de 30% este ano. O tempo médio de vôo de cada aeronave da frota da empresa subiu de 30 para 45 horas.

DUOPÓLIO
No setor de táxi aéreo, TAM e Líder respondem por mais de 90% do mercado. Na aviação dos vôos de carreira, o predomínio é da TAM e da Gol.

DENGUE NOS JARDINS
Moradores do Jardim Paulista estão preocupados com os casos de dengue na área. Em 2005, houve um único caso; em 2006, nenhum. Este ano já foram dois registros. A prefeitura diz que agentes de combate ao mosquito que transmite a doença têm dificuldades para trabalhar em áreas nobres como o Jardim Paulista. É que 50% dos moradores impedem as visitas por questões de "segurança". Lembrete: os agentes vestem uniforme e têm crachá funcional. A identidade deles pode ser "checada" pelo telefone 156, da prefeitura.

Arquivo do blog