Entrevista:O Estado inteligente

sábado, julho 28, 2007

Mercado Por que as bolsas caem no mundo

Essa doeu no bolso deles

Turbulência nos mercados reduz a euforia com
aplicações de risco e pune os novos magos de Wall Street


Giuliano Guandalini

VEJA TAMBÉM
Nesta reportagem
Quadro: Na saúde e na doença

A economia mundial avança para o seu quinto ano consecutivo de forte crescimento. O planeta é hoje 30% mais rico do que era em 2002, quando se iniciou o atual período dourado. Em todos os cantos do globo, há dinheiro saindo pelo ladrão. Tal fenômeno só foi possível graças à integração econômica e financeira dos países. Não fossem os investidores estrangeiros, por exemplo, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) não teria batido recordes sucessivos de valorização – as ações das empresas brasileiras subiram 300% desde o início de 2003. Mas essa interdependência funciona para os dois lados. Soluços em algumas dessas engrenagens também levam a reações globais e instantâneas. Foi o que se viu na semana passada. Na última quinta-feira, os mercados tiveram o pior dia desde fevereiro (veja o quadro). Desta vez, a reação em cadeia teve como epicentro os Estados Unidos. Os seguidos anos de elevado crescimento e baixo risco ampliaram rapidamente as linhas de crédito na economia americana, sobretudo no setor imobiliário. Os bancos baixaram a guarda e reduziram as exigências para liberar financiamentos. Enquanto os juros estavam em níveis extremamente baixos, tudo corria bem. Mas o ambiente mudou. Como a taxa de inadimplência extrapolou os limites previstos, os juros subiram. Temendo novas perdas, as instituições financeiras reduziram sua tolerância em relação a aplicações arriscadas e, por isso, algumas empresas não conseguiram obter financiamento. Entre os inadimplentes, havia companhias nas quais os fundos de investimento puseram dinheiro. Acendeu-se um sinal de alerta em Wall Street e nas principais praças financeiras do planeta, o que levou a uma semana de grandes perdas no mercado acionário.

Entre as instituições financeiras que mais sentiram o impacto estão os fundos de private equity. Esses fundos, extremamente agressivos e especulativos, são especializados em levantar o dinheiro de grandes investidores e utilizar os recursos para comprar companhias em dificuldade, saneá-las e depois passá-las adiante por um valor bem mais elevado. Isso tem ocorrido com freqüência no Brasil. A Varig, por exemplo, foi comprada pelo fundo americano Matlin Patterson, que desembolsou 24 milhões de dólares. Oito meses depois, a empresa foi vendida para a Gol por 320 milhões de dólares – treze vezes o valor inicial. No capitalismo, os fundos de private equity têm a virtude de captar e alocar recursos com grande eficiência, estimulando negócios que muitas vezes parecem fadados ao fracasso.

Richard Drew/AP
Trader desconsolado em Nova York: a bolsa teve o segundo pior dia do ano


Os principais investidores dos private equity são milionários anônimos, atraídos pela possibilidade de rentabilidade elevada – em torno de 20% ao ano, contra menos de 5% dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos. Por isso eles cresceram tão rapidamente (veja quadro abaixo). O fundo americano Blackstone, criado em 1985, foi um dos pioneiros nesse ramo. Seu nome faz referência ao de seus dois fundadores, Stephen Schwarzman e Peter Peterson – schwarz é "negro" em alemão, enquanto Peter deriva do nome grego Petrus, que significa pedra. Daí Blackstone. O controverso Schwarzman, que leva uma doce vida entre a cobertura no Upper East Side de Manhattan e a mansão na Flórida, é um ícone dessa nova classe de magos das finanças. É agressivo nos negócios (diz gostar de "infligir dor" a seus competidores) e hábil em convencer investidores a lhes entregar dinheiro por prazos longos, não raro acima de cinco anos. A mais recente transação comandada pelo Blackstone foi a compra da rede de hotéis Hilton, por 26 bilhões de dólares. A turbulência da semana passada afetou diretamente o mercado de private equity e mostrou que tais fundos podem ter ocasionado uma bolha financeira. Isso porque seus negócios dependem de dinheiro farto, o que deixou de ser uma certeza. As ações do Blackstone, que começaram a ser negociadas no mês passado, já caíram 21%. Estima-se que, com o susto dos últimos dias, os maiores fundos tenham deixado de captar 20 bilhões de dólares com os quais contavam para quitar negócios já anunciados.

O tremor nesses fundos contaminou o Brasil. Foi esse tipo de movimento financeiro que levou a Bovespa a amargar perda de 7,87% na semana passada, apesar de não ter havido nenhum fato local que justificasse o tombo das ações. A instabilidade deve perdurar ainda por algum tempo. De acordo com estimativas do Federal Reserve (o banco central dos EUA), os americanos deixarão de pagar um total de 100 bilhões de dólares em créditos imobiliários que tomaram nos últimos anos. Haverá mortos e feridos pelo caminho, até que os excessos do passado sejam purgados. Faz parte da dinâmica regeneradora do capitalismo.


Certifica.com

Arquivo do blog