Entrevista:O Estado inteligente

domingo, julho 29, 2007

CLÓVIS ROSSI Para cansados e indignados

SÃO PAULO - Há muito mais gente "cansada" (e indignada) do que o pessoal que está lançando o "Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros", rapidamente rebatizado para "Cansei".
Gente cansada há mais tempo, aliás, e que pretende não se limitar à critica e/ou ao protesto (ainda que uma e outro sejam necessários e legítimos). Refiro-me ao "Movimento Nossa São Paulo" (www.nossasaopaulo.org.br), absolutamente apartidário e que envolve uma formidável coleção de organizações que vão desde a portentosa Nestlé até o Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável.
Cito as duas apenas para mostrar a imensa heterogeneidade do grupo, mas há muitas mais, de bancos à Unesco e Unicef, braços das Nações Unidas.
O projeto mais abrangente do "Nossa São Paulo" é preparar uma base de dados sobre São Paulo que permita que, na campanha eleitoral do ano que vem, sejam apresentadas propostas com metas quantificáveis. Candidato que vier com "a minha prioridade é a educação", por exemplo, será convidado a comprometer-se com metas (e prazos) tanto em número de matrículas como em qualidade do ensino. Chega de discurso vazio.
O lema da turma é "Nossa São Paulo é Outra Cidade", não por acaso parente do "Outro Mundo é Possível", que é o mote básico do Fórum Social Mundial, no qual militam alguns dos idealizadores.
Por "outra cidade" entenda-se trocar a inóspita São Paulo de hoje por uma cidade com qualidade de vida e menos desigualdade.
Como recebo grande quantidade de e-mails de "indignados" que querem se mexer e não sabem como, fica o registro.
Se você faz parte do coro e quer se mexer, confira com seus próprios olhos: a próxima plenária é no dia 6, no cine Bombril (av. Paulista 2.073), das 9h30 às 12h.

crossi@uol.com.br

Arquivo do blog