Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, maio 25, 2007

RADAR LAURO JARDIM


• OPERAÇÃO NAVALHA

Duro de matar
Quem conhece Zuleido Veras de longa data garante que ele não abrirá o bico por nada neste mundo. O problema para ele é conseguir um pacto de silêncio de seus quatro diretores implicados no escândalo.

Ele sabe tudo
Preste atenção neste nome: Paulo Villas-Boas. Ex-superintendente financeiro da Gautama, Villas-Boas brigou com o agora notório Zuleido Veras em julho de 2006. Em seguida, entrou com uma ação trabalhista contra o empreiteiro. No processo, que corre na Justiça baiana, expõe alguns métodos de operação do ex-patrão.

País dos escândalos
A CPI do Apagão Aéreo mal começou os seus trabalhos e já foi engolida nas manchetes pela Operação Navalha.

A Bahia está unida
Pode reparar: à exceção de Geddel Vieira Lima, que mandou a borduna em Zuleido Veras, ninguém mais fala mal do empreiteiro na Bahia. A navalha da Polícia Federal operou o milagre da união entre carlistas, petistas e outros menos votados.

"Não o conheço"
O petebista pernambucano José Múcio Monteiro, líder do governo na Câmara, nega qualquer vinculação com Zuleido Veras ou com a liberação de repasses para obras em Jaboatão dos Guararapes (PE). "Não conheço o Zuleido, e Jaboatão não é meu reduto eleitoral", afirma. De fato, não houve liberação recente de repasses para o município.

Laços de amizade

Bruno Spada/Ag. Brasil
Wagner: andou na lancha de Zuleido, mas garante que não sabia

Jaques Wagner se encrencou todo com a história da lancha de Zuleido Veras, na qual passeou pela Baía de Todos os Santos em novembro passado (e ainda levou a bordo a ministra Dilma Rousseff). Mas poderia ter sido pior. Seu amigão Guilherme Sodré, o lobista da Gautama que pediu a lancha emprestada ao empreiteiro, quase foi nomeado representante do governo da Bahia em Brasília. No fim do ano passado, Wagner chegou a fazer algumas consultas a respeito, mas acabou desistindo da idéia.

• PSDB

FHC volta a Brasília
Depois de muito tempo, FHC volta a Brasília nesta segunda-feira. Mas nada de encontro com Lula. Ele será homenageado pelo governador José Roberto Arruda com um almoço.

Novamente presidente
A propósito, setores influentes do PSDB voltam a pensar em FHC para assumir a presidência do partido no fim do ano.

BRASIL

Olho neles
Lucas Furtado, procurador-geral do Ministério Público no TCU, entrou com uma representação pedindo que o órgão passe a fiscalizar também contratos e licitações celebrados pelos ocupantes dos cargos que foram objeto de nomeação política. Ou seja, presidência de Furnas, diretorias da Petrobras, da BR, da CEF e uma penca de bons postos. Seria uma espécie de vigilância redobrada dos afilhados políticos.

• ECONOMIA

Nosso homem no Bird
O Ministério da Fazenda bateu o martelo: o substituto de Otaviano Canuto na diretoria executiva do Brasil no Banco Mundial (Bird) será Luiz Awazu Pereira. Entre 2004 e 2006, Pereira, ex-secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, foi o número 1 entre os servidores federais que mais receberam diárias em viagens. Um total de 289.365 reais.

Troca-troca nos ares
A Nova Varig está fechando um acordo para compartilhar vôos com a American Airlines, que acabou de desfazer sua parceria com a TAM.

A favorita
A alemã Lanxess é hoje a favorita para a compra da Petroflex, a maior produtora de borracha sintética da América Latina.

A briga pelo Brasileirão

Eurico Dantas/Ag. O Globo
Maracanã: Record obriga a Globo a abrir o cofre

A Record, como se sabe, ofereceu 600 milhões de reais pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2009. A Globo, eterna detentora desses direitos, paga hoje 300 milhões de reais. Mas já acenou com uma proposta de 380 milhões de reais por temporada aos clubes. É pouco. Terá de abrir o cofre para manter o Brasileirão em sua telinha. Os clubes, de modo consensual, topam renovar com a Globo por uma proposta 10% menor do que a da Record – menos do que isso, correm para os cofres fundos da emissora do bispo. Segundo os clubes, a favor da Globo pesam a audiência substancialmente maior e a tradição da emissora no futebol.

• CONSUMO

Um "alô" de 2 000 reais
Vem aí o celular mais caro do mercado. A Vivo está trazendo em junho para o Brasil o aparelho da grife Prada. Um brinquedinho de luxo para quem pode pagar cerca de 2.000 reais para dizer "alô".

• CIGARROS

Por enquanto, só fumaça
Está em queda livre o ânimo dos ex-tabagistas que entram com processos indenizatórios contra os fabricantes de cigarros. A Souza Cruz registrou no ano passado a abertura de 22 ações desse tipo contra a empresa. É o menor número desde o pico de 2001, quando foram abertos 96 processos. Neste ano havia dez ações até a semana passada, contra onze no mesmo período de 2006. Até hoje, nenhum ex-fumante conseguiu vencer a indústria de cigarros no Brasil. Desde 1995, foram abertos 475 processos contra a Souza Cruz, 301 deles ainda correndo na Justiça.

• TELEVISÃO

Fim de um sufoco...
A novela das 8, que patinou no ibope desde que estreou, há quase três meses, finalmente entrou no trilho esperado pela Globo. Na semana passada, Paraíso Tropical alcançou uma média de 47 pontos. A subida tem um responsável – Mário Lúcio Vaz, diretor artístico da Globo. Ele determinou que o autor, Gilberto Braga, jogasse logo no ar várias tramas que originalmente se desenrolariam bem mais tarde. Deu certo.

...início de outro
Agora, Mário Lúcio deu a mesma ordem aos responsáveis pela novela das 6, que se arrasta com um ibope aquém das expectativas da Globo.



Com Jan Theophilo
e-mail: ljardim@abril.com.br


Arquivo do blog