Entrevista:O Estado inteligente

sábado, maio 19, 2007

MILLÔR

The image “http://veja.abril.com.br/230507/imagens/millor1.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.
Oito tópicos sem dor

I O PAC não anda. E a oposição não perdoa: é um Pacderme.

II A China demonstra. Pra vitória definitiva do comunismo só estava faltando mesmo o capital.

III Corrigenda. Sérgio Porto escreveu um samba-enredo que hoje é um clássico: "O samba do crioulo doido".

Que conclui: "E foi proclamada a escravidão". Perdão, Sérgio, onde quer que você esteja, mas a conclusão está errada.

Porque quando os portugueses, de parceria com os africanos, começaram a importar seres humanos pra trabalhar de graça em seus quintais, nunca se lembraram de escrever em seus documentos: "Hoje, tanto de tanto de 1533 da era escravocrata...". E toca a dar porrada nos negros, castigos, sevícias, et cetera, sem hora ou data registrada. Por isso, no dia 13 de maio de 1888, quando assinou a lei de libertação, a princesa Isabel tornou-se a primeira a reconhecer que havia a escravatura. Proclamou-a. Parabéns, crioulo lúcido!

P.S. O decreto da Princesa tem um adendo de que ninguém fala. "E cada sensala será transformada em 100 (cem) quartos de empregada de 2x2, fundos."

IV É curioso. Com tanta anta em nosso congresso não vi, durante os últimos aumentos salariais da moçada, qualquer antagonismo.

V Agora que estão passando nos cinemas o filme de Silvio Back sobre Stefan Zweig, todos repetem que Zweig chamou o Brasil de "O País do Futuro". Corrijo. Ele escreveu que o Brasil era o país do faturo.

VI Ainda não entendi. Todas as minorias se laudam, se proclamam, se defendem, se orgulham. As mulheres, batendo no peito (nos seios), são feministas, os negros dizem, em português claro, que "Black is beautiful" e os homo se colorem e se alegram de serem chamados gays. E nós, minoria máscula em visível extinção, por que somos tão atacados por sermos machistas?

VII Zapeio no computador e me surge, de repente, o Pac-Man. Jogo no qual fui viciado antes da garotada achar que nós não tínhamos mais direito de mexer com isso. Mas pra mim, Deus do céu!, o Pac-Man já é nostalgia.

VIII Jesus foi crucificado entre o bom e o mau ladrão. Pois é: naquela época havia 50% de bons ladrões.


Não perca o seu latim
(Últimas palavras do Papa ao deixar o país)

Arquivo do blog