Entrevista:O Estado inteligente

sábado, maio 19, 2007

FERNANDO RODRIGUES


Congresso visto por dentro

BRASÍLIA - Saiu uma ferramenta útil para os interessados em acompanhar o Congresso e conhecer um pouco mais quem são os atuais deputados e os senadores. Trata-se do livro "O que Esperar do Novo Congresso - perfil e agenda da legislatura 2007/2011", produzido em parceria pelo site especializado Congresso em Foco e pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).
A publicação só está à venda na internet. Custa R$ 45 e pode ser encontrada em sites de busca. No livro é possível saber quem são os deputados e senadores empresários, os evangélicos, os católicos e quem respondia a ações criminais na Justiça até o mês de abril passado. É muito coisa.
"O que Esperar do Novo Congresso" não é leitura de entretenimento, por óbvio. Mas o eleitor encontra nas suas 400 páginas as informações necessárias para protestar contra alguma decisão de deputados e senadores ou para fazer pressão a favor de projetos de lei parados nos escaninhos do Legislativo. Há também um caráter de registro historiográfico na obra. Estão listados ali os nomes dos 122 congressistas ligados a famílias tradicionais da política. A "bancada dos parentes", quase 20% do Congresso, é mais um elemento a comprovar a influência das oligarquias no sistema partidário brasileiro.
Fica também desmontada a falsa impressão de uma suposta alta taxa de renovação do Congresso brasileiro. A cada eleição sabe-se que cerca de 50% dos eleitos são novatos. Mas a imensa maioria já militava na política em outros cargos eletivos. Só 65 dos que tomaram posse de fevereiro para cá nunca disputaram uma eleição antes.
Um aspecto da democracia ainda em falta no Brasil é a cobrança mais eficaz dos eleitos por parte dos eleitores. Conhecer melhor os políticos em quem se vota é o primeiro passo para alterar essa escrita.


frodriguesbsb@uol.com.br

Arquivo do blog