Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, abril 25, 2007

Um governo de adversários

Por Pedro Oliveira - Jornalista e presidente do Instituto Cidadão.

Afirmo que o governo Lula é o mais corrupto de nossa história nacional. Corrupção tanto mais nefasta por servir à compra de congressistas, à politização da Polícia Federal e das agências reguladoras, ao achincalhamento dos partidos políticos e à tentativa de dobrar qualquer instituição do Estado capaz de se contrapor a seus desmandos”. (Roberto Mangabeira Unger. Jornal Folha de São Paulo 15/11/2005).

"Além de a sua política econômica ter sido basicamente aquela que ele tanto combateu o Lula não fez o pacto federativo, não acrescentou nada à República. Temos a oportunidade com Geraldo Alckmin de recuperar a ética, de um governo com compromisso social porque a grande questão que o Lula fala do Bolsa Família nada mais fez que aperfeiçoar um programa do Fernando Henrique”. (Ronaldo Lessa ex-governador de Alagoas – outubro de 2006)

Nós julgamos o presidente Lula legítimo mandatário da nação. Mas isso não dá direito a ele, ao PT, e a quem quer que seja de botar debaixo do tapete qualquer tipo de ato danoso ao erário público. Este dinheiro que está indo para o mensalão é o dinheiro que está deixando de ir para a alimentação do povo, para a educação. É o dinheiro que falta nos hospitais, é o dinheiro que falta para garantir a segurança preventiva da população”. (Carlos Lupi, ministro do Trabalho de Lula).

O presidente Lula iniciou o seu primeiro mandato com o que chamei em meu livro (Arquivo Aberto-Crônica de um Brasil Corrupto pág. 123) “um governo de derrotados” e deu no que deu.Os seus principais assessores, seus vizinhos de gabinete,pessoas de sua mais estreita intimidade e principalmente o seu partido, despreparados para o poder, roubaram,formaram quadrilhas, saquearam o dinheiro da saúde, da educação dos alimentos para os pobres.Teve o seu mandato ameaçado, sua vida exposta e a podridão do seu governo escancarada para a nação.Voltou ao poder em um equivocado pleito e parece que decidiu fazer diferente: um governo de adversários .
As frases que abrem este comentário foram pronunciadas em momentos diversos da vida política brasileira. Elas, sem dúvida, traduzem a indignação nacional diante do mar de lama que invadiu a “república petista”, subiu a rampa do Palácio do Planalto e do Alvorada ( a residência oficial do presidente).
São frases fortes,ditas por um renomado filósofo e professor da Universidade de Harvard, Roberto Mangabeira Unger,pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi e pelo ex-governador de Alagoas Ronaldo Lessa.

Arquivo do blog