Entrevista:O Estado inteligente

sábado, abril 28, 2007

Um bicho diferente

Cresce nas clínicas veterinárias um tipo de "paciente" até então pouco usual no ambiente doméstico. São aves ornamentais, répteis e sagüis, como Pingo, o macaquinho que aparece na foto ao lado, à mesa do café-da-manhã da família Vesco. Tais animais já representam 15% dos atendimentos – sinal de que sua popularidade está em alta nos lares brasileiros. Os especialistas chamam atenção para um fato sobre esses bichos "exóticos": muita gente decide levar um para casa sem antes saber como vive fora de seu habitat e os cuidados (nem sempre) básicos que ele exige. Eis algumas informações sobre três das espécies mais populares:

IGUANA
Preço*: 1800 reais
O que as pessoas costumam ignorar: é um réptil que chega a medir 2,20 metros, precisa viver em ambientes com iluminação e temperatura controladas e quase não interage com as pessoas

Roberto Setton


SAGÜI

Preço: 2300 reais
O que as pessoas costumam ignorar: é boa companhia para adultos e crianças, mas, ao sentir-se ameaçado pela espécie humana, costuma obedecer prontamente aos instintos. "Fui dar banho no Pingo, ele se assustou e me mordeu com força", relata a pedagoga Taís Vesco (na foto)

TUCANO
Preço: 4500 reais
O que as pessoas costumam ignorar: quando fica irritado, dá bicadas ferozes. Vive em gaiolas equipadas que não custam menos de 1 000 reais


*Preços médios de um filhote

Cecy & Nikole

Fabiano Accorsi

A paulista Cecy Passos, 37 anos, conta que se curou de uma depressão com a ajuda de Nikole, uma gata vira-lata que adotou há sete anos. "O foco da minha vida mudou: antes só pensava em trabalho", diz a ex-executiva de uma empresa de tecnologia, hoje consultora da indústria felina. Cecy não poupa dinheiro ao investir no conforto de Nikole.

ALGUNS DOS MIMOS VENDIDOS PARA GATOS COMO NIKOLE:

Musse desembaraçante para pêlos
Preço**:
40 reais

Cristais relaxantes e energizantes para banho
Preço: 25 reais

Almofada que simula o batimento do coração materno
Preço: 75 reais


**Preços médios

Arquivo do blog