Entrevista:O Estado inteligente

domingo, abril 29, 2007

DANUZA LEÃO Viva o futuro


É muito bacana anunciar que todos os alunos vão ter computadores, mas antes vão ter de ensinar o básico

AS APARÊNCIAS enganam, quem não sabe? Muitas vezes as pessoas parecem exatamente o contrário do que são, e o pior: todo mundo acredita.
Aquele libertino e boêmio, que passava as noites na balada, quando se apaixonar -se houver uma mulher neste mundo tão séria e honesta que o mereça- vai virar outra pessoa: um marido conservador.
Adeus saias curtas e decotes mais profundos, aqueles que iam até o rim. No futuro, ele será um pai repressor, um guardião da honra da filha, que terá hora para chegar em casa e só poderá namorar bons rapazes. Já com os filhos, será outra coisa; quem não sabe que rapazes e moças são diferentes? (E sobretudo que as filhas dos outros são diferentes das dele?)
É, tome cuidado, pois as aparências costumam enganar. Se você pensa que milionário é aquele que só usa roupas de grife, sai pelos restaurantes tomando champanhe com a BMW esperando na porta e passa os fins de semana num iate, cercado de gatas, ledo engano: os verdadeiros milionários costumam usar ternos velhos e andar em carros caindo aos pedaços (mas blindados). E para que querem tanto dinheiro, afinal? Boa pergunta.
Os aparentemente mais extrovertidos costumam ser os mais tímidos, e os mais calados e discretos, os mais perigosos -no melhor sentido, naturalmente. E aquela mulher que só se veste de preto e baixa os olhos quando fala com um homem pode ser a mais devassa das devassas.
É preciso, por isso, prestar a maior atenção às pessoas e não acreditar no que elas parecem ser nem no que dizem. Com os políticos, então, é fundamental estar com os olhos e ouvidos muito abertos.
Quanto mais moralistas eles são, mais donos da verdade, mais guardiães da honestidade e da pureza, pior vão fazer, se eleitos. O pior é que tem gente que acredita, e a decepção que têm depois faz com que não acreditem mais em político algum e que pensem em rasgar o título eleitoral para nunca mais votar. Mas assim como não se pode acreditar em tudo que se ouve, também não se deve achar que tudo que dizem é mentira, e ter esperança, sempre.
Eu tenho.
Agora, por exemplo, ouvimos do presidente que a educação do Brasil vai ser das melhores do mundo; e isso não é bom? O fato de que -segundo o jornal "O Globo"- em apenas 10 dos 5.500 municípios do país os alunos atingiram a média dos países desenvolvidos, apesar de lamentável, também nos deixa cheios de orgulho, só de pensar que em breve estaremos competindo, em educação e cultura, com países como França, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá.
Só tenho uma pequena dúvida: para que isso aconteça, vai ser preciso um exército de professores bem formados, e não sei se os que temos são suficientes para dar conta de tantas crianças -e as que ainda têm três, quatro, cinco anos, já já vão entrar na escola. E formar esses novos professores, alguém falou (ou pensou) nisso? É muito bacana anunciar que num futuro próximo todos os alunos vão ter computadores, mas antes disso vão ter que consertar o teto das escolas de Recife e ensinar às crianças o básico: ler, escrever, somar e subtrair.
E que ninguém diga que eu só aponto os defeitos de nosso governo. Só esta notícia sobre a educação já vale por quase tudo que eles aprontaram, e só quero dizer mais uma coisinha: na queda-de-braço entre o que quer Lula e a ministra Marina Silva, vou estar sempre do lado da ministra, mesmo sem entender muito do assunto.
Da ministra e dos bagres.

danuza.leao@uol.com.br


Arquivo do blog