Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, dezembro 22, 2006

A voz do Brasil


Artigo - Nelson Motta
Folha de S. Paulo
22/12/2006

Nunca na história deste país -neste caso é verdade- houve um artista como Roberto Carlos. Em nenhum tempo, e por maior que fosse seu carisma ou talento, ninguém conseguiu expressar em músicas e letras, em vida e obra, o que o Brasil moderno viveu e sentiu como Roberto Carlos. Isso todo mundo sabe.
Mas ninguém sabia, nem ele, dos detalhes, dos detalhes tão pequenos de sua vida e da sua arte que lhe dão tanta grandeza, importância e transcendência. São muitas emoções, do início ao fim, em "Roberto Carlos em detalhes", de Paulo César de Araújo -o livro do ano.
É um dos maiores e melhores tributos que um artista brasileiro já recebeu em vida. E um dos mais merecidos, por tudo que Roberto nos deu de bonito, de emocionante e de positivo durante tanto tempo, por ter sobrevivido a tantas dores e sofrimentos, sempre maior e melhor, para alegrar e consolar o nosso pobre país com suas canções, que, por registrarem tão bem nossos momentos, são eternas. Roberto e o Brasil mereciam este presente de Natal.
Tenho imenso amor, respeito e admiração por Roberto Carlos, mais ainda depois desse grande livro, que nos conta em tantos detalhes, sem nunca ser vulgar ou sensacionalista, como ele viveu e sentiu, como pensa e cria, como se tornou quem é. Talvez existam pequenas incorreções na narrativa, apesar de todas as informações terem suas fontes identificadas -mas com certeza nada de grave ou relevante.
Desculpe, Roberto, mas não consigo imaginar o que possa ter ofendido você ou a memória de pessoas queridas: tudo que li, às lágrimas, revela amor e respeito, a você e à verdade histórica, num registro rigoroso e emocionante da vida e da obra de um artista genial, de um ser humano extraordinário, de um rei.

Arquivo do blog