Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, setembro 25, 2006

Lá se vai mais uma cabeça - a de Berzoini

Lá se vai mais uma cabeça - a de Berzoini

Da agência Estado:

"Na entrevista às rádios Tupi do Rio e de São Paulo e à rádio Capital de São Paulo, o presidente Lula chamou os assessores envolvidos no escândalo do dossiê de "um bando de aloprados". E disse, mais uma vez, que não errou na escolha dos assessores diretos. "Não admito que errei em escolher os meus pares. Ou seja, tem tanta gente que casa e depois de um ano descobre que a mulher não era a mulher ideal. Mas namorou seis, sete, oito, nove ou dez anos e depois descobre que não deu certo. Isso faz parte da vida", reiterou.

A entrevista não foi divulgada na agenda do candidato, nem na do presidente da República. Ela só foi incluída na agenda de campanha horas depois de ter sido concedida.


Além de responsabilizar Berzoini pela escolha dos colaboradores que se envolveram no escândalo do dossiê Vedoin, Lula disse que quer saber a origem do dinheiro: "Eu quero saber não apenas de onde veio o dinheiro. Eu quero saber quem foi que montou a engenharia política para essa barbárie que foi feita. Eu quero saber quem é o engenheiro que arquitetou uma loucura dessas. Se um bando de aloprados resolveu comprar um dossiê, é porque alguém disse para eles que esse dossiê deve ter coisas do arco da velha. Então eu não quero saber apenas de onde veio o dinheiro. Quero saber o conteúdo que levou essas pessoas a cometer a barbárie. Eu quero saber o conjunto da obra."


O presidente e candidato à reeleição pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, responsabilizou hoje o presidente nacional do PT e ex-coordenador de sua campanha, Ricardo Berzoini, pela contratação dos envolvidos na tentativa de compra do suposto dossiê que vincularia tucanos à máfia das sanguessugas.

"Assim que é a vida humana. Você escolhe um companheiro para determinada função. No caso do pessoal que cuidava da pseudo-inteligência da minha campanha, nem fui eu que escolhi. Quem escolheu foi o presidente do partido, que era o coordenador da campanha eleitoral", disse Lula em entrevista concedida, na manhã de hoje, às rádios Tupi do Rio e de São Paulo e à rádio Capital de São Paulo."

(Comentário meu: Se Berzoini (Lula, não, é claro) é infeliz na escolha de quem trabalha com ele como pode estar à frente de um partido da importância do PT? Como estará apto a conduzi-lo? Com a palavra, Lula - aquele que finge se manter distante do partido que fundou e com o qual governa.

Por sinal, Lula disse uma vez que não pode responder também por atos irregulares de ministros indicados por outros partidos. Ou por atos irregulares de subordinados de tais ministros. Quer dizer: ele na verdade não responde por nada, nadinha. Está isento de qualquer culpa. É sempre traído como foi Jesus ou Tiradentes.

Mas quem escolheu José Dirceu para ministro foi ele e somente ele. Quem escolheu Antonio Palocci para ministro da Fazenda foi ele. Foi ele quem escolheu Luiz Gushiken para tomar conta da área de publicidade do governo. E foi ele quem escolheu Freud Godoy para cuidar de sua segurança.

Sem falar de nosso Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT. Ele não seria o tesoureiro das campanhas presidenciais de Lula se Lula não quisesse. E não seria tão íntimo dele a ponto de esconder sua cigarilha e de se hospedar pelo menos uma vez na Granja do Torto.

Todos caíram. Pelo jeito - e como Berzoini -, Lula também não sabe escolher. Não soube até aqui. Saberá em um eventual segundo governo? A conferir. Ou não.)

Enviada por: Ricardo Noblat

Arquivo do blog