Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, agosto 25, 2006

Palmas para Aldo! (Por Lucia Hippolito)



O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, é um exemplo de otimismo militante.

No meio de uma campanha eleitoral, com o Congresso em recesso branco, um "esforço concentrado" de três dias – isto mesmo, três dias! – em setembro, 26 Medidas Provisórias para serem votadas na Câmara – isto mesmo, 26 MPs! –, e o nobre deputado considerada perfeitamente possível aprovar a proposta de emenda constitucional que acaba com o voto secreto nos trabalhos do Congresso Nacional.

É ou não um otimista o bravo parlamentar?

A PEC 349 está tramitando na Câmara desde 2001. Há dois anos está prontinha para ir a plenário. Não foi porque não houve consenso político suficiente para votá-la. Em meio a denúncias de envolvimento das principais lideranças do PT e de outros partidos da base governista no escândalo do mensalão, com deputados sendo absolvidos no plenário através do artifício do voto secreto das Excelências, ninguém estava disposto a votar a tal emenda constitucional.

Só agora, com quase 20% dos deputados envolvidos em um ou mais escândalos, com o mandato a prêmio, é que os pouquíssimos deputados corretos perceberam o tamanho do fosso que se abriu entre eles e a sociedade.

Agora, Inês é morta. Será mesmo que o Congresso vai votar o fim do voto secreto?

Não é simples. Uma emenda constitucional precisa ser aprovada por três quintos da Câmara (308 deputados), em duas votações sucessivas. Depois, segue para o Senado, onde precisa igualmente ser aprovada por três quintos (48 senadores), também em duas votações sucessivas.

Se a emenda fora alterada pelos senadores, volta para a Câmara.

Será que existem mesmo 308 deputados federais dispostos a interromper suas campanhas para ir a Brasília votar uma medida que se voltar contra eles qualquer dia?

Voto aberto obriga o deputado a se revelar diante do eleitorado. Voto aberto expõe a hipocrisia, o corporativismo, a leniência e a covardia. Será mesmo que suas Excelências estão dispostas a correr esse risco?

Vai que um dia, um desses deputados venha a precisar da ajudinha de um colega. Nunca se sabe o dia de amanhã...

Mas vamos dar um voto de confiança ao bravo deputado Aldo Rebelo. Aquilo que não se conseguiu durante cinco anos, isto é, colocar em votação a PEC 349/01, quem sabe será conseguido agora, para premiar a atuação do deputado Aldo Rebelo à frente da Câmara dos Deputados.

Sejamos otimistas. Milagres acontecem.

BLOG Ricardo Noblat

Arquivo do blog