Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, agosto 29, 2006

Arnaldo Jabor - Burrice no poder chama-se fascismo



O Globo
29/8/2006

Nosso atraso será mantido em nome do progresso

A reunião dos intelectuais e artistas com Lula, no Rio, destampou a panela da verdade. Quando dizem: "Os fins justificam os meios, mensalão não é crime" ou "Não estou preocupado com a ética do PT nem com qualquer ética. Isso não interessa; eu acho que o PT fez o que tem de fazer para governar o país...", esses bravos criadores de arte e pensamento estão trazendo à luz do dia, num ato falho espetacular, a verdadeira ideologia que orienta o PT.

Os petistas do governo ficam enrolando e, aí, vêm uns artistas ingênuos e abrem o jogo cuidadosamente escondido. Prestaram um serviço à verdade, porque muita gente boa repete, como robôs do Lula: "Sempre foi assim, corrupção endêmica, sobras de campanha, houve erros éticos, todos os partidos fizeram isso..."

Esta falsa explicação é enlouquecedora, porque ilude, elide a verdade meridiana que é a seguinte: não foi apenas um desvio "ético" ou uma "roubalheira tradicional". Não. Foi um plano armado para mudar o Estado por dentro, por um bando de sujeitos que se consideram "superiores" a nós, com a "missão" de usar a democracia para apodrecê-la. Ideólogos ignorantes e narcisistas tentaram mais uma "revolução" ridícula, que não rolou. Aliás, erram sempre e continuarão a errar. No entanto, é espantoso que gente que estudou e que come continue a achar que foi "caixa 2 ou desvio ético de alguns companheiros". A barra foi muito mais pesada. E pode voltar a ser.

Os quadrilheiros do governo não são de esquerda, não; são de direita, autoritários. Não só desviaram bilhões de reais de aparelhos do Estado, de fundos de pensão, por contratos falsos, mas roubaram também nossos mais generosos sentimentos. E não é só a mentira que indigna. É a arrogância cínica com que mentem. E a mentira vai se acumulando como estrume e acaba convencendo muitos ingênuos.

Sempre houve corrupção no Brasil? Claro que sim, mas o ladrão tradicional sabia-se ladrão, roubava em causa própria e se escondia pelos cantos para não ser flagrado. Os ladrões desse governo roubam de testa erguida, como se estivessem fazendo uma "ação revolucionária". Dizer que "sempre foi assim" é burrice ou má-fé.

SEGUNDO TEMPO

Não tem papo: Lula está reeleito. E, num segundo mandato, haverá uma obstinada tentativa de desmanchar os escândalos do chamado mensalão, desde os dólares na cueca até a morte de Celso Daniel e Toninho do PT, como já insinuam, dizendo que são "mentiras sobre supostos crimes sem comprovação...".

As chamadas "forças populares", que ocupam os 40 mil postos no Estado aparelhado, permanecerão nas "boquinhas".

As Agências Reguladoras serão assassinadas. Os sinais estão claros, com várias delas abandonadas, e com indícios de que o PMDB já quer diretorias, que o PT cederá com prazer.

O Banco Central deve perder possibilidade de autonomia, pelo que já declaram os membros do "comitê central". A era Meirelles-Palocci será queimada, velho desejo de Dirceu e camaradas. Qualquer privatização essencial, como a do IRB e a do Correios, por exemplo, será esquecida.

A Lei de Responsabilidade Fiscal será desmoralizada por medidas atenuantes, como já sinalizou Tarso Genro, que, a julgar por seus ademanes conciliatórios, talvez queira ser presidente em 2010.

Os gastos públicos aumentarão e não haverá cortes.

A obsessão do "Controle" sobre a mídia e a cultura voltará, como tentaram no início do primeiro tempo.

Certas leis "chatas" serão ignoradas, como Lula já está fazendo com a lei que proíbe reforma agrária em terras invadidas ilegalmente, "esquecendo-a" de propósito. Aliás, a evidente tolerância com os ataques dos "MSTs da vida" mostra que, além de financiá-los com mais de seis milhões num ano, este governo quer mantê-los unidos e fiéis, como uma espécie de "guarda pretoriana", caso a crise política se agrave. Não duvidem, eles serão os peões de Lula.

TUCANOS CEGOS

Por outro lado, assim como os petistas e Lula desqualificam a seriedade, o PSDB atual desmoraliza a social-democracia moderna. Afinal, o que é o PSDB? Que partido é esse, sem plataforma, sem símbolo, a não ser uma aguada candidatura, posando de "limpinha", um partido que não berra, não urra, não deseja nada? O que é o PSDB, para além do que FH formulou e Serra projetou? Onde está a herança da fundação, de Montoro, de Covas? Ninguém sabe. Desorientados, divididos e ociosos, não têm bala para competir com o carisma cínico e populista do Lula. Já eram.

É isso aí. Intelectuais e artistas votarão em Lula de novo porque não têm opção legível ou porque, no duro, acham que o lulo-dirceuzismo estava certo, e que o PT e sua quadrilha fizeram bem em assaltar o Estado para um "fim revolucionário". Na moita - porque não se declaram - não são democráticos. Deus os perdoará, pois não sabem o que fazem... Não sabem que jogaremos fora a única revolução possível no país, que seria o enxugamento de um Estado que come a nação, inchado de privilégios e clientelismo, um Estado que só tem para investir 0,5 do PIB. A única revolução seria administrativa, apontada na educação em massa, nas reformas institucionais. O único consolo é que, graças a Deus, a "macro" foi herdada e mantida por Palocci, e a economia mundial está "bombando". Rezemos também para que não haja uma grave crise mundial, pois poderão pipocar bravatas "antiimperialistas", exaradas pela política do nosso "Itamaraty revolucionário".

De modo que as frases de artistas e intelectuais que temos ouvido, dentro e fora da Academia, não só denotam a pobreza de sua cultura política, como sintetizam, iluminam e até mesmo alcagüetam as verdadeiras intenções da quadrilha que continuará no poder e que poderá tentar um "chavismo cordial".

O atraso do país será perpetuado em nome da burrice "progressista".

O diabo é que burrice no poder chama-se "fascismo".

Arquivo do blog