Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, junho 28, 2006

O discurso de Lula e os farsantes por REINALDO AZEVEDO

BLOG DO REINALDO AZEVEDO

O Globo deste domingo traz uma síntese, por temas, do discurso de Lula. O que reproduzo abaixo, entre aspas, está no jornal. O que segue em itálico e negrito são comentários meus. O conjunto é longo, sei, mas não resisto. E lê quem quer.
"SUPERÁVIT ECONÔMICO X SUPERÁVIT SOCIAL: "Nosso objetivo nunca foi alcançar apenas o superávit na economia, mas sim uma meta mais difícil: o superávit social. A economia é transitória, muda com as circunstâncias. As conquistas sociais são definitivas. Superávit social, para mim, é a oferta justa, a todos os brasileiros, de bens e serviços de qualidade. E de meios para que todos possam crescer e progredir. Para que desapareça da nossa paisagem o triste desenho da fome, da miséria, do desemprego, do analfabetismo, da má assistência à saúde e da falta de segurança."
CONVERSA MOLE – Lula fez o maior superávit primário da história, muito maior do que aquele de FHC, que ele criticava, e agora vem com essa cascata de "superávit social". O que ele fabrica, de fato, é um crescimento medíocre, transformando, na prática, capacidade de poupança em consumo. Em vez de o país crescer de forma sustentada, com brasileiros livres, autônomos, procurado seu caminho, Lula produz é cocô de pobre subsidiado. Acusam-me de tucano, como sabem. Eis uma crítica que tucano não faria. Eles, como Rimbaud, perdem a vida por delicadeza. Eu não. Já morri, lembram?

VOZES DO ATRASO: "As vozes do atraso estão de volta. E como não têm uma boa obra no passado e nem propostas para o futuro, fazem da agressão e da calúnia as suas principais armas. Pensam que o povo esqueceu o que eles fizeram com o nosso país. Pensam que o povo esqueceu o tamanho do buraco que eles cavaram, e que só não engoliu o Brasil porque o Brasil era muito maior do que o abismo que eles construíram. Nos lares, nas praças, nas fábricas e nos campos, o povo está dizendo que não os quer de volta. Mas eles nunca escutaram a voz do povo, e, obviamente, não vão querer escutá-la agora. Todos se lembram do final do governo deles, quando a economia encolhia, o emprego diminuía e a pobreza aumentava. Era o tempo da instabilidade e da vulnerabilidade econômica. Era a época da insensibilidade social e do sucateamento da infra-estrutura. Era o final da sanha privatista que dilapidou o patrimônio público."
INJUSTA, MAS MERECIDA — A crítica é historicamente injusta, mas, até certo ponto, merecida. Injusta porque boa parte das agruras de 2002 foi provocada pelo PT. Os mercados levavam os petistas a sério e não sabiam que eles próprios não se tinham em alta conta. A especulação derivou do medo que tinham do PT. A tal "insensibilidade social" é mentirosa. Os programas de Bolsa foram criados no governo FHC. Por que, então, a crítica é merecida? Porque as oposições continuam subestimando Lula e imaginando feitiçarias para quando ele deixar o poder. Leiam uma nota postada abaixo sobre reportagem da Veja que da conta do namoro de tucanos com petistas em alguns Estados.

COMPARAÇÃO COM GOVERNO FH: "Fizemos em 42 meses mais que eles em oito anos. Porém, mesmo que tivéssemos feito o dobro, ainda seria pouco, frente à imensa dívida social deixada por séculos de descaso com os mais pobres deste país. O caos que anunciaram que seria meu governo não aconteceu. Cumprimos contratos, negociamos com altivez nossas pendências, zeramos nossos débitos com o FMI e voltamos a crescer com justiça social. Os números e os fatos mostram que seguimos o caminho certo. Acabou-se o tempo em que um leve resfriado nos mercados globalizados significava uma grave pneumonia no Brasil."
CASCATAS – O crescimento médio ainda é medíocre. Lula pegou os bons ventos da economia internacional. O déficit com o FMI foi "zerado" porque o PT promoveu um dos mais duros e, como dizer?, "neoliberais" (que vontade de gargalhar!) ajustes da economia de que se tem notícia. Daí a sua boa reputação nos mercados. Evidentemente, o trabalho pesado, de pôr fim à inflação galopante e de inserir o Brasil na economia mundial, foi obra, sim, de FHC. A imprensa, de maneira geral, silencia sobre isso. Entre outras razões, porque está coalhada de petistas. Vale dizer: a boa fortuna de Lula (por enquanto) é garantida pelo antecessor que ele sataniza. Alguém acredita que ele "subiu na vida" porque fosse um bom camarada?

FOME ZERO E BOLSA FAMÍLIA: "O Fome Zero é, na verdade, um guarda-chuva de cidadania que integra ações de combate à fome, transferência de renda, acesso a alimentos mais baratos e fortalecimento da agricultura familiar. O Bolsa Família é o programa de mais visibilidade do Fome Zero. Porém, a sociedade ainda não conhece todas as suas facetas. Além da ajuda financeira a 11 milhões de famílias, o Bolsa Família está hoje integrado, entre outros programas, com o Brasil Alfabetizado; com o Pronaf, em ações na área da agricultura familiar; com o Peti, que é o programa de erradicação do trabalho infantil; e com o Sentinela, que combate a exploração sexual da criança e do adolescente. Não estamos dando esmola. Nos nossos três anos e meio de governo, transferimos para as famílias carentes um volume de recursos 36% maior, em proporção ao PIB, que nos oito anos do governo deles."
MENTIRAS — Fome Zero não existe e nunca existiu. Foi uma marca publicitária criada por Duda Mendonça ainda durante a campanha. O Bolsa Família, sob o comando de Patrus Ananias, transformou-me numa azeitada máquina eleitoral. Os miseráveis têm porta de entrada no programa, mas não de saída, a exemplo de programas compensatórios existentes em outros países — o Chile é um caso. Lá, os miseráveis ficam abrigados pelo tal guarda-chuva por dois anos, rigorosamente monitorados para que busquem alternativas. Lula viu pela frente um celeiro eleitoral. Esquerdista com alguma vergonha sente engulhos de pensar no programa. Os descarados — a larga maioria — ficam felizes. Garantem seus empreguinhos e mamatas.

MODELO DE DESENVOLVIMENTO: "A linha mestra do nosso modelo de desenvolvimento é a do crescimento sustentável, com distribuição de renda, geração de emprego e redução das desigualdades. Este novo modelo está nos abrindo novas vertentes estratégicas, como a da nova matriz energética; e implantando vetores de futuro como a TV digital, e as indústrias de semicondutores, software, fármacos, biotecnologia e nanotecnologia."
GARGALHADAS — É o trecho mais patético do discurso. Não existe crescimento sustentado com juros reais de 10% ao ano. Nem no país da jabuticaba. Não existe crescimento sustentado com os investimentos pífios que temos tido. Não existe crescimento sustentado quando a capacidade de poupança vira toda cocô. A conversa da matriz energética é uma das cascatas de Lula que a imprensa se nega a desmistificar. Até hoje se noticia que o Brasil é auto-suficiente em petróleo, o que é mentira...

ENERGIA: "Hoje, através de medidas vigorosas, estamos queimando etapas para transformar o Brasil na maior potência energética mundial. Depois da experiência pioneira, nas décadas passadas, com o etanol, chegamos agora à era revolucionária do biodiesel e do Hbio, este último uma maravilhosa invenção brasileira, fruto da competência técnica da Petrobras. Parte disso só foi possível porque, nos últimos três anos e meio, a Petrobras deu um salto sem precedentes. Alcançou nossa auto-suficiência em petróleo, aumentou sua presença no exterior e seu valor de mercado saltou de R$ 60 bilhões em 2002 para R$ 204 bilhões no início de 2006."
BOBAGEM — Trata-se de uma soma sem fim de bobagens. O Brasil não é e não será "a maior potência energética mundial" pela simples razão de que todo esse seu suposto potencial depende, entre outros fatores, de razões climáticas, sobre as quais o mundo jamais assentaria suas certezas. O Oriente Médio segue sendo mais estável do que a natureza, essa bandida. Mas os tolos ficam felizes.

EDUCAÇÃO: "Se tivesse que destacar uma só área de prioridade máxima para um próximo governo, eu citaria a educação. Se reeleito, pretendo intensificar ainda mais o esforço que estamos fazendo para revolucionar a qualidade da educação no Brasil. O Brasil só poderá ocupar seu verdadeiro papel no mundo se formar melhor a sua juventude, se aperfeiçoar seus quadros técnicos, se criar novas gerações pensantes. Para isso não basta que nosso jovem tenha o direito de entrar na escola, mas que tenha a felicidade de sair dela bem formado, preparado para a vida e em condições de competir no mercado de trabalho. Prioridade na educação significa, também, cultura. Cultura erudita e popular. Apoio e incentivo às artes, à música, ao teatro, ao cinema, à dança, ao livro e a todas as manifestações culturais do nosso povo."
AI, AI — Vamos rezar para que Lula deixe em paz o que ele chama de "cultura erudita". Aliás, pesquisem a origem do termo "erudita". Lula faz de tudo para parecer um homem da pedra polida, embora seja da pedra lascada. A educação brasileira é uma lástima, piorada pelas ações petistas, sobretudo na universidade. O Apedeuta fala em "intensificar ainda mais o esforço", o que quer dizer fortalecer as tendências em curso caso vitorioso. O paleolítico é logo ali.

GASTOS PÚBLICOS: "Dedicarei meu segundo governo, também, para resolver uma questão difícil e delicada: a qualidade do gasto público. Se não fizermos assim, a carga tributária inevitavelmente aumentará. Isso ninguém quer e não é bom para a economia. Por isso, vamos investir mais nas reformas e enfrentar o problema do desperdício e das falhas de controle, em especial na Previdência Social."
AMEAÇA – É uma ameaça. Querem apostar que bem poucos lembrarão que Lula aumentou enormemente o gasto com pessoal? No governo FHC, o PT impediu a reforma da Previdência. Em seu próprio governo, fez um remendo. Vai, no próximo, se vencer, enfrentar a barafunda? Lula poderia dizer o que pretende fazer.

REFORMA POLÍTICA: "A reforma política, por exemplo, não poderá mais ser adiada. Ela é fundamental para aperfeiçoarmos nossa vida institucional e corrigir graves defeitos que ainda persistem. Esta reforma, que deve ser a nossa prioridade institucional imediata, e terá por base a fidelidade partidária, é fundamental para dar suporte às demais reformas que deveremos implantar. Muitas das crises que o Brasil tem enfrentado, ao longo destes anos, não teriam ocorrido se já houvéssemos modernizado nosso sistema eleitoral, nosso sistema partidário e algumas particularidades do nosso sistema representativo. Isso terá que ser feito nos próximos quatro anos, sob pena de comprometermos seriamente a nossa evolução política."
TODA ATENÇÃO É POUCA – Voltarei a este tema oportunamente, mas anotem: o lado chavista de Lula vai aparecer justamente aí caso vença. É por meio da reforma política que o PT tentará tornar irrelevantes as eleições e impedir a alternância de poder. Quem quer apostar? O Congresso estará ainda mais fragmentado do que hoje, ainda que com menos partidos. E, portanto, ainda mais cooptável.

REFORMA AGRÁRIA: "A reforma agrária precisa ter continuidade, com a implantação de novos assentamentos e a garantia de infra-estrutura. Tudo feito com respeito às normas e às leis." MAIS MENTIRAS — O governo Lula não aplica a MP antiinvasão, e, em seu governo, mais do que dobraram o número de confrontos e de mortos no campo. Faz a sua declaração de apoio formal às leis. Mas, se Lula vencer, MST continuará como um mega-aparelho sócio do poder. Afinal, Márcio Thomaz Bastos, o nosso Cyrano de Bergerac da Justiça, já pregou uma "acomodação tática" da Constituição quando se trata de sem-terra. Traduzindo: a Constituição que se dane.

SEGURANÇA: "Neste processo será também fundamental rediscutir a problemática da segurança. A Constituição Federal estabelece que a segurança pública é de responsabilidade dos estados. Não quero criar um álibi legal para afastar-me do dever de considerar este um dos mais sérios problemas do Brasil. Quero estabelecer mecanismos solidários e de cooperação com todas as unidades federativas, para dar segurança à sociedade, que não pode ser acuada pelo medo e pelo crime organizado, com centrais de comando nas penitenciárias. A luta contra o crime só pode ser vencida com o trabalho persistente de toda a sociedade. Ela envolve tanto uma ação de vigilância e repressão, como, em especial, uma luta contra a pobreza e as desigualdades. Nos últimos três anos e meio, tomamos muitas medidas para melhorar a segurança pública. Ampliamos e modernizamos a Polícia Federal, com um aumento de 74% no seu orçamento e um crescimento de 33, 7% no seu efetivo. Criamos a Força Nacional de Segurança, que tem atuado com eficiência em graves casos de perturbação da ordem pública. Implantamos o Sistema Único de Segurança Pública e consolidamos o banco de dados digital de informações criminais, numa parceria da Polícia Federal com as polícias estaduais. Estamos concluindo duas penitenciárias federais e outras três ficam prontas no próximo ano, obras, aliás, que estavam previstas desde 1984 e nunca tinham saído do papel. Promovemos a campanha do desarmamento, principal responsável pela primeira queda na taxa de homicídios desde 1992. Estas medidas trouxeram bons resultados. Mas elas precisam ser ampliadas. Isso é também uma tarefa fundamental para um segundo mandato."
VERGONHA — É preciso não ter senso de ridículo para falar do assunto. Lula capou as verbas do Fundo Nacional de Segurança. Estados como São Paulo sofreram cortes da ordem de 90% do Fundo Penitenciário. A área de Inteligência da Polícia Federal foi reduzida à penúria. A Força Nacional de Segurança é uma ficção composta por policias militares de vários Estados. Inexiste como tal. Quando teve de ser deslocada para Vitória, ganhou uniformes e coturnos do governo de São Paulo. Ou ficariam como Jeca Tatu: de pé no chão.

CRISE NO PT: "Ao longo de sua história, o PT tem enfrentado muitas lutas e muitas dificuldades. Mas, sem dúvida, nunca enfrentamos uma crise como a que se abateu sobre nós no ano passado. O importante é que não perdemos o rumo nem esquecemos nossos ideais, e o partido iniciou um processo de autocrítica que deve continuar. A oposição aproveitou-se de algumas condutas equivocadas para generalizar culpas e tentar destruir o partido mais autenticamente popular do Brasil; o único construído, de baixo para cima, com os sonhos e a dor de milhões de brasileiros. Nossos adversários tentaram se aproveitar de algumas situações para passar a falsa idéia de que nosso governo compactuava com atos ilícitos. Mas a sociedade entendeu o que se passou e sabe que se determinados fatos afloraram é porque este foi o governo que mais apurou — e puniu — a corrupção em toda a história. Respeitamos a independência do Ministério Público, reforçamos a Controladoria Geral da União e imprimimos uma nova dinâmica à Polícia Federal. O resultado é que nunca se apurou tanto e com tanta liberdade. Repito aqui o que já disse antes: depois de apurar todas as responsabilidades, a Justiça deve punir quem tiver culpa comprovada. Eu serei o primeiro a apoiar e aplaudir."
QUE COISA! — Eu não tenho dúvida de que, se Lula soubesse que essa sua fala seria contrastada, no noticiário de televisão e até mesmo nos jornais, com, sei lá, os sucessos de Marcos Valério, Delúbio Soares, José Genoino e Lulinha, ele não a pronunciaria. Mas sabe que será poupado. Então fala o que seus magos lhe prepararam — Luiz Dulci, o "intelectual" da hora, está sempre ali presente. Pode haver estúpidos por ali. Não é o caso dele, que já leu até Mário Faustino, imaginem vocês...

Arquivo do blog