Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, março 27, 2006

FHC diz que violação de conta o deixou 'perplexo'

FHC diz que violação de conta o deixou 'perplexo'
Nalu Fernandes
O Estado de S. Paulo
27/3/2006

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se disse perplexo com a violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa, o Nildo, que contradisse o ministro da Fazenda, Antonio Palocci. "Vejo (a situação) como todo brasileiro, com perplexidade; acho que não há outra resposta", afirmou ontem, nos Estados Unidos. "Foi um erro, uma injustiça e um crime. É uma pessoa simples, que fez o seu depoimento e virou vítima."

No lançamento de seu livro The Accidental President of Brazil (Presidente do Brasil por Acaso), em uma livraria de Nova York, Fernando Henrique afirmou estar cansado dos erros da atual administração federal.

Para ele, o cerco ao caseiro "mostra uma certa desorganização das forças políticas brasileiras".

O ex-presidente não quis tecer mais comentários sobre as denúncias envolvendo o ministro da Fazenda, que, segundo Nildo, freqüentava em Brasília a mansão do Lago Sul - alugada por ex-assessores de Palocci -, que seria a central de negócios da chamada república de Ribeirão.

Questionando sobre a sucessão estadual em São Paulo, Fernando Henrique respondeu que, se depender dele, o prefeito da capital, José Serra, será o candidato do PSDB ao governo.

O ex-presidente avalia que a próxima eleição presidencial vai se concentrar numa disputa entre o candidato tucano - o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin - e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.

Segundo ele, nas eleições de outubro "o Brasil vai decidir o que quer". Alckmin, até certo ponto, é o oposto de Lula, salientou Fernando Henrique. "Se o Brasil estiver cansado do estilo do governo de Lula, tem essa excelente opção. Eu já estou cansado, mas não sei se todos estão."

Arquivo do blog