Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, março 31, 2006

Dá Lulla

Provocação militar

no mínimo volta à primeira página NoBlog

No mesmo dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indica o ministro da Controladoria-Geral da União, Waldir Pires, como futuro ministro da Defesa, o comandante do Exército, general Francisco Roberto de Albuquerque, divulgou uma nota em comemoração ao golpe de 64 _ que, por motivos óbvios, os militares preferem celebrar no dia 31 de março em vez de no dia 1º de abril.

Diz a nota que o movimento foi "dignificado à época pelo incontestável apoio popular, e une-se, vigorosamente, aos demais acontecimentos vividos, para alicerçar, em cada brasileiro, a convicção perene de que preservar a democracia é dever nacional (sic)".

Detalhe importante, em 64, durante o governo João Goulart, Waldir Pires era Consultor-Geral da República. Com o golpe, foi perseguido, teve seus direitos cassados e foi exilado pela ditadura militar que hoje o seu futuro subordinado celebra. Teve como maiores adversários na vida pública, a ditadura e Antonio Carlos Magalhães.

Em compensação, o general é aquele mesmo que mandou voltar um avião da TAM que já tinha iniciado procedimento de decolagem em Campinas. E dois passageiros foram desembarcados para que ele sua esposa viajassem.

Arquivo do blog