Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, março 31, 2006

Comentário da cientista política Lucia Hippolito na CBN:Novela sem fim?

"Governistas e oposicionistas ameaçam guerra aberta para alterar o relatório do deputado Osmar Serraglio, na CPI dos Correios.


O PT já está elaborando um relatório separado para apresentar aos membros da CPI. Há um grande risco de não ser votado relatório nenhum, como aconteceu na CPI do Banestado, em que o relator apresentou um documento e o presidente apresentou outro. Resultado: não se votou coisa nenhuma.


Acontece que a CPI dos Correios não é igual à do Banestado. A CPI dos Correios é a mais popular CPI de toda a história do Congresso brasileiro. Nem a CPI do PC Farias, que contribuiu para o processo de impeachment e afastamento do ex-presidente Fernando Collor, foi tão popular.


Afinal, todo o escândalo do mensalão foi acompanhado em tempo real, pelo rádio, TV aberta, TV a cabo, Internet, blogs, jornais e revistas. Enfim, o mensalão caiu na boca do povo.


Hoje, todo mundo sabe o que é mensalão, o que é caixa 2, o que foram os dólares na cueca, conhece a história do Land Rover presenteado ao então secretário geral do PT, conhece as andanças do tesoureiro petista Delúbio Soares.


Os depoimentos mais importantes, como os de Roberto Jefferson, José Dirceu, Marcos Valério, Delúbio Soares, Silvio Pereira, Duda Mendonça, foram assistidos em clima de Copa do Mundo.


Tudo isto está sendo contado, pesado e medido pela sociedade brasileira. É claro que vai ter algum efeito eleitoral.


O PT sai muito fragilizado deste escândalo todo. É o partido do governo, teve toda a sua cúpula envolvida no escândalo, perdeu suas maiores estrelas.


Mas ainda existem muitos deputados do PT que vão tentar a reeleição em outubro. O eleitor do PT é, tradicionalmente, um eleitor de opinião. Um eleitor urbano, atento, rigoroso na fiscalização dos governos dos outros partidos, preocupado com o comportamento de seus representantes.


Será que este eleitor vai aceitar a intenção do PT de melar a CPI dos Correios? Justo o PT, que sempre pediu CPI para tudo, que sempre foi atuantíssimo em outras CPIs.


O eleitorado do presidente Lula é de outra natureza. Até porque Lula já se descolou do PT há muito tempo. Chega a ser chocante a frieza com que joga ao mar companheiros que vieram com ele desde a fundação do partido e que foram, em grande parte, responsáveis por sua eleição a presidente e pela melhor parte de seu governo.


Será que os deputados petistas pensam que também vão ser reeleitos pelo Bolsa-Família?!


Acho bom alguém acordar."

Enviada por: Ricardo Noblat

Arquivo do blog