Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, fevereiro 28, 2006

ELIANE CANTANHÊDE Forma e conteúdo

FOLHA
BRASÍLIA- A semana passada foi um verdadeiro carnaval. Lula de chapéu de cangaceiro, caminhando na praia, nadando, almoçando com Bono. Serra num dia de roqueiro no U2, no dia seguinte de folião no camarote da avenida. Alckmin provando na TV um legítimo picolé de chuchu (argh!).
Na vida e na eleição, porém, os símbolos e as formas contam, mas conta principalmente o conteúdo. E a grande marca da semana, talvez de todo este início de ano, foi o anúncio daqueles 2,3% ardidos do crescimento econômico do Brasil em 2005.
O governo, espertinho, divulgou bem na sexta-feira, com os tamborins esquentando, para que o Carnaval engolisse os números e o vexame e o eleitorado simplesmente esquecesse. Mas nós estamos aqui, de plantão, exatamente para essas eventualidades e para não deixar algo assim tão grave cair no esquecimento.
Em 2005, não houve uma só crise na Ásia, na Rússia, fosse onde fosse. A Argentina e a Venezuela cresceram por volta de 9%, mas o Brasil só conseguiu bater um único e miserável país de toda a América Latina: o Haiti. Dá para esquecer?
Enquanto isso, o lucro dos bancos foi recorde, chegando a 80% no caso do Bradesco. 80%! E, segundo a manchete da Folha de ontem, bem no meio da folia, os bancos são os maiores financiadores do caixa do PT e aumentaram suas contribuições ao partido, de 2002 a 2004, em 1.000%. 1.000%! Deve ser coincidência...
Bem, o Carnaval acaba, mas a vida continua, e a campanha eleitoral também. Com os 2,3% de crescimento, com o lucro dos bancos, com as notícias velhas e novas das CPIs, com as pesquisas e a divisão da oposição.
No Carnaval, Serra acabou indo para um "retiro", e Alckmin disse aos repórteres que não falaria de política, porque o momento era de "pierrô e colombina". Mas esses também vão embora e só voltam em fevereiro de 2007. Quem fica, e sem fantasia, são Serra e Alckmin. Aliás, só um dos dois. Chegou a hora da decisão.

Arquivo do blog